Brenda Moura · Música · Vídeos

Lynyrd Skynyrd

Olá gente, tudo bem com vocês?

O ano já está quase acabando, e esses dias, enquanto ouvia uma playlist indo para o trabalho, escutei uma música dessa banda maravilhosa e pensei: é sobre ela que escreverei no próximo texto. Então, meu post de hoje é dedicado a banda Lynyrd Skynyrd!!

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 01

Lynyrd Skynyrd é uma banda de southern rock americana. Tornou-se conhecida no sul dos Estados Unidos em 1973, ganhando maior notoriedade internacional principalmente após uma tragédia, que ocorreu em 1977.

A banda retornou em 1987, tendo como líder Johnny Van Zant, e continua a gravar e a se apresentar até hoje. O grupo foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 13 de março de 2006. Ao longo de sua carreira a banda vendeu mais de 50 milhões de discos.

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 02

O núcleo, que mais tarde viria a ser o Lynyrd Skynyrd, foi formado em meados de 1966. Ronnie Van Zant e um vizinho – Robert Burns (Bob) – que tinha uma bateria, se juntaram ao colega de escola Gary Rossington que, por sua vez, sugeriu que o baixista Larry Junstrom entrasse para a banda em formação .

Faltava à banda de garotos um amplificador. Por ter o aparelho e também tocar guitarra, além de ser colega de escola dos outros integrantes, Allen Collins juntou-se à banda iniciante.

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 03

A banda teve outros nomes antes desse, mas esse foi o escolhido durante um show, onde Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner – o conhecido instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob, que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra as rígidas normas da escola.

“Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard Skinner, aplaudam!”, disse Ronnie. A plateia conhecia o professor e aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, segundo Gary, “para preservar a identidade do culpado”.

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 04

Mas a história dessa banda vai muito além disso. Lynyrd Skynyrd foi ganhando sucesso ao longo dos anos, vendendo várias cópias de seus álbuns e sendo um verdadeiro estouro para a época. Inclusive, o excesso de turnês acabou tirando o baterista Bob Burns da banda, devido a problemas de saúde. Ele então, foi substituído por Artimus Pyle.

Ronnie também cogitou a ideia de deixar o Skynyrd, exatamente pelo mesmo motivo de Bob. Mas, quando o guitarrista Steve Gaines entrou na banda, Ronnie acabou por permanecer.  A banda sofreu diversas modificações em seu quadro de músicos, até que em 1976, a formação ficou assim:

  • Ronnie Van Zant – vocais
  • Gary Rossington – guitarra solo
  • Allen Collins – guitarra solo
  • Steve Gaines – guitarra rítimica e solo, vocais
  • Billy Powell – teclado, piano
  • Leon Wilkeson – baixo, vocal de apoio
  • Artimus Pyle – bateria

com

  • Leslie Hawkins – vocal de apoio
  • JoJo Billingsley – vocal de apoio
  • Cassie Gaines – vocal de apoio

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 05

Em 1977, a banda estava em um ponto alto de sua carreira. Com muitos shows agendados, eles decidiram trocar o ônibus que era usado nas turnês por um avião, que foi apelidado de “Free Bird” e que deixaria as viagens mais fáceis durante a turnê.

Em 20 de outubro do mesmo ano, a banda tinha como compromisso um show no Louisiana State University. O avião com 26 pessoas – a banda, sua equipe e dois tripulantes – levantou voo de Greenville, Carolina do Sul, no final da tarde. Por volta das 18h42 o avião apresentou problemas e começou a perder altitude. Um dos motores parou durante o voo, e os pilotos tentaram transferir o combustível restante para o outro motor, sem efeito. Ou antes, o procedimento teve um resultado: esgotou de forma mais rápida o combustível que restava, parando o segundo motor. O avião começou a cair rapidamente. O piloto ainda tentou desviar para um aeroporto próximo, mas as asas começaram a colidir contra as árvores mais altas.

Quando perceberam que o avião estava caindo, Van Zant agarrou um travesseiro de veludo vermelho e deu um aperto de mão em Artimus Pyle, segundo este contou (o baterista foi um dos poucos sobreviventes que não perdeu a consciência). “Ele olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos dizendo: ‘Bem, é hora de ir, parceiro’. Dois minutos depois ele estava morto com um ferimento na cabeça”.

O avião caiu em uma densa floresta, em uma área pantanosa próxima a Gillsburg, McComb, Mississipi. Na colisão, o avião partiu-se no meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano. Também morreu instantaneamente. De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta e sangrou até a morte em seus braços.

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 06

O acidente aconteceu apenas três dias depois do lançamento do quinto disco de estúdio do grupo, Street Survivors, que teve uma capa com chamas alterada para outra com um fundo preto a pedido da família das vítimas.

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 07Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 08

10 anos após o acidente, a banda voltou a ativa, com Johnny Van Zant no lugar de seu irmão Ronnie. Lynyrd, ainda hoje, faz shows pelo mundo, tocando tanto os clássicos da banda como também músicas da nova formação.

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 09

Como vocês puderam ver, a história dessa banda vai do sucesso a tragédia. Foi uma perda muito grande para a época, visto que o Lynyrd era uma banda em ascensão e merecia um destino muito melhor do que esse.

Enfim, é inegável a contribuição que eles deixaram e ainda deixam para a música e por isso, agora, farei um top 3 das minhas músicas favoritas deles!

A primeira, sem sombra de dúvidas, é “Free Bird”. Aquela música que tu escuta e pensa: “pqp, que música mais f*** do caramba”. Hahaha

Ela tem um solo de guitarra tão sensacional que é IMPOSSÍVEL não gostar. E a letra também é muito legal. Apreciem essa maravilha ❤

“Cause I’m as free as a bird now
And this bird you cannot change”

Outra música sensacional e com uma letra tão sensacional quanto, é “Simple Man”.

A história dessa música é muito legal, pois ela surgiu após a morte da avó de Ronnie. Em um dia qualquer, ele e Gary estavam no apartamento do vocalista e começaram a contar algumas histórias sobre ela. A partir disso, o guitarrista começou a dedilhar algumas notas e ambos puseram-se a montar uma letra sobre as recomendações das mulheres importantes de suas vidas, em especial mães e avós.

A letra foi composta em apenas uma hora e é especialmente tocante, apesar de sua simplicidade, pois trata de todas as coisas que uma mãe quer que seu filho aprenda e tenha em sua vida. Demais né?

“And be a simple kind of man
Oh, be something you love and understand
Baby, be a simple kind of man
Oh, won’t you do this for me, son?
If you can?”

Outra música muito legal é “Sweet Home Alabama”. Eu li em um site que essa música foi escrita para rebater uma música do Neil Young, quando este criticou alguns hábitos sulistas, principalmente o racismo que acontecia no Sul dos EUA em duas de suas letras: “Southern Man” e “Alabama”.

Para uma banda considerada uma das pioneiras do rock sulista, tal crítica deveria ser rebatida e foi através de Sweet Home Alabama que Ronnie Van Zant respondeu a Young. “Bom, eu ouvi o Sr. Young falando sobre ele (o Sul)/ Bom, eu ouvi o velho Neil rebaixando-o/ Bom, eu espero que Neil Young se lembre que o homem do Sul não precisa dele por perto”.

Então, em Walk On, Neil disparou; “Eu ouvi algumas pessoas falarem mal de mim/ Falando meu nome por ai/ Eles não mencionaram os bons tempos/ Eles fazem as coisas deles/ Eu faço as minhas”.

Polêmicas à parte, Ronnie e Neil tornaram-se bons amigos, ao ponto de Van Zant dizer: “Nós amamos Neil Young, realmente amamos sua música…”. Já Neil, declarou que ser citado na música do Lynyrd Skynyrd era uma honra, independente do motivo.

Essas são as minhas 3 escolhidas para fazer parte deste post. Mas, se vocês quiserem conhecer um pouco mais, tem no Spotify a discografia completa e também uma playlist chamada “This Is: Lynyrd Skynyrd”, com suas melhores músicas.

Como uma última consideração a fazer nesse post, a revista Rolling Stone, em abril desse ano, escreveu que será lançada uma cinebiografia sobre o acidente aéreo da banda, que se chamará “Street Survivors: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash”.

Para saber mais, clique aqui.

Lynyrd Skynyrd 1973 70s band banda rock classic brenda manea 2017 blog loucuras de julia 10

E, para finalizar de vez, neste outro link tem 10 curiosidades que vocês podem não saber sobre Lynyrd Skynyrd, que é muito interessante para quem tiver interesse em saber mais sobre a banda.

Espero que vocês tenham gostado deste post, tanto quanto eu adorei escrevê-lo. E apreciem essa banda, é maravilhosa demais para ser esquecida.

Um grande beijo e até a próxima!

selo-brenda-moura


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fontes: Wikipedia (Banda; Formação); Southern Rock Brasil; Tenho mais discos que amigos; Whiplash; Kontratak Kultural; Google Imagens

2 comentários em “Lynyrd Skynyrd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s