Blog Go Fashion · Dicas · Estilo · Moda

HARMONIAS CROMÁTICAS: O que são e como montar looks mais coloridos

Tem vontade de usar peças mais coloridas mas tem medo de errar na escolha? Sabia que existem maneiras de combinar cores e deixar o look todo harmonioso? Existem 6 principais harmonias cromáticas, e cada uma possuem características únicas que explicarei neste texto.

O EFEITO DAS CORES

Mas antes de falar sobre cada uma delas, é bom ressaltar que na moda as cores:

– podem te valorizar, conforme os tons de pele de cada pessoa (e você descobre a sua cartela de cores através da coloração pessoal)
– produzem um efeito emocional muito forte, podendo ser utilizadas de forma estratégica no dia a dia
– nos permitem criar novas composições com as mesmas peças do guarda-roupa, por meio do uso das harmonias cromáticas (fuja da mesmice!)

O QUE É HARMONIA CROMÁTICA?

Harmonia cromática é um esquema de cores que permite ao olho manter-se em equilíbrio, ou seja, a soma de todos os tons tem que resultar em um cinza médio. É uma combinação que deixa o olho confortável, e o cérebro interpreta as cores assim como elas são em sua natureza químico-física. Quando não há harmonia, o olho tentará buscar um equilíbrio através de efeitos como o contraste simultâneo e o surgimento de pós-imagens, que dão às cores novos efeitos, enorme oscilação e as tornam abstratas.

Uma ferramenta muito utilizada pelos consultores de estilo é o círculo cromático, que demonstra os tipos de harmonias possíveis. É uma ótima opção pra te ajudar a treinar o seu olho e exercitar a combinação de cores.

Todas as cores podem ser combinadas entre si, porém, isso não significa que o resultado seja harmonioso. Na comunicação visual, deve-se pensar no conforto visual e no equilíbrio, a fim de se produzir um esquema de cores atrativo. Para isso, pode-se usar a cor conforme os seguintes critérios de harmonia cromática: harmonia por temperaturaharmonia monocromáticaharmonia análogaharmonia complementarharmonia triádica e harmonia de neutros.


HARMONIA POR TEMPERATURA

Se estabelece entre cores representadas nos hemisférios opostos num círculo cromático. Podem se classificar por cores frias ou cores quentes. É possível combinar looks tanto com cores frias, quanto com os tons quentes. Confira alguns exemplos:

HARMONIA MONOCROMÁTICA

É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores, ou seja, é um look inteiro de uma única cor ou usando tons próximos dessa mesma cor. As tonalidades podem mudar dentro da mesma matiz (“família”) de cores, podendo ser mais claras ou mais escuras, mas sempre da mesma cor. O legal dessa harmonia é que ajuda a alongar o corpo, se caso essa seja o seu objetivo. Confira os exemplos:

HARMONIA ANÁLOGA

Basicamente, é a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores adjacentes (vizinhas) do círculo cromático. Sendo assim, a harmonia não possui uma cor primaria como base, podendo ser experimentada a partir de qualquer matiz da roda. Porém, uma cor é utilizada como dominante enquanto que as adjacentes são utilizadas para enriquecer o look. Essa harmonia resulta em composições…


Confira o texto completo no Blog Go Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s