Blog Go Fashion · Eco Fashion · Moda · Sustentabilidade

Moda circular e upcycling

A indústria da moda é uma das mais poluentes no mundo. A fabricação têxtil é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente, seja pela liberação de toneladas de gases de efeito estufa, pelo grande desperdício de água ou pelo descarte indevido de peças de roupas. É muito nociva para o meio ambiente e sua cadeia produtiva, que na maioria das vezes, passa longe da ética. Portanto cada dia mais as empresas e os consumidores estão buscando por alternativas sustentáveis ou circulares.

A questão upcycling está virando, se é que já não virou, uma necessidade – principalmente na moda – pois quase 90% dos consumidores preferem empresas sustentáveis (segundo a FIEP). O upcycling e a moda circular surgem, nesse contexto, como alternativas para defender o consumo consciente na moda e minimizar os impactos ambientais causados pela produção têxtil.

MAS AFINAL, O QUE É UPCYCLING?

Upcycling, no geral, é o processo de criação de novos itens a partir de materiais já existentes. Seu custo é baixo, consome pouca energia e dispensa o uso de componentes químicos. Ao reaproveitar o material original, a vida útil do produto é prolongada, evitando que ele seja rejeitado e substituído por uma nova versão – que, eventualmente, também seria descartada.

Já na moda, o upcycling transforma resíduos têxteis em novas roupas, duplicando o ciclo de vida das peças. Do ponto de vista criativo, também agrega novas informações ao produto, que pode ser repaginado de acordo com as tendências do mercado ou reaproveitado de outras formas.

MODA CIRCULAR

O conceito de moda circular se baseia nos principais princípios da economia circular e do desenvolvimento sustentável. A moda circular diz respeito ao ciclo de vida de um produto, do design à produção, transporte, armazenamento, comercialização e venda, bem como a fase de usuário e o fim de vida do produto.

A alta procura por brechós é uma consequência dessa necessidade de mudança. Os brechós tem como meta oferecer roupas e sapatos usados, reaproveitando peças que já estão prontas, assim aumentando seus ciclos de vida (e utilidade) e diminuindo o desperdício e lixo desnecessário.

O movimento slow fashion, que vem sendo muito comentado, caminha lado a lado com a moda circular e o upcycling. O objetivo de ambos é fazer com que…


Confira o texto completo no blog Go Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s