Blog Go Fashion · polemica · Premiação

GLOBO DE OURO 2022: Entenda a polêmica e confira todos os vencedores

Globo de Ouro é uma premiação anual promovida por jornalistas estrangeiros que residem em Los Angeles. Esse grupo é formado pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (em inglês HFPA – sigla de Hollywood Foreign Press Association). A associação organiza as indicações e concede o prêmio aos vencedores.

Estranhamente, e totalmente inesperado, neste ano a premiação foi um fracasso. Sem transmissão na TV e sem a presença de celebridades ou cobertura da imprensa no local, a associação premiou, neste domingo (09/01), com o Globo de Ouro os melhores do cinema e da TV de 2021. Os vencedores da 79ª edição foram anunciados no site e nas redes sociais da HFPA.

Mesmo o evento tendo uma importância histórica, a cada ano as polêmicas aumentam. Neste, parece ter chegado ao limite, segundo a imprensa local.

POLÊMICAS

O público já estava acostumado em acompanhar os looks de cada estrela durante o tapete vermelho, mas o Globo de Ouro não teve este momento na edição de 2022. Isso porque a associação que cede o evento está sendo acusada de corrupção e racismo. Os casos recentes foram motivo para um boicote coletivo das estrelas e produtoras.

Por isso, a NBC, canal de TV que exibia a cerimônia, cancelou a transmissão de 2022. Como um “efeito dominó”, as celebridades não aceitaram o convite para participar do evento e grandes empresas como a WarnerMedia anunciaram o boicote ao Globo de Ouro.

O caso de corrupção foi denunciado pela imprensa internacional, que constatou que o grupo que elege os vencedores aceitavam presentes e viagens como jabá. As indicações e ganhadores da premiação tinham ligação direta com essa parceria ilegal. Que vergonha, hein? 

Membros de Hollywood também criticam a falta de diversidade na organização, sem nenhuma presença negra compondo o time. Na tentativa de conter a crise, a HFPA contratou um conselho de diversidade e prometeu mais pluralidade e novos regulamentos. Porém, situações controvérsias a essa ainda são presentes dentro do grupo.

Além disso, a nova onda da Covid-19 e suas novas variante, como a Ômicron, fez com que o Globo de Ouro cancelasse a presença da plateia trazendo o evento para a transmissão online.

A PREMIAÇÃO DE 2022

Confirme citado anteriormente, e devido às polêmicas, o Globo de Ouro de 2022 foi um fiasco. Ao longo de uma hora e meia de evento, a organização anunciou em seu site e redes sociais o nome dos vencedores das categorias. Entre um e outro ganhador, o grupo publicava discursos vazios por escrito, exaltando suas ações filantrópicas e esforço para ser mais inclusivo. A premiação foi ignorada por boa parte dos vencedores. 

A Netflix levou o prêmio principal, de melhor filme de drama, com “O Ataque dos Cães”. Além do troféu de melhor diretora para Jane Campion, cineasta responsável pelo long, e também ator coadjuvante para Kodi Smit-McPhee. Andrew Garfield foi premiado por “Tick, Tick … Boom!”, como melhor ator em musical ou comédia. Nenhum deles e nem a plataforma de streaming se pronunciaram sobre as vitórias.

Adotando este mesmo comportamento, a HBO levou os prêmios de melhor série de drama e de comédia, por “Succession” e “Hacks”. Além de prêmios nas categorias de atuação para ambos os títulos, e também para Kate Winslet, por “Mare of Easttown”.

Poucas celebridades agradeceram publicamente os prêmios recebidos, como foi o caso da atriz…


Confira o texto completo no blog Go Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s