Anos 2000 · Blog Go Fashion · Estilo · Moda · Tendências

Entenda o que é Y2K: o estilo que está bombando nas redes sociais

Você até pode estranhar esta sigla, mas com certeza todo mundo sabe o que é. O estilo Y2K é, basicamente, a abreviação de “year 2000” e remete a estética dos anos 2000. Desmembrando tudo: Y (year/ano) 2 (dois) K (mil). Portanto, é uma nova tendência que revive as referências de moda do final dos anos 1990 ao início dos anos 2000.

A sigla também tem a ver com o chamado bug do milênio. Na época de transição entre 1999 e 2000, as pessoas tinham medo de que a virada do século desse um pane em todos os sistemas operacionais dos computadores. E em muitos lugares, o bug realmente aconteceu.

Quem acessa as redes sociais com frequência provavelmente já se deparou com esta estética. A hashtag #Y2K já acumulou mais de 2 bilhões de visualizações nos últimos meses, apenas no TikTok. E o termo “estilo Y2K” ficou em segundo lugar nas buscas do Google Trends em 2020. 

Saia plissada ou mini, cintura baixa, cardigã curto ou top cropped, sapato plataforma, óulos de lentes coloridas e gloss na boca: estas são algumas características desse estilo, copiados dos anos 2000.

Personalidades como Paris HiltonBritney SpearsJennifer LopezChristina Aguilera, e as garotas do grupo Spice Girls são algumas das referências fortíssimas desse pessoal jovem que se inspira nesta nova tendência.

Também não podemos deixar de lado personagens icônicas como as das atrizes Lindsay Lohan e Hilary DuffRachel McAdams como Regina em Meninas Malvadas; Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw trazendo muito estilo em Sex And The City; e Jennifer Garner como Jenna em De Repente 30. Assim como Roberta Pardo e Mia Colucci, interpretadas por Dulce Maria e Anahí na novela Rebelde, como referências perfeitas das cafonices que tanto admiramos.

Esse assunto é tão popular virou até tema para o videoclipe da música “thank u, next” de Ariana Grande, onde contém várias referências de comédias românticas dos anos 2000 – inclusive dessas personagens citadas anteriormente. Confira: 

A moda, sendo sempre cíclica, (re)aparece de tempos em tempos repaginada, seja em pequenos detalhes, novas estampas, cores, formas de usar ou até mesmo ressignificando alguns valores. Isso também causado pela nossa mentalidade e padrões de beleza que, felizmente, estão em constante evolução.

“Existe uma teoria na moda de que tendências costumam voltar com tudo após 20 anos de seu surgimento. É o caso das trends dos anos 2000, que é uma era nostálgica para muitos jovens. São produtos que, atualmente, podem ser encontrados nas lojas e que apresentam uma pegada bem retrô, mas ao mesmo tempo, com uma proposta repaginada”, explica a modelo Danielle Marion.

Atualmente, muitas celebridades estão apostando na estética Y2K, como as cantoras DualipaAnittaLizzoNormaniAriana Grande, entre outras celebridades, como Hailey Bieber, as irmãs Bella e Gigi Hadid, e as também irmãs Kim KardashianKendall e Kylie Jenner.

Ok, mas como usar o estilo Y2K nos dias de hoje sem parecer brega (ou cringe)?

A moda anos 2000 é, na verdade sempre foi, muito polêmica. Há quem ame, e há quem odeie. Pode ser considerada por muito como brega, mas uma coisa é fato: é memorável, e voltou com referências fortíssimas. Nessa nova onda Y2K, vemos referências mais românticas e urbanas. O estilo aparece de uma maneira muito mais “usável”, menos polêmico e adaptado para os dias de hoje.

Um ótimo exemplo dessa mudança são algumas marcas famosas, como Dior e Vetements, que adotaram a estética em suas coleções atuais. 

Usar peças chaves, sem exageros de cores e acessórios, é a dica pra usar um look Y2K sem parecer brega. Mas como? Confira a seguir algumas peças essenciais pra quem quer arrasar nessa tendência e ideias de como usar cada uma. Aposte em:

Jeans ou saias de cintura baixa

Querendo ou não, a cintura baixa voltou. E não tenha medo de mostrar a barriguinha, pois até mesmo as famosas já estão aderindo à cintura baixa novamente. A peça funciona muito bem com top cropped e está disponível em vários modelos, desde os mais justos até os mais largos. 

Cardigã cropped

Também popularmente conhecido como “bolero”, o cardigã cropped, que também pode apresentar uma amarração no busto, é uma das roupas mais essenciais para quem busca ter um visual anos 2000. Além de ser perfeita para dias mais frios, garantem um ar fofo e fashionista ao look. Pode ser usado sozinho, apenas com um sutiã por baixo, ou também com uma blusa justa ou de alcinha.

Camiseta baby look

Assim como o cardigã, as camisetas nas versões curtas e justas são comuns na estética Y2K. Você pode encontrar tops com frases engraçadas, personagens ou gráficos das marcas icônicas daquela época, como Fiorucci ou Juicy Couture.

Saia plissada

O início dos anos 2000 abraçou totalmente o estilo “de boneca” ou “patricinha”, que incluía as famosas saias plissadas. É possível encontrar esse tipo de saia em diversas estampas, cores e alturas em qualquer loja de moda. Essas peças ficam ótimas com um…


Confira o texto completo no blog Go Fashion

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s