Atualidades · Conhecimento · Curiosidade · Gabriel Moura

Solstício

Olá, tudo bem?

Hoje, 21 de dezembro, é o dia do solstício de verão no hemisfério sul. Você sabia?

dia-do-solsticio-de-verão-hemisferio-sul-voce-sabia-curiosidades-sol-terra-sistema-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-01

Na astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e a hora exatos variam de um ano para o outro. Quando ocorre no verão, como é o caso hoje, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, no hemisfério norte, hoje é o dia com a menor luminosidade do ano.

Nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os solstícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano: verão ou inverno, respectivamente.

Mas o solstício traz ainda algumas curiosidades:

dia-do-solsticio-de-verão-hemisferio-sul-voce-sabia-curiosidades-sol-terra-sistema-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-02

Na linha do Equador não há solstício

Na Linha do Equador a duração dos dias é fixa ao longo das estações, com 12 horas de luz e 12 horas de noite. Desse modo os solstícios não podem ser obtidos através de dias ou de noites mais longas. Somente podem ser observados através do dia em que o Sol atinge a menor elevação no meio dia local. Assim, na linha do Equador não há como dizer se um solstício é de verão ou de inverno.

O solstício e os trópicos

O posicionamento da Terra em relação ao Sol é decisivo para as definições geográficas que temos hoje. Assim, os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos pelos solstícios. Eles demarcam exatamente o limite da incidência de luz solar ao longo do ano em todos os continentes.

dia-do-solsticio-de-verão-hemisferio-sul-voce-sabia-curiosidades-sol-terra-sistema-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-03

O solstício e o monumento Stonehenge

dia-do-solsticio-de-verão-hemisferio-sul-voce-sabia-curiosidades-sol-terra-sistema-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-04

Além das mudanças climáticas, o solstício era importante para algumas civilizações antigas. Muitos povos construíram monumentos para observá-los. Sendo esse o caso ou não, é curioso que o monumento Stonehenge, construído há mais de 4 mil anos, proporcione um ponto onde o Sol fica perfeitamente alinhado com as pedras, formando um verdadeiro espetáculo.

Apesar dessas curiosidades, é muito interessante conhecer mais sobre o nosso planeta e as mudanças naturais pelas quais ele passa a todo momento.

Um Feliz Natal, e até a próxima!

selo gabriel moura-novo-2018Conheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
Facebook / Twitter / gabrielmoura29@gmail.com

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


 

Anúncios

5 comentários em “Solstício

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s