Filmes · Gabriel Moura · indicação · Vídeos

Bernardo Bertolucci

Olá, tudo bem?

Morreu nesta segunda feira, 26 de novembro o cineasta Bernardo Bertolucci.

bernardo-bertolucci-morte-dicas-de-filmes-iconicos-famosos-classicos-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-01

O cineasta morreu aos 77 anos e é considerado o último mestre do cinema italiano e um dos grandes cineastas das últimas décadas. Ele dirigiu filmes que estão entre os mais polêmicos e premiados da história do cinema.

De acordo com a imprensa italiana, ele estava em casa, em Roma, mas a causa da morte não foi revelada. E se você nunca ouviu falar de Bertolucci, listo abaixo 3 filmes importantes de sua carreira:

Último tango em Paris (1972)

bernardo-bertolucci-morte-dicas-de-filmes-iconicos-famosos-classicos-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-02-ultimo-tango-em-paris

As estrelas são Marlon Brando e a então novata Maria Schneider, na época com 19 anos. Brando interpreta Paul, americano de meia-idade que mora em Paris e sofre com a morte recente da mulher. Na capital francesa, envolve-se com a jovem Jeannie (Schneider).

O filme ficou famoso por conta de uma cena onde o personagem de Brando mantinha relação sexual com a personagem de Schneider. A cena seria como outra qualquer se Bertolucci não houvesse combinado com Brando, sem consentimento de Schneider, de usar manteiga como lubrificante. Muito tempo depois, a atriz afirmou que não houve de fato penetração, porém Bertolucci afirmou que a intenção era fazer a atriz “gritar como uma garotinha” e não interpretar um papel.

O Último Imperador (1987)

bernardo-bertolucci-morte-dicas-de-filmes-iconicos-famosos-classicos-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-03-o-ultimo-imperador

Aqui ele conta a vida de Pu Yi, último imperador da China, desde a infância, quando foi nomeado para o posto aos 3 anos, até a vida adulta, já após a Revolução Comunista. Esse é um dos filmes mais ambiciosos de Bertolucci, no que diz respeito à escala de produção, visual, cenários e reconstituição de época.

Bertolucci ganhou um Oscar de melhor roteiro adaptado e de melhor direção com esse filme.

Os Sonhadores (2003)

bernardo-bertolucci-morte-dicas-de-filmes-iconicos-famosos-classicos-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-rolim-04-os-sonhadores

Espécie de legado do Cineasta, Bertolucci volta ao passado – ao próprio passado. A história se passa em Paris no Maio de 1968. Revolução sexual, contracultura, utopia e romantismo são os ingredientes básicos do filme estrelado por Michael Pitt, Louis Garrel e Eva Green.

Por meio das relações desse trio num grande ambiente de tensão (erótica, política e social), Bertolucci revê, 30 anos depois, a geração de sua juventude. Com essa autocelebração o cineasta viu renovar o interesse por sua obra e foi apresentado a um novo público.

E você, já viu algum filme de Bernardo Bertolucci? Nos conte o que achou.

Até a próxima!

selo gabriel moura-novo-2018Conheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
Facebook / Twitter / gabrielmoura29@gmail.com

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


 

4 comentários em “Bernardo Bertolucci

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s