Cultura · Gabriel Moura · mundo · Reflexão

Você está sendo… INFLUENCIADO!

Olá, tudo bem?

Somos influenciados pelo mundo ao nosso redor. Mas você sabe o quanto?

voce-esta-sendo-influenciado-digital-digitalmente-influenciadores-influencers-reflexao-pensamentos-mundo-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-01

O reforço positivo e as sugestões indiretas são formas poderosas de influenciar nossa tomada de decisão. É o que diz a “Teoria do Nudge”, também conhecida como teoria do empurrãozinho, que faz com que a gente deseje, sem perceber, emagrecer ou ganhar mais dinheiro, por exemplo.

Seria uma maneira de estimular um comportamento um pouco melhor, um ajuste suave para nos incentivar a tomar decisões. Mas o fato é que, na maioria das vezes, sequer percebemos que isto está acontecendo. E você, sabe quando está sendo influenciado?

Na hora de comer

Saiba que quando compra um salmão “do Alasca” ou uma picanha “argentina”, você está sendo influenciado. Descrever sabores ou características geográficas incentiva as pessoas a comprar determinado alimento. Retirar o símbolo da moeda, como o nosso R$, também torna as pessoas mais sensíveis ao preço.

voce-esta-sendo-influenciado-digital-digitalmente-influenciadores-influencers-reflexao-pensamentos-mundo-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-02

Na fila do caixa

Essa é clássica. Quem nunca se deparou com um chiclete ou chocolate na hora de sair do supermercado? Segundo a pesquisa, as gôndolas com produtos mais baratos induzem o consumidor a comprar um “docinho” enquanto espera pela sua vez.

Redes sociais

Outro método é indicar uma escolha particular, mas que será usada para que outras pessoas se comportem da mesma forma. Você se engana quando acha que cria tendência, pois na verdade o ser humano se comporta como um animal em manada, seguindo a massa. Ou vai dizer que nunca votou naquela enquete – “é fácil, basta dar um clique e pronto”? Ao mesmo tempo, todos os seus amigos podem ver que você participou e são encorajados a fazer o mesmo.

voce-esta-sendo-influenciado-digital-digitalmente-influenciadores-influencers-reflexao-pensamentos-mundo-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-03

Ao ler correspondência

O ex-primeiro ministro britânico David Cameron adotou a teoria do empurrãozinho para fins políticos. E ele conseguiu resultados surpreendentes ao adicionar uma única linha à carta enviada pelas autoridade fiscais aos contribuintes. A inclusão da frase “a maioria das pessoas paga seus impostos em dia, você é uma das poucas exceções” levou a um aumento de 15% no índice de pagantes.

Compras online

Há diversas estratégias que as lojas online adotam para nos direcionar a efetuar uma determinada compra. Podem usar uma fonte maior para que um produto mais caro se destaque das opções mais baratas. Ou rotular um item como “a escolha mais popular” entro os clientes, pois sabem que gostamos de produtos que sejam endossados por terceiros. Podem ainda agrupar vários artigos semelhantes sob a legenda “as pessoas que compraram isso também compraram isto”. Ou ainda nos ludibriar com falsas promoções, como a famosa “black friday”.

.

E você, já se sentiu influenciado?
(Sim, com essa pergunta no final estou te influenciando a comentar no post…)

Até a próxima!

selo gabriel moura-novo-2018Conheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
Facebook / Twitter / gabrielmoura29@gmail.com

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


 

4 comentários em “Você está sendo… INFLUENCIADO!

    1. Isso mesmo. As vezes nem percebemos. Mas chega a ser engraçado quando vc pesquisa por qualquer coisa no Google e imediatamente as suas redes sociais são bombardeadas com promoções “imperdíveis”, rsrsrsrs.
      Abraço.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s