Atualidades · Gabriel Moura · noticia · politica

Eleições em números (e fatos)

Olá, tudo bem?

No último domingo, 07 de outubro, ocorreram as eleições estaduais e federais. Para além dos resultados, os números mostram que esta eleição foi diferente de todas as outras.

eleições-em-numeros-fatos-noticia-brasil-candidatos-brasileiros-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-01

Mulheres mais representadas (nem tanto)

Apesar do número de mulheres eleitas para o Senado ter sido o mesmo da última eleição – sete – com os mesmos parâmetros (troca de 2/3 do Senado), na Câmara dos Deputados houve um aumento de 51 %. Em 2014 foram eleitas 51 mulheres, e agora 77. Ainda é um número extremamente baixo. Além disso, as mulheres brasileiras estão bem longe de serem representadas. Por exemplo: para o Senado 3 Estados (AC, BA, TO) não tiveram candidatas; em 17 outros Estados nenhuma mulher foi eleita. As 7 mulheres eleitas para o Senado se concentram em apenas 7 Estados: Distrito Federal; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Paraíba; Rio Grande do Norte; São Paulo.

eleições-em-numeros-fatos-noticia-brasil-candidatos-brasileiros-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-02

Abstenção

Segundo o TSE, cerca de 30 milhões de eleitores não compareceram às urnas. Dos Estados, mais o Distrito Federal, Mato Grosso aparece com o maior índice de abstenção, com 24,6%. Isso significa que 1 em cada 4 eleitores aptos não foram votar. Já Roraima foi o Estado que apresentou o menor número de abstenções: 13,9%. Sendo o segundo maior colégio eleitoral, São Paulo teve quase 870 mil ausências, um número muito alto. Além do descontentamento com os candidatos, o TSE acredita que a desconfiança com relação à segurança das urnas eletrônicas está entre os principais fatores para o alto número de abstenções no país.

eleições-em-numeros-fatos-noticia-brasil-candidatos-brasileiros-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-03

Brancos e Nulos

No total, 10,3 milhões de eleitores votaram em Branco ou anularam seu voto, número equivalente a 8,8%  do total. Pernambuco foi o Estado com o maior percentual de votos branco/nulo: 12,4% de todos os eleitores do Estado. Se a abstinência pode ter como causa a desconfiança com relação à urna eletrônica, os votos branco/nulo significam o descontentamento com a política nacional, com os candidatos e com os rumos do país. Por não se verem representados por nenhum candidato, muitos eleitores fizeram questão de votar e anular o voto.

eleições-em-numeros-fatos-noticia-brasil-candidatos-brasileiros-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-04

Uma pequena amostra da desigualdade

Um dos muitos motivos de desmotivação dos eleitores, e minha também, pode ser vista no quadro abaixo que mostra os ganhos de um Senador da República. A fonte é o site G1 e faz referência ao início de 2018.

eleições-em-numeros-fatos-noticia-brasil-candidatos-brasileiros-gabriel-moura-2018-blog-loucuras-de-julia-05

Enquanto que o trabalhador médio precisa sobreviver com pouco menos de R$ 1.000,00. E as pessoas ainda ficam discutindo se vamos virar uma Venezuela ou uma Ditadura Militar…. Desanimador.

Como gosto de dizer, o Brasil está na vanguarda do retrocesso.

Até a próxima!

selo gabriel moura-novo-2018Conheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
Facebook / Twitter / gabrielmoura29@gmail.com

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


7 comentários em “Eleições em números (e fatos)

    1. O por de tudo é a falta de vontade na população de conhecer esse lado e brigar por isso. Só vemos a discussão sobre armas, sobre homofobia, racismo, etc., que são importantes, mas que tornam as informações sobre esse absurdo das remunerações parlamentares nubladas e pouco visíveis.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s