Bem Estar · Dicas · Kevelin Silva · Saúde

10 coisas que aprendi após superar a depressão

Já que estamos em setembro, o mês mundial de prevenção do suicídio – mais conhecido como setembro amarelo, decidi compartilhar a minha experiencia com vocês. Sabemos que falar sobre o tema ainda é um tabu e que muitos não conseguem compreender o que pessoas com pensamentos suicidas sentem…

Eu já tive depressão, e sim já tentei o suicídio, mas te afirmo que essa não é a melhor solução, e não era frescura, ou imaturidade: eu estava doente! E sim, me curei e foi a pior dor que enfrentei, mas eu aprendi muito… Aprendizados que vou compartilhar com vocês:

depressão-e-ansiedade-como-sarar-dicas-ajuda-também-já-sofri-pedir-kevelin-silva-colaboradora-primeiro-texto-2018-blog-loucuras-de-julia-04

1) Reconhecer que você precisa de ajuda

Reconhecer que precisa de ajuda, é o primeiro passo para superar. Temos um certo preconceito á respeito de profissionais como psicólogo ou psiquiatra, mas acreditem, eles são pessoas normais, e que irão te compreender como ninguém, e isso te fará se sentir acolhido. Poder falar com alguém sobre tudo o que está sentindo, e essa pessoa te escutar e te compreender, fará com que você se sinta mais aliviado.

2) Amor próprio

Sempre tive uma autoestima muito baixa, se é que ela existia. Eu era muito insegura, não achava nada em mim bonito, e sentia vontade até de modificar o dedão do pé.

E depois de superar a depressão, aprendi a me amar, aprendi que sou linda, que não é possível me comparar com outra mulher, pois não somos produtos criados para ser comparados: somos pessoas e únicas, temos traços físicos e fatores genéticos diferentes.

3) Não se compare

Não se compare com ninguém, nunca! Você é único, tem a sua forma de sentir de pensar e agir, de ser.

4) Não existe certo ou errado

Não existe certo ou errado, existe o que você acredita e se baseia, tudo isso é variável e subjetivo, e envolve diversos fatores, como humor por exemplo.

5) Você não quer dar fim a sua vida, ou se machucar

Eu não queria me matar, não queria me machucar, só queria sentir outra coisa que não fosse aquela dor, e com ajuda de um profissional isso é possível.

depressão-e-ansiedade-como-sarar-dicas-ajuda-também-já-sofri-pedir-kevelin-silva-colaboradora-primeiro-texto-2018-blog-loucuras-de-julia-05

6) As pessoas nem sempre vão conseguir te compreender

Nem sempre eles são capazes de nos compreender, e está tudo bem, não se sinta pior por isso, talvez as palavras deles machuquem ainda mais, mas é que eles não conseguem imaginar tudo o que você está suportando.

7) Respire fundo

Respire fundo e segure a respiração por alguns segundos e solte o ar devagar, isso irá te acalmar e te ajudará a pensar melhor.

8) Escute e observe

Logo após a tentativa, minha terapeuta olhou nos meus olhos e disse da forma mais amorosa possível, “não faça nada, só escuta e observa”. E depois de sair do consultório, e me sentar no banco do ônibus, fiquei olhando para janela, só escutando a chuva cair, observando como o vento balançava ás árvores. Foi difícil, mas eu conseguia sentir outras coisas além da dor.

9) Todo o negativo se transforma em positivo

Antes eu tinha o hábito de reclamar de tudo, de olhar para as coisas que não possuía, e de achar tudo injusto: eu era ingrata. Hoje sou grata até pelas coisas ruins que passei, pois afinal elas me levaram a ser o que sou hoje e estar aqui. Tudo tem um propósito, no momento nunca entendemos, mas depois aprendemos o porque.

10) Você é mais forte do que pensa!

A dor, ás vezes, nos cega, rouba tudo de melhor que temos: a alegria, fé, a vontade de viver, por isso caminhamos cansados e esgotados. Pensamos que estamos no nosso limite e que não somos fortes o bastante para superar. Mas acredite você é mais forte do que pensa! E irá superar!

Se você precisa de ajuda, então busque por tal. Sua dor não é frescura, nem falta de Deus, ingratidão… Você está apenas doente e precisa de ajuda para se curar. Ligue 188 para receber ajuda, sua vida é muito importante, você é incrível e muito amado, nunca se esqueça disso.

depressão-e-ansiedade-como-sarar-dicas-ajuda-também-já-sofri-pedir-kevelin-silva-colaboradora-primeiro-texto-2018-blog-loucuras-de-julia-06-gratidão


selo-kevelin-silva-2018Conheça também meu blog pessoal: Kévê?
Instagram
/ kevelinday@gmail.com

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


 

 

Um comentário em “10 coisas que aprendi após superar a depressão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s