Olá, tudo bem?A Copa do Mundo está rolando, mas outro grande torneio disputado na grama também teve início. Estou falando do tradicional Torneio de Wimbledon.
Wimbledon é o mais antigo torneio de tênis do mundo, e é considerado como o de maior prestígio. Foi criado em 1877, quando o “All England Lawn Tennis and Criquet Club” organizou a primeira competição de tênis da história, com 22 participantes. Ao torneio masculino de simples foram acrescentados o torneio de duplas em 1879 e o simples feminino em 1884. Wimbledon forma junto com o Australian Open, Roland Garros e US Open os quatro principais torneios de tênis do mundo, conhecidos como Grand Slam. Wimbledon é o único deles disputado em quadras de grama.
Apesar de disputado num tipo de piso bem peculiar, o tênis brasileiro possui um histórico respeitável em Wimbledon. O Brasil ficou famoso no torneio com os feitos de Maria Esther Bueno. Ela conquistou o título individual por três vezes, em 1959, 1960 e 1964, e outros cinco de duplas em 1958, 1960, 1963, 1965 e 1966. Além disso, chegou a outras 3 finais, mas desta vez ficando com o vice campeonato.
No masculino, no entanto, houve pouca expressão. No torneio masculino de simples a melhor colocação foi a rodada de quartas de finais com Gustavo Kuerten em 1999, Arnaldo Vieira em 1951, Thomaz Koch em 1967 e André Sá em 2002. Nas duplas, as campanhas foram mais expressivas e Marcelo Melo escreveu um capítulo à parte: foi semifinalista em 2007 ao lado de André Sá; chegou a final em 2013 ao lado do croata Ivan Dodig e finalmente conquistou o título em 2017 jogando com o polonês Lukasz Kubot. No torneio de juvenis, a dupla Orlando Luz e Marcelo Zormann conquistaram o torneio de duplas em 2014.
Apesar de ser um torneio de grande prestígio mundial, no Brasil ainda são poucas emissoras que transmitem os jogos. Aliado ao parco conhecimento não apenas do esporte, mas das conquistas brasileiras e da importância do torneio, Wimbledon, assim como outros esportes menos “visíveis”, continua fora do gosto dos brasileiros.
Mas se você se interessou pelo torneio não fique triste, na página oficial do torneio você encontra todas as informações para acompanhar o torneio de tênis mais charmoso do circuito.
Além de acompanhar os chaveamentos é possível ver fotos, assistir vídeos com os melhores momentos das partidas, ouvir a Radio Wimbledon 24 horas por dia e ainda pode conferir todas essas informações através do aplicativo que pode ser baixado gratuitamente direto do site do torneio.
Clique neste link e se divirta!
Até a próxima!
Conheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
Facebook / Twitter / gabrielmoura29@gmail.com.
.
Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter
Fonte: TennisBrasil
Nos anos 80 transmitiam. Eu gostava de ver o sueco Bjorg Borg.
Faz pouco tempo q perdemos nossa campeã.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É verdade, Maria Bueno foi uma das maiores atletas brasileiras de todos os tempos
Infelizmente viveu em um tempo e praticou um esporte que a colocaram oculta para grande parte da população.
CurtirCurtido por 1 pessoa