Conhecimento · Curiosidade · futebol · Gabriel Moura

O VAR

Olá, tudo bem?

O Video Assistant Referee (VAR) está dando o que falar nesta Copa do Mundo.

var futebol video assistant referee arbitragem copa do mundo world cup gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 01

O VAR já vem sendo utilizado em diversos campeonatos nacionais, como o italiano e o alemão, mas pela primeira vez na história uma tecnologia como esta chega à Copa do Mundo. Ele consiste em um grupo de pelo menos 4 árbitros que acompanham o jogo por diversos monitores e possuem a autonomia de informar ao árbitro de campo para que qualquer jogada seja revista através de um monitor instalado à beira do campo.

Sou um entusiasta do esporte em geral, mas o futebol havia perdido a graça para mim por conta da quantidade de erros de arbitragem que influenciavam no resultado do jogo. Talvez por isso tenha me aproximado dos esportes americanos, onde cada lance capital é revisto sem a menor cerimônia.

Mas ao acompanhar o jogo França e Austrália pela primeira fase pude assistir ao vivo a história sendo escrita. O juiz parou o jogo, foi até à lateral, reviu o lance e marcou, acertadamente, o pênalti para a equipe francesa que ele não havia visto. O jogo ficou mais justo, finalmente. Infelizmente no Brasil essa tecnologia ainda custará a ser utilizada, primeiro pelo seu valor e segundo porque alguns poucos jornalistas, torcedores e cartolas não veem benefícios no VAR, pois, segundo eles, tira a “graça” do futebol.

Mas e se essa tecnologia já existisse. Será que a história da Copa do Mundo seria outra?

var futebol video assistant referee arbitragem copa do mundo world cup gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 02Argentina x México – 1986

Quem não se lembra da mão de Deus? Para aqueles que nunca ouviram falar desse lance, foi ele que levou a Argentina a abrir o placar contra a Inglaterra numa equilibrada partida pelas quartas de final. Maradona usou a mão esquerda para tocar a bola para o gol. Mas o juiz não viu.

var futebol video assistant referee arbitragem copa do mundo world cup gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 03Coréia do Sul x Espanha – 2002

Os anfitriões da casa, os coreanos, conseguiram a façanha de ficar entre as quatro melhores equipes daquele mundial. Mas nas quartas de final, no jogo contra a Espanha, o árbitro cansou de cometer erros. Marcando impedimentos inexistentes e anulando 2 gols legítimos dos espanhóis.

var futebol video assistant referee arbitragem copa do mundo world cup gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 04Brasil x Croácia – 2014

Até mesmo a seleção brasileira já se “beneficiou” com a falta do VAR. Na Copa de 2014, o jogo contra a Croácia seguia empatado até que, perto do final da partida, o atacante Fred sofreu pênalti. Mas o juiz marcou uma falta inexistente, já que o atacante brasileiro claramente se jogou dentro da área.

var futebol video assistant referee arbitragem copa do mundo world cup gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 05

Assim, entre polêmicas e discussões o VAR segue como o grande protagonista no quesito arbitragem. Sorte dos torcedores que gostam de ver um esporte sendo conduzido pela justiça e honestidade.

Até a próxima!

selo-gabriel-moura

Conheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
Facebook / Twitter / gabrielmoura29@gmail.com

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


 

5 comentários em “O VAR

  1. Para usarem o VAR acho que os juízes de campo e de vídeo deveriam interpretar a lei sabiamente e de uma forma só, empurrar jogador na área é falta, ou era, Miranda sofreu falta, e se mudou a regra que mude em todos os jogos, o jogador sérvio foi agarrado escandalosamente e derrubado por dois suíços, e o juiz não deu nada, Gabriel Jesus foi abraçado por trás, e Neymar, que gosta de enfeitar, foi barrado com a mão. Se foi artístico sua reação posterior, não importa, ele foi impedido de seguir, pênalti.
    Mudou a arbitragem ou vai da cabeça de cada um?
    Mas que a Suíça foi beneficiada em dois lances, não tenha dúvidas, e mais, a FIFA fica na Suíça.
    Arbitragem deixando muito a desejar.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acho que o VAR deveria ter sido implantado nas principais ligas de futebol do mundo antes de se colocar na Copa do Mundo. Perto de 80% dos árbitros nunca trabalharam com a ferramenta, mas acredito que sem o VAR estaríamos discutindo que algumas seleções foram prejudicadas por erros de arbitragem, erros capitais, diga-se de passagem.
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Eu tb gostei da utilização do VAR. Conhecia do futebol americano, e acho que no voley tb é usado ou algo parecido.
    Mesmo assim tem ocorrido falhas neste Mundial. Ontem, no jogo Suíça e Sérvia houve penalidade sobre a Sérvia com 2 jogadores da Suiça derrubando um jogador. Não foi marcado.
    Aliás, a Suíça tem tido alguma ajuda da FIFA.
    Eu tb notei q os árbitros do VAR costumam ser de países da mesma origem da língua. Geralmente, holandeses estão com alemães. Brasileiros, com portugueses e argentinos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu fico pensando que se não houvesse a utilização do VAR esta seria a copa dos erros. Colocando na balança, acredito que a ferramenta tem mais ajudado do que atrapalhado.
      Penso que a escolha dos árbitros do VAR deve ser para facilitar a comunicação.
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s