Eco Fashion · Meio Ambiente · Moda · Sustentabilidade

O uso de pele animal na moda

 

Quando o assunto gira em torno sobre o uso de pele animal na indústria da moda, a questão é sempre polêmica e controversa. As mídias costumam manipular esta imagem para tentar fazer com que acreditemos que a disputa é meio a meio: 50% das pessoas aprovam e 50% desaprovam uso de pele. Mas a realidade é bem diferente…

Segundo o site Modefica, na Inglaterra, 95% da população desaprova o uso de peles. A criação de animais para produção de peles foi proibida no país nos anos 2000 e, apesar das tentativas por parte de alguns interessados, a lei nunca foi anulada ou revertida.

pele natural verdadeira x pele falsa fake sintética estudos reflexão marcas de moda go fashion moda 2018 cruzeiro do sul 02 pixabayReprodução/Pixabay

E a crescente demanda sobre o fim do uso de peles de animais em produtos de moda já fez várias marcas repensarem suas matérias-primas – de Giorgio Armani à Zara; além de ter levado outros países a criarem leis que proíbem esse tipo de criação e até mesmo venda de artigos, como em São Paulo.

No momento, aumentou significativamente a venda de pele falsa (também conhecida como sintética) no mundo todo. Dá para notar que a sociedade está em frequente mudança e todos já tem a consciência de que o uso da pele não é legal…

Então, por que a indústria ainda insiste em usar? 

pele natural verdadeira x pele falsa fake sintética estudos reflexão marcas de moda go fashion moda 2018 cruzeiro do sul 03 cruella-de-vil- dilvulgação 102 dalmatasCruella de Vil no filme 102 Dálmatas – Reprodução/Divulgação

Karl Lagerfeld, por exemplo, não só usou em todos os desfiles da FENDI, como chegou a forrar todo o chão da passarela com peles de animais abatidos!

E assim como qualquer coisa no mundo, a questão é a quantidade de dinheiro que a indústria da pele investe para lutar contra a decadência da imagem… O International Fur Trade Federation (IFTF) chega a financiar desfiles de novos designers, ‘apadrinhando-os’ durante toda a faculdade de moda.

Eles distribuem casacos de pele para celebridades, disponibilizam matérias-primas para estilistas famosos e ainda criam uma enorme divulgação com matérias na mídia afirmando que usar peles está na moda, e que a indústria da pele é sustentável e economicamente necessária.

pele natural verdadeira x pele falsa fake sintética estudos reflexão marcas de moda go fashion moda 2018 cruzeiro do sul 04 dilvulgação-Photobucket - jennifer lopezJennifer Lopez já afirmou em entrevista que odeia pele sintética-Divulgação/Photobucket

Ainda de acordo o Modefica, é graças ao mercado de luxo e aos próprios esforços, que a indústria da pele sobrevive. As celebridades não adquirem mais casacos de pele, porém socialites, ricos e novos ricos perpetuam esse hábito como uma forma de demonstrar poder.

Em contra partida, muitas marcas e estilistas já tomaram consciência e pararam suas atividades com peles verdadeiras ou então nunca utilizaram, como é o caso de…

Confira o texto completo em Go Fashion – Jornal Cruzeiro do Sul


Qual a sua opinião sobre este assunto? 
Me conte, vou adorar saber a sua opinião!


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


 

6 comentários em “O uso de pele animal na moda

  1. Acho que aqueles que usam peles de animais fazem isso porque não gostam da própria pele. São medíocres e cruéis. Jannifer Lopez, Kanye West e sua mulher (em que nada cai bem) são os maiores porta-vozes desta matança. Espero que eles e os demais que fazem isso queimem no fogo do inferno, bem lentamente…

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s