Brenda Moura · indicação · netflix · Séries

Investigação Criminal (2012)

Olá gente, tudo bem com vocês? Em tempos de greve e sem gasolina, dá pra ficar em casa no fim de semana assistindo aquela seriezinha marota, né? Hahaha

Por isso hoje, minha indicação é uma série que tem 3 temporadas, mas que a Netflix só disponibilizou a primeira, para a minha imensa tristeza, pois é muito boa: Investigação Criminal!

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 01

Antes que vocês perguntem, não, não tem nada a ver com C.S.I e afins. É uma série sobre crimes famosos que ocorreram no Brasil, produzida em 2012 pelo canal A&E, mas que ficou mais famosa agora, em 2018, com a compra dos direitos de exibição pela Netflix.

E sinceramente? Foi uma ótima escolha pois, por mais amadora que a série seja, ela destrincha cada crime que apresenta. Então, foi uma grata surpresa.

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 02

O que nos é apresentado são episódios em forma de documentário, e cada episódio corresponde a um crime. Nele, pessoas que tiveram algum tipo de envolvimento na investigação como policiais, delegados, médicos legistas e afins, nos contam detalhes que nos deixam surpresos e mais horrorizados com a brutalidade desses crimes.

Em alguns episódios, aparecem ainda, pessoas da família da vítima, tornando tudo mais real e chocante. É interessante como a gente lembra de alguns desses crimes na época em que eles foram mostrados na TV, mas agora, vendo com mais detalhes.

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 03

O primeiro episódio me deixou com um nó no estomago, pois fala do caso dos Nardoni. Coisas como a reação inicial de Alexandre e Ana Carolina e os furos que surgiram durante a história, nos fazem praticamente entrar na mente dos dois e são coisas que na época do crime, não foram exploradas e/ou reveladas.

A narrativa flui como deve, mas o nó no estomago fica por conta das fotos de partes do cadáver de Isabella, que foram mostrados várias vezes. Não precisava, né, gente? 😦

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 04 caso nardoniserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 05 caso nardoni

O segundo episódio, sem dúvida, é um dos melhores, se não o melhor dessa primeira temporada: o caso de Suzane Von Richthofen, que arquitetou a morte dos pais junto com o namorado e o cunhado. O grande ponto desse episódio é que nele, foram aprofundados aspectos psicológicos de Suzane, suas motivações para fazer o que fez, como ela conseguiu chorar no enterro dos pais, entre outras coisas.

Os entrevistados deram depoimentos que chocam, e muito, e nos deixam ainda mais perturbados com esse crime, mesmo depois de tantos anos. A narrativa também flui bem e o acervo mostrado, com imagens inéditas, deixa tudo mais interessante.

Suzane e irmao enterro dos pais assassinadosserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 07 Suzane Von Richthofen

O terceiro episódio é o de Mércia Nakashima, advogada que fora encontrada sem vida na represa de Nazaré Paulista. Esse episódio tinha tudo para ser um dos mais fracos da temporada, pois contava só com o policial responsável pelo caso e o irmão de Mércia, mas no fim, acabou sendo super interessante. Foram mostrados e-mails que Mizael mandava para Mércia (aliás, que cara chato hein, Jesus), e ele sendo interrogado.

Foi muito interessante o policial falando do interrogatório e como ele estava conseguindo extrair exatamente o que precisava: a culpa de Mizael. Me surpreendeu bastante e me fez procurar mais ainda sobre esse crime.

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 08 Mércia Nakashimaserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 09 Mércia Nakashima

O quarto episódio, que fala sobre o assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e seu filho Raoni, não me prendeu muito a atenção. O crime em si é chocante, ainda mais quando a gente descobre a motivação, que foi por razões religiosas. Mas as falas do delegado e dos demais envolvidos não é feita com calma e de maneira clara, ainda mais dada a complexidade do crime e do criminoso.

É interessante, mas acaba sendo fraco por essas razões.

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 10 glauco villas boasserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 11 glauco villas boas

O quinto episódio fala do falso cirurgião plástico Farah Jorge Farah. Eu me lembro de ter ouvido na TV sobre esse crime, mas como na época eu era nova, nem sabia direito do que se tratava. Então, quando assisti esse episódio, juro que me caíram os butiá do bolso, tamanha a minha surpresa com o que realmente aconteceu…

Ele era um clínico geral, e foi acusado e condenado por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e não dar chance de defesa à vítima) e ocultação e destruição de cadáver. O crime, cometido no dia 24 de janeiro de 2003, com requintes de crueldade, foi praticado contra sua paciente Maria do Carmo Alves, na época com 46 anos. A fim de dificultar a identificação do cadáver, Farah removeu cirurgicamente as peles faciais das mãos e pés da vítima, desapareceu também com suas vísceras e guardou os restos mortais em sacos plásticos no porta-malas de seu veículo. Após o crime, Farah confessou a sobrinha o que tinha feito e deu a chave do carro para que ela verificasse o conteúdo do porta-malas.

Ela chegou até a garagem onde o veículo estava estacionado e, não suportando o cheiro que exalava do local, certificou-se da veracidade dos fatos e acionou a polícia. O que me deixou mais chocada foi o fato de ele ter destruído a vida dela com uma cirurgia malfeita e quando ela cobrou por uma melhoria, ele simplesmente a matou. Foi, de longe, um dos crimes mais chocantes dessa primeira temporada e vale a pena ir mais a fundo sobre ele.

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 12 Farah Jorge Farahserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 13 Farah Jorge Farah

O sexto episódio fala sobre um crime brutal ocorrido em uma rua chique de São Paulo, a Oscar Freire. Lucas matou friamente Eugênio Bozola e Murilo Rezende, afim de roubar as duas vítimas. Na verdade, ele queria ser julgado apenas por um homicídio, o do Eugênio, e inventou uma história sem pé nem cabeça, que foi prontamente verificada pela polícia.

Ele, então, acabou sendo acusado por duplo latrocínio e a polícia acredita que, além desse motivo, ele poderia ser um gay que não se assumiu. Esse caso na época foi bem comentado e o episódio foi interessante, mas nem de longe é um dos “melhores”.

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 14 Eugênio Bozola Murilo Rezendeserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 16 Eugênio Bozola Murilo Rezende

O sétimo episódio, para mim, foi um dos mais pesados e comoventes, pois fala do sequestro e morte de Ives Ota. Esse episódio é, de longe, um dos mais tristes, por conta do depoimento do pai dele sobre o caso, o modo como tudo aconteceu, a esperança de encontrar o filho ainda vivo, a traição que ele sofreu… Até a polícia se comoveu muito com a história, especialmente por se tratar de um menino tão novo.

É muito difícil de aceitar, realmente, e choca por conta da frieza dos assassinos. E eu me pergunto: se alguém faz isso com uma criança inocente, o que não faria com outras pessoas?

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 17 Ives Otaserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 18 Ives Ota

E, por fim, o oitavo e último episódio dessa temporada: o Maníaco do Parque. Fechou com chave de ouro, por se tratar de um serial killer. Esse episódio é assustador, por mostrar coisas chocantes sobre como o maníaco que estuprou e matou pelo menos seis mulheres e tentou assassinar outras nove em 1998. A polícia nos conta com muitos detalhes como tudo acontecia e como ele atraía suas vítimas: ele cobria todas de elogios, se identificava como um caça-talentos de uma importante revista, oferecia um bom cachê e convidava as moças para uma sessão de fotos em um ambiente ecológico.

Dizia que era uma oportunidade única, algo predestinado, que não poderia ser desperdiçado. Então, ele começava a bater nelas e dizer para que ficassem caladas, ou ele as mataria. Algumas ele conseguiu matar, já outras, sobreviveram. O que me deixou mais chocada nisso tudo foi descobrir que ele CASOU enquanto preso e que ele era um dos detentos que mais recebia cartas de amor. Gente, não dá pra entender o que se passa na cabeça de algumas mulheres que cogitaram a possibilidade de DESEJAR esse cara. São tão doentes quanto ele, apenas!

Lendo um pouco mais sobre o caso, descobri que uma pesquisa feita pelo Ibope para o Ministério Público em 2004 mostrou que esse caso policial é o mais lembrado pelos brasileiros, com um índice de 76%. Não me admira, afinal, quantos seriais killers tivemos por aqui?

serie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 19 Maníaco do Parqueserie investigacao criminal ae axn netflix 2012 indicação resenha brenda manéa 2018 blog loucuras de julia 20 Maníaco do Parque

Enfim, se vocês gostam de saber um pouco mais sobre crimes que ocorreram, essa série é excelente para isso e vale super a pena. Espero que a Netflix disponibilize as outras temporadas em breve, pois vi na internet que tem vários outros casos bem famosos, alguns que eu até me recordo e estou bem curiosa para assistir. Hehe

Espero que vocês tenham gostado desse post tanto quanto adorei escrevê-lo.

Um grande beijo e até a próxima semana!

selo-brenda-mouraMinhas redes sociais: Facebook / Instagram


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


Fontes: Wikipedia (Farah Jorge Farah)Esquina da Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s