Atualidades · Cultura · Curiosidade · Gabriel Moura

Prêmio Nobel de Literatura: CANCELADO!

Olá, tudo bem?

Um escândalo sexual levou a Academia Sueca a desistir de anunciar o Prêmio Nobel de Literatura desse ano…

Prêmio Nobel cancelado escândalo polêmica abuso sexual gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 01

A Academia Sueca, organização que escolhe os agraciados pelo Nobel de Literatura, disse que não anunciará o ganhador de 2018 por causa de um escândalo de abuso sexual que atingiu a instituição. Em um comunicado, a Academia diz que a decisão foi tomada por conta do estado reduzido da instituição e da perda de confiança pública. Diz ainda que vai rever seus estatutos e práticas e questões de conflito de interesse.

No centro da decisão está um escândalo sexual que apareceu há seis meses, quando surgiram denúncias de agressão sexual feita por 18 mulheres contra o fotógrafo francês Jean-Claude Arnault, que dirige um projeto financiado pela Academia Sueca e era um dos homens mais influentes na cena cultura de Estocolmo. Várias vítimas disseram que foram vítimas de agressão sexual em instalações da própria Academia.

Prêmio Nobel cancelado escândalo polêmica abuso sexual gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 02

Após um conflito de interesses no momento de afastar o fotógrafo, o grupo de membros se dividiu. Sete dos membros da Academia renunciaram – tecnicamente optaram por não participar das reuniões, pois possuem cargos vitalícios. A Academia então ficou com 11 membros, mas o estatuto exige a presença de 12 para tomar novas decisões. O patrono da Academia, o Rei Carlos da Suécia, informou que pretende mudar as regras para permitir a renúncia formal, e prometeu esforços para tentar contornar o impasse na instituição.

Mesmo com as suspeita de abuso sexual, a decisão de adiar a entrega do prêmio não foi unânime. Alguns membros queriam manter a tradição ao passo que outros argumentavam que o momento não é propício para premiações. A Fundação Nobel informou que as outras categorias não serão afetadas, apenas o Nobel de Literatura.

Prêmio Nobel cancelado escândalo polêmica abuso sexual gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 03

Após as denúncias do grave caso de abuso sexual dentro da equipe brasileira masculina de ginástica, recentemente; e do escândalo sexual envolvendo o produtor de Hollywood Harvey Weinstein e que conseguiu unir milhares de mulheres assediadas; dessa vez os abusos ocorreram dentro da Academia Sueca.

Que esses exemplos sirvam de lição para que mais mulheres vítimas de violência possam denunciar seus agressores. Quem comete qualquer ato de violência, principalmente contra mulheres e crianças, deve ser punido exemplarmente.

A impunidade só aumenta a liberdade de quem pratica.

Até a próxima!

selo-gabriel-mouraConheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
Facebook / Twittergabrielmoura29@gmail.com

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E pelas redes sociais: Instagram / Twitter


Fonte: BBC

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s