Atualidades · Cultura · Gabriel Moura · História

O grande sacrifício de crianças

Olá, tudo bem?

Exploradores encontraram vestígios do que pode ser o maior sacrifício de crianças da história!

o grande sacrifício de crianças lhamas o maior ritual chimu história peru gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 01

Os vestígios do sacrifício foram encontrados perto da cidade de Trujilo, que fica próxima ao centro da antiga civilização Chimú. O Império Chimú, que adorava uma divindade ligada à Lua, chegou a controlar um território que se estendia por 970 km na costa e nos vales do interior do Peru, entre a fronteira com o Equador até o local onde hoje se encontra a capital Lima. Os Chimú foram conquistados pelos Incas apenas algumas décadas após a época provável dos sacrifícios. Cinquenta anos depois os espanhóis chegaram na América do Sul e conquistaram o Império Inca.

A primeira descoberta de vítimas de sacrifícios humanos no local, feita em 2011, revelou os restos mortais de 40 crianças e 74 lhamas, durante a escavação de um templo de 3,5 mil anos. Contudo a contagem final, anunciada nas últimas semanas, foi de 140 crianças e mais de 200 jovens lhamas.

o grande sacrifício de crianças lhamas o maior ritual chimu história peru gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 02

As lhamas sacrificadas tinham todas menos de 18 meses e foram enterradas com o rosto virado para as montanhas dos Andes. Já as crianças tinham entre 5 e 14 anos, mas a maioria estava na faixa dos 8 aos 12 anos, segundo a National Geographic. Os pesquisadores sabem que as crianças foram sacrificadas em um ritual porque elas têm marcas de cortes nos ossos que condizem com morte em sacrifícios humanos.

As vítimas tinham corte no esterno, o osso central do peito, e nas costelas, indicando que o coração foi removido durante o ritual. Além disso, muitas crianças foram pintadas com tinta vermelha brilhante feita com cinábrio, um minério de mercúrio.

o grande sacrifício de crianças lhamas o maior ritual chimu história peru gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 03

A grande pergunta que fica com essa descoberta é: POR QUE? Mas as respostas já começam a ser delineadas através dos sinais da própria escavação… A camada de lama em que as vítimas foram enterradas pode ter sido criada por uma chuva pesada e por alagamentos em uma área normalmente seca. Esse mau tempo pode ter sido motivado por eventos meteorológicos extremos, como um El Niño, por exemplo.

A situação pode ter causado problemas para os pescadores da área e destruído a extensiva infraestrutura de canais de irrigação para a agricultura da civilização Chimú. O sacrifício pode ter tido o objetivo de acalmar o que poderia ser considerada fúria dos deuses ou de pedir ajuda para superar as dificuldades. A datação por carbono feita nos tecidos encontrados no local sugere que o incidente tenha acontecido entre os anos 1400 e 1450.

Até a próxima!

selo-gabriel-mouraConheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fonte: BBC

6 comentários em “O grande sacrifício de crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s