Curiosidade · Estudos · Gabriel Moura · Reflexão

A Terra é plana (?)

Olá, tudo bem?

Apesar de soar estranho existe atualmente um número crescente de pessoas que acredita que a Terra é plana. Será mesmo?

teoria sobre a terra plana terraplanistas fatos reflexão estudos gabriel moura bbc 2018 blog loucuras de julia 01

A teoria de que a Terra é plana veio ganhando adeptos nos últimos anos. Tanto que, no fim de 2017, aconteceu nos Estados Unidos a primeira conferência de “terraplanistas”. Mesmo com muitas provas gráficas e físicas de que o planeta é redondo, o debate ainda está longe de acabar. Assim, o geofísico James Davis, da Universidade de Columbia, em Nova York, membro do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, idealizou um cenário de como seria se a Terra fosse realmente plana. Todo o estudo de James foi em cima dos pressupostos terraplanistas.

Gravidade

A gravidade da Terra funciona como uma força que puxa tudo para o centro, ao contrário dos terraplanistas que acreditam que a força gravitacional é igual em todos os pontos do “disco”. Sendo assim, quanto mais longe do centro do disco, mais a gravidade puxaria as coisas horizontalmente. Isso seria estranho, se pensarmos que toda a água do mundo estaria concentrada no centro, ou que todas as árvores e plantas estariam na diagonal, uma vez que elas se desenvolvem na direção contrária à gravidade.

teoria sobre a terra plana terraplanistas fatos reflexão estudos gabriel moura bbc 2018 blog loucuras de julia 02

Sistema Solar

O modelo do Sistema Solar que é aceito atualmente coloca o Sol no centro desse conjunto, onde a Terra circula ao redor dessa estrela. Por incrível que pareça, os terraplanistas colocam a Terra no centro do Universo, onde o Sol opera como uma lâmpada que irradia luz e calor de lado a outro do Planeta. Detalhe: não existe órbita.

O geofísico afirma que se o Sol e Lua circulam o planeta, seria possível os dias e as noites, mas nunca as estações, eclipses e outros fenômenos astronômicos que dependem do formato esférico da Terra. Além disso, o Sol teria que ser menor do que a Terra, no entanto estudos apontam que o Sol tem 100 vezes o diâmetro de nosso planeta.

Campo Magnético

As leis da física que conhecemos hoje em dia estabelecem que o núcleo da Terra gera seu campo magnético. Para os terraplanistas esse campo não existe (?). Para James, se esse fosse o caso não haveria atmosfera, o que faria com que o ar e os mares saíssem voando para o espaço (literalmente). Segundo o especialista, foi o que aconteceu com Marte quando o planeta perdeu o seu campo magnético.

teoria sobre a terra plana terraplanistas fatos reflexão estudos gabriel moura bbc 2018 blog loucuras de julia 03

Atividade Tectônica

O movimento das placas tectônicas e os movimentos sísmicos são explicados apenas com um planeta redondo. Os movimentos de um lado da Terra afetam os movimentos no outro lado, ou seja, as formações montanhosas, como a Cordilheira dos Andes, são contrabalanceadas por outras formações em forma de depressões ou vales. Segundo James, em uma Terra plana não haveria montanhas ou terremotos.

teoria sobre a terra plana terraplanistas fatos reflexão estudos gabriel moura bbc 2018 blog loucuras de julia 04

Sem descartar nenhuma possibilidade, ou dizer que é impossível, acredito que seja muito improvável que a Terra seja plana. A não ser que toda as leis da Física, a astronomia, e grande parte da ciência que conhecemos até hoje esteja redondamente (!) enganada. O que é bem difícil…

Essa é mais uma história para aqueles que adoram uma teoria da conspiração.

Até a próxima!

selo-gabriel-mouraConheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fonte: BBC

9 comentários em “A Terra é plana (?)

  1. Desculpa, Gabriel….acho q vou vomitar. Não se preocupe, não foi o seu texto.
    Eu já conheço esta teoria de retrocesso. Faltou o texto identificar que características têm essas pessoas.
    Devemos respeitar as opiniões dos outros, mas sejamos sinceros, há limites!
    Concordar com tal ideia é deitar ao lixo tudo q a ciência comprovou por todas as formas possíveis. Quem pensa assim deve viver na zona rural e não ter ido além do limite da sua porta da casa. Não é preciso ir muito longe para se acreditar na força gravitacional, por exemplo.
    Eu tenho medo dessas seitas de estupidez.
    Não se pode ser demasiado educado com estes pensamentos, mas entendo com “doido não se discute”, se não nos equivalemos.
    Desculpe.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é, são ideias controversas. Eu continuo achando muito improvável essa teoria, mas de qualquer forma, assim como a crença na terra plana, diversas outras teorias se baseiam apenas na crença das pessoas. Enfim, vivemos em um mundo onde todas as teorias encontram lugar e pessoas para acreditar. É parte do desenvolvimento humano.
      Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Algumas, sim. Esta não.
        Esta está provada até em nosso dia a dia, em coisas simples. Está provada qdo coloco a cabeça p olhar o q se passa fora. Esta foi reconhecida até pela Igreja Católica.
        Bem, deve ter sido pela falta de gravidade da Terra plana que choquei-me com uma pessoa.
        O meu caráter não permite algumas brechas. Eu não consigo ver uma pessoa dianosticada com câncer ser tratada apenas com Band Aid. Ou será q para estas pessoas podem ser assim curadas?
        Se eu dou brechas p q ALGUMAS teorias loucas tenham alguma validade, logo todos estarào contaminados. Veja q algo q começou nos EUA dentro de uma seita evsngélica já chegou ao Brasil, q tudo do pior dos EUA absorve rapidamente.

        Curtido por 1 pessoa

  2. olha eu sou terra planista e sim ,como acredito e creio porque se aproximamos de conteudo verdadeiro teoria tiradas na pratica a terra plana ,essa coisa de vivermos em ilusao de um dia todos nos ir morar em marte, visitar a lua e vagar por um universo infinito e além, isso é fake mundo material, ateísta e corrompido pela NASA, a TERRA PLANA é CIENCIA VERDADEIRA BASEADA NAS LEIS E FISICAS DE DEUS, LEIAM MAIS SOBRE A BIBLIA ELA TE CONTARA , MUITAS PASSAGENS SOBRE ISSO……

    Curtido por 1 pessoa

  3. Tem tantas coisas que somos ignorantes, né!? derrepente pode ate ser.
    O que sei é que daqui para frente muitas coisas serão trazidas a tona e deixaremos de ser tão ignorante.
    Adorei seu blog parabens ! Visite o meu somos grupo de pessoas que contruibuem uns com outros dando informações relevantes cada um em sua area de atuação de forma simples e direta. se chama criandoumavidasemfrescura.com ficarei feliz em recebe-lo ate mais

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s