Conhecimento · Curiosidade · Gabriel Moura · História

O mistério dos 10 dias que não existiram na história

Olá, tudo bem?

Os dez dias compreendidos entre 5 e 14 de outubro de 1582 não existiram. E não adianta procurar por fatos históricos ocorridos nesses dias, eles realmente não existiram…

o mistério dos 10 dias que não existiram tempo tipos de calendários 2018 blog loucuras de julia 01 relogio de sol

A medida do tempo sempre foi uma das grandes questões do Homem, desde os primórdios de sua capacidade de raciocinar. Mas apesar de sempre ter criado parâmetros para medir e contar o tempo, e de hoje acreditarmos que o atual sistema é sólido, algumas curiosidades existem para que nos perguntemos: o que é o tempo? e como medi-lo?

Atualmente existem vários calendários em uso no mundo, que podem ser classificados em 3 tipos:

  • Solares: baseados no movimento da Terra em torono do Sol; os meses não têm conexão com o movimento da Lua. (Calendário Cristão)
  • Lunares: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. (Calendário Islâmico)
  • Lunisolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra. (Calendário Hebreu)

o mistério dos 10 dias que não existiram tempo tipos de calendários 2018 blog loucuras de julia 02 antigos

Como a Igreja Católica é a mais antiga e exercia um grande poder nas questões seculares, é natural que a medição do tempo feita pelos cristão ainda seja a utilizada no mundo todo. Contudo, o primeiro calendário foi proposto e utilizado antes da era cristã. Foi no tempo de Júlio César que o primeiro grande calendário foi organizado e por isso leva o nome de “Juliano”.

O Calendário Juliano foi proposto por Sosígenes, astrônomo de Alexandria, e introduzido por Júlio César em 45 a.C.. A defasagem na medição do tempo já era conhecida quando ele começou a ser utilizado, mas a diferença era tão pequena que o erro foi simplesmente ignorado. A falha estava em arredondar um ano para 365,25 dias optando por colocar um ao bissexto, de 366 dias, a cada quatro anos, o que funcionou para a época, apesar da perda de alguns segundos todos os anos.

Porém, a soma desses segundos acabou por distorcer gravemente a realidade do calendário global, até que no século XVI, outro calendário foi criado para dar conta dessa defasagem temporal.

o mistério dos 10 dias que não existiram tempo tipos de calendários 2018 blog loucuras de julia 03 outubro de 1582

O Calendário Gregoriano foi proposto por Aloysius Lilius, astrônomo de Nápoles, e adotado pelo Papa Gregório XIII, seguindo as instruções do Concílio de Trento (1545-1563). A diferença entre esses dois Calendários está na duração considerada do ano (365,25 dias no Juliano e 365,2425 no Gregoriano). Ao organizar o novo calendário descobriu-se que os poucos segundos de diferença do calendário Juliano criaram uma espaço de 10 dias de erro na contagem do tempo.

Como solução, Gregório XIII fez constar na bula papal que 10 dias do mês de outubro daquele ano (1582) deveriam ser pulados, passando o calendário do dia 4 de outubro imediatamente para o dia 15. E assim, 10 dias do mês de outubro de 1582 nunca existiram.

.

Que coisa louca, não é? Imagina quem nasceu em um desse dias, nesse ano não comemorou? Agora, pense na confusão que seria se outro calendário fosse instituído e retirasse alguns dias desse ano?

Até a próxima!

selo-gabriel-mouraConheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro

 


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fontes: Observatório; History

3 comentários em “O mistério dos 10 dias que não existiram na história

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s