Atualidades · Gabriel Moura · Tecnologia

Internet como fonte de energia

Olá, tudo bem?

Os centros de armazenamento de dados liberam uma quantidade absurda de calor. E como calor é energia ela pode ser usada para outros fins. Mas como isso funciona?

calor da internet como energia reaproveitamento suécia atualidades gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 01

No interior de um centro de dados alguns aspectos são comuns: o ar é frio e seco; todas as superfícies são muito limpas; as torres de servidores têm milhares de luzes que piscam sem parar; é extremamente barulhento e dificilmente existe alguém lá. Mas por que barulhento? Isso acontece porque os computadores ficam quentes, conectados e ligados o tempo todo, e é necessário um sistema de ventilação muito potente para dar conta do superaquecimento. O calor geralmente é descartado como um resíduo do processo.

Mas calor é energia e a Suécia decidiu aproveitá-lo. Na capital Estocolmo, o projeto chamado “Stockholm Data Parks” (“Parque de Dados de Estocolmo”, em tradução livre) funciona em parceria com o governo da cidade, a Fortum Värme (agência local de aquecimento e refrigeração) e outras instituições.

calor da internet como energia reaproveitamento suécia atualidades gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 02

O esquema de manutenção da temperatura e transporte do calor é simples: a água fria entras nos centros de dados por meio de canos, e é usada para criar o ar frio que evita o superaquecimento dos servidores. Depois a mesma água, que acabou sendo aquecida no processo, volta para os canos e segue para as dependências da agência Fortum, onde é distribuída para o aquecimento dos moradores.

Não é filantropia, é oportunidade. Um dos principais incentivos para as empresas se juntarem ao programa é financeiro – elas vendem o calor residual. A Suécia não é o único país a adotar essa ideia. A Finlândia também possui projetos de aquecimento de residências com o calor dos centros de dados. Existem projetos semelhantes nos Estados Unidos, Canadá e França.

calor da internet como energia reaproveitamento suécia atualidades gabriel moura 2018 blog loucuras de julia 03

Mas levar esse empreendimento a todo o país mostra a preocupação com a natureza que a Suécia demonstra nos últimos anos. Há tempos o país adota ideias pró-energia mais ecológicas. Até 2040 o país espera tornar-se 100% livre de combustíveis fósseis. A Suécia também tem quase zero desperdício na forma de lixo. Os suecos reciclam mais de 99% de lixo doméstico e apenas 3% de todo o lixo do país acaba em aterros sanitários. Além disso o país queima cerca de 70% de seus resíduos para produzir energia.

Os benefícios vão além da parte ecológica. O governo sueco, reconhecendo o benefício da iniciativa, reduziu recentemente o imposto sobre eletricidade nos centros de dados. Uma excelente inciativa, muito bem planejada, que traz boas consequências para o meio ambiente e para a população.

Até a próxima!

selo-gabriel-mouraConheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fonte: BBC

 

 

3 comentários em “Internet como fonte de energia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s