Cultura · indicação · Música · Vídeos

Blondie

Olá galera, tudo bem com vocês?

Resolvi começar minhas postagens de 2018 de forma musical e para isso, falarei de uma banda que eu amo demais: Blondie!

blondie band banda 70s 80s brenda manea 2018 blog loucuras de julia 01

Blondie é uma banda de rock formada na cidade de Nova Iorque, em 1974. O grupo alcançou grande popularidade no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Foram um dos pioneiros nos gêneros musicais punk rock e new wave.

Os seus dois primeiros álbuns continham fortes elementos desses gêneros, e, embora bem sucedido no Reino Unido e na Austrália, Blondie foi considerada como uma banda underground nos Estados Unidos até o lançamento do álbum “Parallel Lines” em 1978. Ao longo dos próximos três anos, a banda alcançou vários singles de sucesso incluindo “Call Me”, “Atomic” e “Heart of Glass” e tornou-se conhecida por sua mistura eclética de estilos musicais que incorporam elementos de disco, pop, rap e reggae, mantendo um estilo básico como uma banda de new wave.

blondie band banda 70s 80s brenda manea 2018 blog loucuras de julia 02

A banda se separou após o lançamento de seu sexto álbum de estúdio The Hunter em 1982 e foi re-formada em 1997, alcançando sucesso renovado e um single número um no Reino Unido com “Maria“, em 1999: exatamente 20 anos após seu primeiro e único nº 1 na parada britânica, “Heart of Glass“.

+ Veja também: Vamos falar de coisa boa #107

O grupo visitou e tocou em todo o mundo durante os anos seguintes, e foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 2006. A banda já vendeu 50 milhões de discos em todo o mundo e ainda está ativa. O nono álbum de estúdio, “Panic of Girls”, foi lançado em 2011 e seu décimo, “Ghost of Download”, foi lançado em 2014.

blondie band banda 70s 80s brenda manea 2018 blog loucuras de julia 03

Blondie é, musicalmente falando, uma das melhores bandas que já ouvi na vida. A voz da Debbie Harry é maravilhosa e é impossível não amar suas músicas. ❤

blondie band banda 70s 80s brenda manea 2018 blog loucuras de julia 04

Algumas curiosidades sobre a banda e suas músicas:

  • Os integrantes eram muito amigos dos Ramones, tanto que faziam as aberturas de seus shows.
  • Clem Burke (baterista) foi chamado para substituir Richie Ramone após ter saído da banda, mas como não se adaptou muito bem ao estilo punk, não durou muito tempo na banda.
  • Existem duas músicas no jogo “Grand Theft Auto: Vice City”, na rádio Wave 103: Atomic e Heart of Glass; também aparece em “Driver: Parallel Lines” na qual na primeira era do jogo toca “One Way or Another” e esta também está presente no jogo “Guitar Hero World Tour”.
  • A música “One Way or Another” está também na trilha sonora dos filme “No pique de Nova York” e “Meninas Malvadas”, e ainda aparece na sexta temporada da série “Sobrenatural”, no episódio 17, e no filme “Show Bar” (‘Coyote Ugly’).
  • E é claro que este clássico não poderia faltar em um episódio de The Simpsons.
  • Já a música “Heart of Glass” está na trilha sonora do filme “Os donos da noite”.
  • Madonna se inspirou em Debbie Harry quando estava procurando por uma gravadora, em seu começo de carreira (1980-1981).
  • Em 1982, quando estavam em tour para promover seu álbum Rio, Duran Duran abriu a turnê da banda.
  •  A música “Call Me” aparece no filme “American Gigolo” (1980) e no filme “A Noiva de Chucky” (1998).

blondie band banda 70s 80s brenda manea 2018 blog loucuras de julia 05

Como vocês viram, as músicas da Blondie estão presentes em vários filmes e séries, devido ao seu grande sucesso. E agora, farei o meu top 5 de músicas favoritas!

A primeira, sem sombra de dúvidas, é  “Heart of Glass”. Conheci essa música por um cd dos anos 80 que meus pais tinham em casa, e após, procurei conhecer mais e mais músicas, me viciando. Haha

Essa música foi a 50ª música mais tocada nas rádios brasileiras em 1979 e a revista Rolling Stone a classificou com a 255ª posição em sua lista das 500 maiores canções de todos os tempos. Apreciem sem moderação!

“In between, what I find is pleasing and I’m feeling fine
love is so confusing there’s no peace of mind
If I fear I’m losing you
It’s just no good, you teasing like you do”

A segunda, é “One Way Or Another”. Essa música tem uma pegada mais rock, muito boa de se ouvir. E a voz da Debbie está mais poderosa do que nunca. Hahaha

“And if the lights are all out
I’ll follow your bus downtown
See who’s hanging out”

A terceira é “Island Of Lost Souls”. Essa não tem um motivo especial para gostar, mas acho legal a diferença de musicalidade, uma coisa menos rock do que estamos acostumados a ouvir quando se trata de Blondie…

E o clipe é meio louco, mas legal. Hahaha

A quarta música é “Maria”. Foi o hit número 1 na Inglaterra, e fez sucesso até no Brasil, tocando exaustivamente nas rádios tupinquins. Nem preciso dizer o motivo pelo qual essa música é fantástica né? Hahaha

Apreciem:

“She moves like she don’t care
Smooth as silk, cool as air
Ooh, it makes you wanna cry”

E a última, porém não menos importante é “Sunday Girl”. Número 1 nas paradas do Reino Unido, esta música contém um trecho em francês que acabou ajudando na divulgação do single na França – até por isso, uma versão da canção completamente em francês foi gravada. É muito pop até mesmo para o Blondie, mas é uma música incrível.

Vou deixar a versão em inglês com a frase em francês e a versão francesa. Uma melhor do que a outra, diga-se de passagem. Haha

“I know a girl from a lonely street
Cold as ice cream, but still as sweet
Dry your eyes, Sunday girl”

Tem um documentário, chamado  “Blondie One Way or Another” (BBC, 2006), que conta mais sobre a história da banda. Eu nunca assisti, mas pretendo, pois parece ser bem interessante. Para quem quiser saber mais sobre, clique aqui.

E para finalizar, espero que vocês tenham gostado desse primeiro post do ano. Aproveitem e escutem Blondie durante o ano todo. Hahaha

Um grande beijo e até a próxima!

selo-brenda-moura


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fontes: Wikipedia (Blondie; Heart of Glass)

6 comentários em “Blondie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s