Brenda Moura · Cultura · Livros · Vídeos

Um Gato de Rua Chamado Bob (2013)

Olá gente, tudo bem com vocês?

Hoje, falarei de um livro que terminei essa semana e que ganhou meu coração: Um Gato de Rua Chamado Bob – A História da Amizade Entre Um Homem e Seu Gato!

Um Gato de rua chamado Bob.indd

É uma tarde de outono em Covent Garden, Londres. Trabalhadores correm para o almoço, turistas brotam de todos os lados e clientes entram e saem das lojas. No meio de tudo isso está um gato. Usando um vistoso lenço Union Jack em volta do pescoço e cercado por uma multidão de 30 espectadores de boca aberta, Bob, o gatinho cor de laranja, sorri — é, sorri — timidamente.

Próximo a ele, está seu dono James Bowen, com seu violão surrado, cantando músicas do Oasis. Então, ele para de tocar e se abaixa para Bob: “Vamos, Bob, cumprimente!”, diz. Bob mexe os bigodes, levanta uma pata e a estende para James. A multidão assobia.

Não é todo dia que se vê um gato sentado, calmamente, no centro de Londres, aparentemente sem se abalar com o barulho das sirenes, os carros passando e todo aquele movimento – mas Bob não é um gato comum…

um gato de rua chamado bob livro filme brenda manea 2017 blog loucuras de julia 02

Gente, esse livro é MUITO lindo e tocante, por ser uma história baseada em fatos reais. Eu fiquei extremamente impressionada com a inteligência do Bob e mais ainda, em como os animais tem o poder de transformar totalmente nossa vida, assim como vemos no livro.

E o mais legal é que como é o James que nos conta exatamente como tudo aconteceu, nós vemos toda a realidade que foi relatada: suas dificuldades em abandonar completamente o vício das drogas, o quanto ele sofre por ser um cantor de rua, pois a maioria das pessoas não o leva a sério e quanto preconceito ele sofreu.

O Bob chegou na vida dele e mudou tudo da noite para o dia, e a amizade que eles criam é belíssima, me levando a acreditar que eles foram destinados a se encontrar.

um gato de rua chamado bob livro filme brenda manea 2017 blog loucuras de julia 04

O Bob também não tinha uma vida muito fácil antes de conhecê-lo. Estava sozinho pelas ruas, extremamente machucado e magro. Então, quando James o encontrou pela primeira vez, ele começou a se perguntar o que havia acontecido com aquele pobre gato, se ele tinha alguém ou se estava nas ruas, como ele próprio estivera tempos atrás, entre outras dúvidas que surgiam. Até eu comecei a me perguntar sobre o passado do Bob, sério. Haha

Uma coisa muito legal foi que o James tirou o nome do Bob da série “Twin Peaks”, do David Lynch. Isso já me fez amar o Bob, sem nem ter visto ele. Hahaha

um gato de rua chamado bob livro filme brenda manea 2017 blog loucuras de julia 03

No livro, o James conta que toda vez que levava Bob consigo, ele atraia várias pessoas. Todos amavam o Bob, talvez seja pela tranquilidade que ele lhes passava. Ou simplesmente porque vê-lo ali deixava as pessoas felizes – assim como quase todos ficam quando veem algo fofo.

Mas várias pessoas também não gostavam do Bob, e várias vezes tentaram causar problemas a James; porém, eles continuaram seguindo em frente e enfrentando tudo e todos para continuarem juntos.

um gato de rua chamado bob livro filme brenda manea 2017 blog loucuras de julia 05

Em uma determinada parte do livro, James cita que as pessoas conheciam o Bob, mesmo sem nunca tê-lo visto e ele se perguntava como isso era possível. Então, ele descobriu que alguém havia filmado ele e Bob e colocado no YouTube. Eu fui procurar o vídeo e ele já tem mais de 2 milhões de visualizações.

Não é atoa que todos conhecem o Bob né? Hahaha

Enfim, essa história mexeu comigo pelo simples fato de mostrar como um animalzinho pode mudar a nossa vida. Nós nos sentimos responsáveis por eles, pelo seu bem estar, e sempre queremos estar com eles por perto, pois o amor que sentimos é grande demais.

Eu mesma sei disso, pois tenho meus próprios gatos e todos os dias, aprendemos algo diferente com eles e nos impressionamos com suas habilidades e modo de viver.

um gato de rua chamado bob livro filme brenda manea 2017 blog loucuras de julia 06

Além disso, a leitura é muito leve e flui super bem, o que deixa o livro ainda melhor. Como dito anteriormente, tudo é narrado pelo ponto de vista do James e ele nos passa aquela verdade em cada fato contado… Super indico essa história lindíssima e espero que se vocês lerem, vocês gostem tanto quanto eu.

Abaixo, deixo uma pequena matéria do Jornal Nacional, contando um pouco sobre essa história:

Encerro por aqui esse post, o último desse ano de 2017, e como o Natal já passou, desejo boas festas e um ótimo ano a vocês, que acompanham tanto os meus textos quanto os da Julia e do Gabriel. Saibam que escrevo cada post com um imenso carinho e muita dedicação e amor, pois tudo sobre o que eu falo aqui são coisas que eu gosto muito. E espero que ano que vem, vocês continuem acompanhando, trarei várias coisas legais nos próximos posts. Hahaha

E fiquem com essa última foto “amorzinha” do Bob. ❤

um gato de rua chamado bob livro filme brenda manea 2017 blog loucuras de julia 07

Um grande beijo e até o ano que vem, galera!

selo-brenda-moura


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fontes: Livraria da Travessa; Saraiva

 

4 comentários em “Um Gato de Rua Chamado Bob (2013)

  1. Eu amo animais em geral, mas gatos são minha paixão. Há algo de mistério neles e isso me atrai. Já ouvi e li muito que eles são espiritualizados e nos ajudam muito. Atualmente, tenho sete. Uma fêmea idêntica ao Bob… eles são minha paixão e faço tudo por eles…

    Curtido por 1 pessoa

    1. eu também, tenho 4 gatinhas em casa que amo demais, demais! E esse livro só me fez perceber como os gatos tem um sexto sentido, e que quando eles gostam de alguém, eles o seguem por onde forem…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s