Olá gente, tudo bem?
Hoje, falarei sobre um dos documentários mais chocantes que já vi: Food, Inc.
O documentário retrata a indústria alimentícia americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar nas prateleiras de mercados e em nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormônios e antibióticos nesses animais, insere variedades de grãos geneticamente modificados em nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação.
O filme também aborda o fato de que esse modo de produção contribui com os problemas de saúde pública, como diabetes e obesidade, que atinge principalmente as populações mais carentes.
Eu, como estudante de Nutrição, fiquei profundamente chocada em como a indústria nos manipula sem limites. Nós conseguimos ver no documentário que os animais, que hoje são criados apenas para fins industriais, são abatidos em tempo recorde, por conta de hormônios e antibióticos utilizados e que fazem com que eles cresçam exageradamente rápido…
Que produtos com soja geneticamente modificada conseguem resistir a pesticidas fortíssimos, aditivos químicos proibidos e cancerígenos – que não sabemos ler os nomes, para que servem e de onde vem – entre várias outras coisas que podemos identificar como recursos que a indústria usa, apenas para aumento de produtividade.
A comida fica cada vez mais distante de sua natureza e isso, somado aos impactos da saúde, como aumento da obesidade, diabetes e contaminação por E.Coli, são decorrentes dessa ‘desnaturalização’ da comida.
O que mais me chamou a atenção nesse documentário, além do que já citei acima, foi a forma como eles mostraram que nós, enquanto consumidores, podemos mudar esse quadro pressionando as indústrias e grandes cadeias de supermercados e fast foods a nos oferecerem alimentos de VERDADE.
Os orgânicos acabam sendo uma excelente opção, pois provém de agricultura familiar e seria uma ajuda imensa, tanto para nossa saúde quanto para os pequenos produtores, que vivem disso. O maior empecilho fica por conta do preço, pois como a procura é pouca, eles precisam lucrar.
Mas, se mais pessoas buscassem por esse tipo de alimento, a tendência dos preços seria despencar cada vez mais.
Uma pessoa que luta muito por essa questão dos alimentos orgânicos aqui no país, e minha musa inspiradora, é a Paola Carosella, que desde 2001, quando veio para o Brasil, buscou sempre alimentos de origem orgânica para sua cozinha.
“A gente sempre fez uma cozinha simples, que tenta levar pro prato o ingrediente brilhando no seu esplendor máximo. E o orgânico é ideal pra isso porque tem sabor melhor, além de outras vantagens.”
O ponto onde eu quero chegar falando para vocês sobre isso é que a alimentação saudável, rica em nutrientes como precisamos fica cada vez mais difícil, e não porque não temos alimentos, mas sim, porque os que tem, são envenenados pela indústria, que só pensa no seu próprio dinheiro, sem se preocupar com a saúde e bem-estar de todos.
Lógico que não podemos ficar sem comer, mas podemos começar escolhendo e pesquisando o que nos traz menos malefícios, que é o que tento fazer todos os dias. Um dia, conseguirei chegar nos orgânicos, se Deus quiser. Hahaha
Espero que vocês tenham gostado dessa dica. Assistam, porque vale muito a pena!
Um grande beijo e até a próxima semana! ❤
Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
E muito chocante uma realidade que muitos ignoramos porque precisamos de sobreviver mas so querem saber da ambição do dinheiro a sede do lucro infelizmente vivemos num mundo assim…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Então, agora algumas empresas estão tentando melhorar um pouco nesse aspectos, mas tudo pq as pessoas começaram a se informar e questionar a elas sobre isso. Esperemos que continue assim!
CurtirCurtir
assisti Food Inc. no colégio para um trabalho, eu nunca mais quero ver de tão terrivel que foi kkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
hahaha é impactante né? eu estudando Nutrição, fiquei completamente chocada, pois nos ligamos muito a comida e alimentos e ver isso nos deixa bem chocados com a realidade
CurtirCurtir