Brenda Moura · Conhecimento · Cultura · Saúde

Food, Inc. (2008)

Olá gente, tudo bem?

Hoje, falarei sobre um dos documentários mais chocantes que já vi: Food, Inc.

food inc documentário alimentos crítica indicação brenda manéa 2017 blog loucuras de julia 01

O documentário retrata a indústria alimentícia americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar nas prateleiras de mercados e em nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormônios e antibióticos nesses animais, insere variedades de grãos geneticamente modificados em nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação.

O filme também aborda o fato de que esse modo de produção contribui com os problemas de saúde pública, como diabetes e obesidade, que atinge principalmente as populações mais carentes.

food inc documentário alimentos crítica indicação brenda manéa 2017 blog loucuras de julia 02

Eu, como estudante de Nutrição, fiquei profundamente chocada em como a indústria nos manipula sem limites. Nós conseguimos ver no documentário que os animais, que hoje são criados apenas para fins industriais, são abatidos em tempo recorde, por conta de hormônios e antibióticos utilizados e que fazem com que eles cresçam exageradamente rápido…

Que produtos com soja geneticamente modificada conseguem resistir a pesticidas fortíssimos, aditivos químicos proibidos e cancerígenos – que não sabemos ler os nomes, para que servem e de onde vem – entre várias outras coisas que podemos identificar como recursos que a indústria usa, apenas para aumento de produtividade.

food inc documentário alimentos crítica indicação brenda manéa 2017 blog loucuras de julia 03

A comida fica cada vez mais distante de sua natureza e isso, somado aos impactos da saúde, como aumento da obesidade, diabetes e contaminação por E.Coli, são decorrentes dessa ‘desnaturalização’ da comida.

food inc documentário alimentos crítica indicação brenda manéa 2017 blog loucuras de julia 04

O que mais me chamou a atenção nesse documentário, além do que já citei acima, foi a forma como eles mostraram que nós, enquanto consumidores, podemos mudar esse quadro pressionando as indústrias e grandes cadeias de supermercados e fast foods a nos oferecerem alimentos de VERDADE.

Os orgânicos acabam sendo uma excelente opção, pois provém de agricultura familiar e seria uma ajuda imensa, tanto para nossa saúde quanto para os pequenos produtores, que vivem disso. O maior empecilho fica por conta do preço, pois como a procura é pouca, eles precisam lucrar.

Mas, se mais pessoas buscassem por esse tipo de alimento, a tendência dos preços seria despencar cada vez mais.

food inc documentário alimentos crítica indicação brenda manéa 2017 blog loucuras de julia 05

Uma pessoa que luta muito por essa questão dos alimentos orgânicos aqui no país, e minha musa inspiradora, é a Paola Carosella, que desde 2001, quando veio para o Brasil, buscou sempre alimentos de origem orgânica para sua cozinha.

“A gente sempre fez uma cozinha simples, que tenta levar pro prato o ingrediente brilhando no seu esplendor máximo. E o orgânico é ideal pra isso porque tem sabor melhor, além de outras vantagens.”

food inc documentário alimentos crítica indicação brenda manéa 2017 blog loucuras de julia 06 paola carosella

O ponto onde eu quero chegar falando para vocês sobre isso é que a alimentação saudável, rica em nutrientes como precisamos fica cada vez mais difícil, e não porque não temos alimentos, mas sim, porque os que tem, são envenenados pela indústria, que só pensa no seu próprio dinheiro, sem se preocupar com a saúde e bem-estar de todos.

Lógico que não podemos ficar sem comer, mas podemos começar escolhendo e pesquisando o que nos traz menos malefícios, que é o que tento fazer todos os dias. Um dia, conseguirei chegar nos orgânicos, se Deus quiser. Hahaha

food inc documentário alimentos crítica indicação brenda manéa 2017 blog loucuras de julia 07

Espero que vocês tenham gostado dessa dica. Assistam, porque vale muito a pena!

Um grande beijo e até a próxima semana!

selo-brenda-moura


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fontes: Wikipedia; Estadão

 

 

4 comentários em “Food, Inc. (2008)

    1. Então, agora algumas empresas estão tentando melhorar um pouco nesse aspectos, mas tudo pq as pessoas começaram a se informar e questionar a elas sobre isso. Esperemos que continue assim!

      Curtir

    1. hahaha é impactante né? eu estudando Nutrição, fiquei completamente chocada, pois nos ligamos muito a comida e alimentos e ver isso nos deixa bem chocados com a realidade

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s