Conhecimento · Cultura · Gabriel Moura · Vídeos

Charles Manson (1934 – 2017)

Olá, tudo bem?

Morreu, no dia 19 de novembro, Charles Manson. Você já ouviu falar dele?

helter skelter livro book chales manson morte indicação gabriel moura 2017 blog loucuras de julia 01

Filho de uma prostituta e de um alcoólatra, Charles Manson nasceu em 12 de novembro de 1934 em Cincinnati, Ohio. Teve uma infância terrível, convivendo com abusos psicológicos, agressões físicas, pais alcoólatras e drogados e a rejeição da sociedade. Passou quase toda a infância e adolescência em reformatórios juvenis sofrendo com agressões físicas. Com 19 anos, Manson tentou levar uma vida social comum, se casou e teve um filho. Trabalhando em serviços insalubres e ganhando pouco, Manson iniciou sua vida no crime roubando carros e lojas, se tornou cafetão e usava drogas para estuprar mulheres.

Em 1966 ele fundou uma comunidade alternativa em um rancho próxima a Los Angeles, chamado Spahn Ranch. Lá achava que iniciaria um novo estilo de vida, baseado em leituras ocultistas do satanismo e do xamanismo. Esses textos causavam em Manson uma impressão de grandeza e controle do universo por se sentir conectado ao cosmos. Baseado em uso excessivo de LSD, o grupo se auto identificou como a “Família Manson”.

Os seguidores da seita idolatravam o líder e acreditavam que ele era a reencarnação de Cristo.

helter skelter livro book chales manson morte indicação gabriel moura 2017 blog loucuras de julia 02

Manson tinha uma visão megalomaníaca de si mesmo, compondo canções no estilo dos Beatles acreditando que poderia ser maior do que a famosa banda. Ele também falava de budismo e meditação, aspectos que o transformaram em uma espécie de guru hippie. Em sua cruzada espiritual, conheceu gangues de motociclistas, como Hells Angels, bandas famosas como os Beach Boys, e alistou uma grande quantidade de pessoas – a maioria mulheres – para participar de sua seita alternativa distorcida.

Em um de seus devaneios, ele acreditava que os Beatles eram na verdade os quatro cavaleiros do apocalipse que vieram ao mundo para anunciar o apocalipse terreno através de suas músicas. Além disso, Manson acreditava que a música “Helter Skelter”, do White Album, foi escrita para ele, o que comprovava a sua teoria de que haveria uma guerra entre brancos e negros, onde os primeiros venceriam sob a sua liderança.

Por esse tempo, sua comunidade crescia vertiginosamente e o líder pensou em expandir suas ideias para todo o mundo. E o primeiro passo seria a gravação de um disco. Porém, mesmo conhecendo pessoas influentes no meio musical, Manson só conseguiu gravar compactos.

helter skelter livro book chales manson morte indicação gabriel moura 2017 blog loucuras de julia 03

Em 1969, indignado com uma gravadora, o líder recrutou sua família para assassinar um dos membros dessa gravadora, contudo o empresário não morava mais no apartamento e a nova moradora foi assassinada em seu lugar. A mulher era a então esposa do diretor Roman Polanski, a atriz Sharon Tate, grávida de 8 meses, que dava uma festa para seus amigos no apartamento. Os membros da “Família Manson” invadiram o local e promoveram uma verdadeira chacina. Mal o sangue das vítimas esfriou e ele já arquitetou outro crime, aleatoriamente escolheu outra residência e mandou que seus seguidores praticassem os assassinatos.

Dias depois, ele e seus seguidores foram presos em uma batida policial no rancho onde moravam. Manson confessou a autoria intelectual dos crimes e foi condenado a morte em 1971, mas sua pena se tornou perpétua posteriormente. Faleceu aos 83 anos em um hospital da Califórnia, no último dia 19 de novembro.

Seu gênio sanguinário influenciou diversos segmentos da cultura: filmes, documentários, músicas, artistas, desenhos, etc. Deixo, abaixo, três importantes trabalhos feitos sobre a vida de Charles Manson…

O livro: Helter Skelter

helter skelter livro book chales manson morte indicação gabriel moura 2017 blog loucuras de julia 04

O filme (02h16m):

O documentário (44m):

Até a próxima!

selo-gabriel-mouraConheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro

.


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


 

5 comentários em “Charles Manson (1934 – 2017)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s