Recentemente, a chocante notícia de que trabalhadores sem salário (ou escravos?) estariam pedindo ajuda por meio de etiquetas em roupas de uma loja da Zara na Turquia causou alvoroço nas redes sociais… E não é para menos.
É extremamente importante a disseminação desse tipo de informação, assim como o entendimento de que este caso não é único no mundo e que ainda representa toda a complexidade da cadeia produtiva da indústria da moda e suas diversas falhas/defeitos.
+ Veja também: A poluição devastadora do fast fashion
Produções como o documentário The True Cost ajudaram e alertaram diversas pessoas, e estas passaram a se questionar sobre suas escolhas de consumo (até Sarah Jessica Parker fez uma declaração), principalmente relacionado ao fast fashion e ao trabalho escravo.
Agora, um novo filme chamado Riverblue promete colocar ainda mais em pauta estes assuntos. Na obra de David McIlvride e Roger Williams, os diretores – com ajuda de diversos ativistas – expõem as consequências ambientais e sociais da fabricação do jeans, uma das peças mais queridas e populares do nosso guarda-roupa.
Os produtores viajaram para Índia, Bangladesh, China, Zâmbia e Indonésia a fim de expor a destruição de inúmeros rios ao redor do mundo, bem como a degradação da saúde de muitas pessoas que vivem próximas a esses rios. O nome “Riverblue” não é por acaso, pois mostra o efeito azul que a água ganha graças a indústria do jeans, além do consumo exacerbado desse recurso natural na criação das peças.
+ Veja também: #PqNão comprar roupas livres de trabalho escravo?
Países como Itália e Espanha já estão aplicando algumas mudanças e também são apontadas como possíveis soluções do problema, porém o filme enfatiza bastante que a mudança de hábitos de consumo da população é essencial para pressionar e mudar essa cadeia.
O documentário será lançado oficialmente, em parceria com o Fashion Revolution, no dia 19 de novembro e depois disponibilizado via iTunes. Primeiramente, ele foi apresentado durante a edição deste ano da WEAR Conference, um evento que reúne em Toronto diversas iniciativas internacionais que buscam soluções para os problemas levantados.
Confira o trailer e sinta um pouco da gravidade destes problemas:
O que você pensa dessa triste realidade? Já pensou em mudar seu consumo de roupas?
Comente, vou adorar saber a sua opinião! ♥
.
Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
Fonte: Elle Brasil
Super
CurtirCurtido por 1 pessoa
Nossa que judiação dos rios e das pessoas trabalhando assim!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pode crer… Uma triste realidade
CurtirCurtir
Já assisti os dois e super recomendo.cada vez mais a moda está se tornando transparente,assim como na economia,na política,existe esse lado podre vindo à tona.Super Utilidade Pública.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pode crer! Ainda não assisti o Riverblue mas vou tratar de assistir logo, rs
Nem tudo são mar de rosas… Devemos sempre nos atentar a esses problemas
CurtirCurtir
Verdade!Assisti logo, é bom!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada 🙂 rs
CurtirCurtir