Brenda Moura · Cinema · Filmes · indicação

O Sol é para todos (1962)

Olá gente, tudo bem com vocês?

Hoje falarei sobre um filme baseado na história de um livro, que estou lendo agora e amando demais: O Sol é para todos”! (“To Kill a Mockingbird” título original)

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 01

Jean Louise Finch recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Maycomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época, Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch, um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 02

Como já deu para ter uma ideia acima, a história é narrada por Jean Louise, também conhecida como Scout. Por esse motivo, a ótica que temos sobre as coisas que acontecem no decorrer do livro e do filme é com a inocência de uma criança, que mesmo com a pouca idade, tem seus pontos de vista, sua esperteza e sua força.

Ela mora com seu pai Atticus, um respeitado cidadão do condado de Maycomb e competente advogado, além do irmão mais velho, Jem. Sua mãe morreu quando ela era mais nova, e por isso, ela e seu irmão são criados pelo pai e por Calpúrnia, empregada da família desde que ela se conhece por gente. Nos três anos que se seguem, os Finch e a cidade de Maycomb passam por diversas situações que os marcaram.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 03

Atticus é encarregado de defender Tom Robinson, um homem negro que é acusado de estuprar uma jovem branca, Mayella Ewell. Atticus então, que sempre foi considerado um exemplo de homem e pai, começa a ser visto com maus olhos, simplesmente por querer ajudar uma pessoa que ele tem a plena certeza de ser inocente.

Tanto o livro quanto o filme podem levantar muitas questões em relação a como as pessoas lidavam com racismo e questões dos povos negros. Dentre eles, a própria Scout.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 04

Quando vai para escola, diferente de seus colegas, Scout já sabe ler, e isso a prejudica, pois sua professora insiste em dizer que seu pai a ensinou errado. Isso por que, na época, os métodos de ensino eram diferentes, e isso incluía que as crianças deveriam aprender a ler aos poucos.

Scout se revolta e por conta disso, começa a encher tudo e todos de perguntas, pois ela tem problemas em entender como as coisas funcionam e isso, na maioria das vezes, a deixa decepcionada com si mesma e com as pessoas.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 05

Ela também tem que lidar com o fato de que todos falam mal de seu pai, por ele defender Tom Robinson. E como por ter uma admiração intensa pelo pai, ela toma para si as dores dele, exatamente por não entender como as coisas funcionam. Scout se frustra ainda mais por não poder defender o pai, por não ter idade suficiente para dialogar com as pessoas mais velhas.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 06

Uma coisa que é bem presente, mais no livro do que no filme, é que Scout passa a perceber, aos poucos, que por ela ser uma menina, ela não tem liberdade e são exigidas coisas dela. Ela não gosta de usar vestidos, mas precisa, pois é menina. Não pode nadar no rio com o irmão e seu amigo, pois desde quando uma menina pode ficar nua na frente de meninos? Nunca!

Na adaptação para o cinema, a história perdeu a tia Alexandra, irmã de Atticus, que vai para Maycomb tomar conta de Scout e Jem, pois considera os dois “rebeldes”. Com a presença de tia Alexandra no livro, nós vemos com mais clareza a relação que Scout tem com o que é considerado feminino.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 07

O livro “O Sol é para todos” é divido em duas partes, uma que mostra um pouco sobre como Scout, o pai, o irmão e a empregada vivem na pacata cidade, seus dramas e sua vida como um todo. E a segunda parte, entra mais na questão do pai defendendo o homem negro e em como a sociedade muda em relação a eles.

No filme, tudo fica bem mesclado, mas em ambos, podemos ver as presentes discussões sobre racismo, preconceitos históricos e direitos humanos.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 08

Tanto o livro quanto o filme te prendem do início ao fim. E quanto aos personagens, percebi que todos foram muito bem retratados, cada um com seus pensamentos e seu próprio perfil, em uma época arcada por um preconceito cruel e injusto.

É impossível não se apegar a Scout, pois ela é uma personagem muito verdadeira e humana, e passa essa verdade a cada frase que narra. E Atticus é o exemplo de homem justo, amável e digno.

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 09

Temos vários personagens secundários que também são de extrema importância para a história, mas não vou falar muito sobre eles, pois quero que vocês mesmos descubram, após lerem o livro e/ou assistirem ao filme. Hahaha

o sol é para todos 1962 clássico cinema filme movie livro book indicação 2017 brenda manea blog loucuras de julia 10

Essas foram as minhas impressões sobre a história incrível de “O Sol é para todos” e eu espero que vocês tenham gostado.

Um grande beijo e até a próxima semana!

selo-brenda-moura


Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia


Fonte: Filmow

 

4 comentários em “O Sol é para todos (1962)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s