Abacaxi, banana, maracujá, côco, maçã, pêra… Após qualquer fruta ser consumida, a maior parte de seus resíduos são descartadas no lixo. Mas, e se pudéssemos transformar este desperdício de lixo orgânico em novos produtos industriais? A crescente demanda pela moda sustentável está incentivando o surgimento de novas fibras têxteis e até semelhantes ao couro.
A marca Veerah investiu pesado na produção de sapatos feitos com um tecido laminado produzido com cascas de maçã, que é biodegradável e ainda substitui o couro animal e sintético.
Uma maçã por dia… Mas para os seus pés?!?
A nova linha de sapatos de luxo da Veerah são produzidos com este material sustentável, resultado de um subproduto da fabricação de suco de maçã chamado Pellemela, criado pelo engenheiro italiano Alberto Volcan. De acordo com o site Stylo Urbano, este processo envolve a extração de fibras a partir das cascas de maçã secas para criar um laminado biodegradável que reduz tal desperdício alimentar.
O resultado é um tecido semelhante ao couro verdadeiro, e ainda é respirável, durável, livre de produtos químicos e resistente aos raios UV. É muita inovação, gente!
Como uma alternativa ao uso de peles de animais em seus produtos, muitas marcas veganas estão focando e criando novos materiais feitos de resíduos de frutas e legumes, como abacaxi, uvas, cogumelos e bananas para a confecção de artigos de moda e tecnologia em geral. Startups como Orange Fiber, Piñatex , Vegea e MycoWorks são alguns exemplos de sucesso neste segmento inovador.
Hannah Michaud, fundadora da The Apple Girl considera o “couro de maçã” como um substituto para materiais derivados de combustíveis fósseis convencionais. Ela ainda utiliza a biomimética para criar um outro material também feito de resíduos da maçã, que poderia ser uma alternativa sustentável para fabricar bolsas, sapatos, jóias e também decoração.
Legal, né? Adoro essa combinação de moda e tecnologia! Isso me dá uma certa esperança na sociedade em geral, e é muito bom saber que há quem estude, crie novas alternativas para tentar reverter as situações críticas que o mundo se encontra…
Mas e você, gostou da novidade? Usaria este tecido ou não?
Comente, vou adorar saber a sua opinião! ♥
.
Acompanhe o blog também pelo Facebook: Loucuras de Julia
Fonte: Stylo Urbano
Amei muito!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu comecei a desenhar sapatos faz alguns meses, e tô em busca de produzir algumas peças, é legal saber que existe esse tipo de material! Além disso, quero também incentivar uma moda queer – ou sem gênero, de verdade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que legal a sua ideia! *-* É ousada e bem difícil, mas independente dos desafios, não desista dela não. 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Da hora né? kkkk
CurtirCurtido por 1 pessoa
É realmente reconfortante saber que há pessoas focadas nessas alternativas. Quando paro pra pensar, parece que o caminho que a sociedade tomou não tem volta, mas quem sabe…
CurtirCurtido por 1 pessoa
É mesmo… O futuro é incerto, mas isso nos dá um certo “conforto” rs
CurtirCurtir