Eco Fashion · Moda · Tecnologia · Vídeos

Conheça o Muskin: o tecido feito de cogumelos

O mundo está em constantes mudanças, e as empresas precisam se adaptar a elas. Por exemplo, a indústria da moda é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa, além de outros problemas mundiais. Por conta disso, especialistas criaram um tecido de matéria-prima totalmente natural e muito resistente, produzido a partir de cogumelos.

Chamado de Muskin (junção das palavras “mushroom” e “skin”), ou seja – uma pele de cogumelo, é um tecido muito parecido com a camurça, só que mais suave e macio, criado pela empresa italiana Grado Zero Espace.

muskin tecido couro sustentavel feito de cogumelos 2017 blog loucuras de julia 01 sustentabilidade na moda 01

De acordo com a empresa, o Muskin é extraído da parte superior dos cogumelos. Ele é processado e produzido de forma muito similar ao couro animal, que também é curtido porém de maneira 100% natural, se tornando um couro vegetal 100% biodegradável e impermeável. E a Grado Zero ainda afirma que a ausência de produtos químicos torna o material não-tóxico, ideal para fabricar peças que vão em contato direto com a pele.

E isso não é seu único diferencial… Testes em laboratórios identificaram que o tecido não promove a proliferação de bactérias e tem grande capacidade de absorver umidade e depois liberá-la. Essas características o tornam ideal para ser usado em palmilhas, carteiras, chapéus, sapatos, entre outros.

muskin tecido couro sustentavel feito de cogumelos 2017 blog loucuras de julia 01 sustentabilidade na moda 02

A marca comercializa este produto num comprimento médio de 40×20 centímetros. E, apesar do tamanho ser bem limitado, o Muskin é fabricado em quantidade suficiente para produção de pequenas peças. Ele também pode ser usado em bolsas, jaquetas e acessórios em gerais.

Confira, no abaixo vídeo, como é a sua aparência e mais alguns benefícios:

Ok, essa “novidade” não é muito recente (já tem um ano ou mais), mas não deixa de ser incrível! Isso nos mostra uma grande evolução tanto da moda quanto da tecnologia, e claro, também na sustentabilidade.

Será que este tecido chegará em produções brasileiras? Espero que sim… rs 

E você, o que achou do Muskin? Usaria ou não? 
Comente, vou adorar saber a sua opinião!

.

Fonte: Ciclo Vivo; Green Co. Brasil; GZI

4 comentários em “Conheça o Muskin: o tecido feito de cogumelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s