criticas · Cultura · Gabriel Moura · Reflexão

A Cura Gay

Olá, tudo bem?

Essa semana uma decisão judicial causou um grande problema: foi liberada a cura gay! Bom… Mas será que é isso mesmo? Ou apenas mais uma vergonha judicial brasileira?

cura gay brasil vergonha governo cultura 2017 gabriel moura blog loucuras de julia 01

A decisão do juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara do Distrito Federal, concedeu uma liminar que, na prática, torna legalmente possível que psicólogos ofereçam terapias para tratamento de distúrbios sexuais, e que ficou conhecida como “cura gay“. A decisão liminar determina mudanças na forma como o Conselho Federal de Psicologia deve interpretar a resolução 001/1999 – que traz regras sobre o atendimento de homossexuais e proíbe a oferta de tratamentos de reorientação sexual.

O juiz argumenta que essa mudança prevê que as normas em vigor não impeçam os profissionais de promoverem estudos ou atendimento profissional, de forma reservada, pertinente à reorientação sexual, garantindo a plena liberdade científica acerca da matéria, sem qualquer censura ou necessidade de licença prévia.

O juiz Waldemar alega que o impedimento imposto pela resolução fere a liberdade científica do país e seu patrimônio cultural. Além de impedir que psicólogos cliniquem ou estudem o assunto, afetando pessoas interessadas nos serviços do tipo.

cura gay brasil vergonha governo cultura 2017 gabriel moura blog loucuras de julia 02

A resolução do Conselho Federal de Psicologia traz, em seu texto, a tentativa de evitar qualquer tipo de “cura gay”, uma vez que homossexualidade não é uma doença. Afirma ainda que a psicologia deve contribuir para superar preconceitos. A resolução não proíbe pesquisas na área e não nega o acesso de homossexuais aos consultórios de psicologia. A decisão do juiz abre a possibilidade para que, aqueles que queiram, tenham garantido o direito a atendimento e tratamento, caso haja algum.

Mais vago e impreciso, impossível!

E assim se instalou a polêmica. Chamado de homofóbico, o juiz Waldemar foi muito criticado inclusive por “famosos”, que se manifestaram através de redes sociais. Há ainda aqueles que defendem a decisão e aqueles que fazem piadas de mal gosto com a situação.

cura gay brasil vergonha governo cultura 2017 gabriel moura blog loucuras de julia 03

Para além de defender ou acusar a decisão do juiz, acredito que o que está em jogo aqui é a liberdade de ser e de pensar o que você quiser. A orientação (ou opção, ou escolha) sexual diz respeito apenas a pessoa. Assim como a opinião de alguém sobre homossexualidade, que também diz respeito apenas a ela. O país vive um momento de grande transformação social que, dialeticamente, pode ser bom e ruim.

A minha impressão é que quem defende quer empurrar goela abaixo daqueles que não concordam suas opiniões. Aqueles que não concordam fazem a mesma coisa com aqueles que defendem. E pode ser sobre qualquer assunto: homossexualidade, política, time de futebol, eleição de síndico, etc. Ou você concorda com uma parte ou com a outra, sem direito a “porém”. Estamos virando uma massa de pessoas uniformes.

cura gay brasil vergonha governo cultura 2017 gabriel moura blog loucuras de julia 04

Não há diálogo, ninguém ouve ninguém. As pessoas apenas falam, falam, falam. Concordando ou não com a decisão do juiz, eu tenho direito a ter essa opinião, desde que ela não atinja alguém de forma agressiva. Como falei no post A lei ou a Justiça?juízes erram, e as vezes erram feio.

Para mim essa decisão é um erro grave, pois parece que foi tomada sem qualquer cuidado com o que está em jogo. Os filósofos Facebookianos agradecem mais uma vez…

Até a próxima!

selo-gabriel-mouraConheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro

.

Fonte: G1; El Pais

 

4 comentários em “A Cura Gay

  1. Se pensa numa cura, então considera que é uma doença. Quando já está provado cientificamente que não é doença.
    Então, eu penso que a decisão vai contra a ciência, sendo assim um retrocesso. O Brasil com essa decisão aproxima-se de países radicais religiosos.
    Agora, se há alguém neste mundo q mesmo assim acha q é doença, ela tem a liberdade de procurar o q quer q seja.
    Eu fico do lado da ciência.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acabei de ficar sabendo que uma psicóloga, que teve a sua licença caçada, foi uma das principais razões para a decisão. Ela é evangélica e já fazia a terapia da cura gay em seu consultório. Não me surpreendi com essa informação. Infelizmente o país contínua em sua caminhada rumo ao ponto onde será muito difícil voltar.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s