Brenda Moura · Feminismo · Filmes · indicação

Thelma e Louise (1991)

Olá gente, tudo bem?

Hoje, falarei de um filme antigo que eu adorei quando assisti: Thelma e Louise!

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 01 banner

Cansadas da vida monótona que levam, duas amigas, uma garçonete quarentona e uma jovem dona-de-casa, resolvem deixar tudo para trás num fim de semana. Mas no caminho se envolvem em encrencas e acabam sendo perseguidas pela polícia.

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 02

O que falar desse filme incrível e maravilhoso? Considerado um dos filmes mais feministas da história, Thelma e Louise nos transporta para uma aventura das mais doidas possíveis, mostrando o quanto a amizade importa e mais ainda: como o machismo já era presente em tempos atrás.

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 03

O que mais encanta na amizade delas é como a cumplicidade e a vontade de proteger uma a outra só cresce a cada passo que dão. Louise, como vemos ao longo da trama, é uma mulher aparentemente bem resolvida, é independente, com uma personalidade forte. Porém, em seu passado há um trauma relacionado a abuso sexual. Com isso, ao ver Thelma sendo molestada pelo homem do bar, ela não consegue se controlar e acaba atirando nele.

A morte desse homem é o que dá início a aventura das duas, numa fuga descontrolada, e também nos demonstra como Louise tem a necessidade de proteger sua amiga. Não só ela, como todas as mulheres que possam sofrer abuso.

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 04

Thelma é a típica mulher submissa. Já seu marido é o típico homem dominador e ela não tem voz. Até para sair com Louise, ela fica sem coragem de pedir ao marido, e a amiga a convence de ir, mesmo sem pedir a ele. Isso é o que move Thelma a falar com o homem no bar.

Como ela nunca tinha vivenciado algo sem o marido, ela fala com as pessoas para tentar novas amizades, mas como é ingênua, não percebe que o homem quer algo a mais com ela e acaba dando abertura demais para ele, e ele a considera uma mulher “fácil”. Por isso a molesta e a história começa aí, quando Louise, para defender a amiga, atira nele.

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 05

O que percebemos ao longo do filme, é que Thelma acaba se transformando. De submissa a dona da situação, com Louise como sua guia e mentora. Quando Thelma faz uma grande besteira, ela mesma resolve arrumar seu lado, sem ter que pedir a ajuda de Louise. Isso mostra um crescimento imenso da personagem ao longo do filme e que no fim das contas, ela era a protagonista de sua própria história.

E que ela não precisava de seu marido, nem de alguém. Apenas de sua própria liberdade, junto a sua leal amiga.

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 06

Como vemos, esse filme é um grande marco para a época, exatamente por essa temática das mulheres sendo auto-suficientes, aprendendo que elas podem sim fazer o que quiserem, serem o que quiserem, sem rótulos. Apenas viver como quiserem.

E isso ainda nos faz refletir nos dias de hoje, como a mulher ainda é coadjuvante, sempre a sombra da sociedade patriarcal. Elas mostraram que seriam diferentes, mesmo que tivessem que pagar um alto preço por isso.

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 07

E sobre a atuação dessas duas maravilhosas, as atrizes Geena Davis e Susan Sarandon, só tenho a dizer: aplausos infinitos para essas duas. Incríveis, cada uma mostrando a essência de sua personagem.

thelma and louise and filme movie 90s brenda manea 2017 blog loucuras de julia 08

Para encerrar, recomendo super que vocês assistam essa obra de arte maravilhosa do Ridley Scott. O final é tão impactante e tão inesperado, mas tão lindo, que tu só pensa: pqp, que filme mais f***! Hahaha

Espero que vocês tenham gostado!
Um grande beijo e até a próxima semana!

selo-brenda-moura

Fonte: Filmow

2 comentários em “Thelma e Louise (1991)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s