Bem Estar · Dicas · Maquiagem · Saúde

Maquiagem vencida faz mal?

Descubra a resposta para esta e outras dúvidas e veja as dicas dos especialistas!

Pode até não perceber, ou simplesmente ignoramos o fato, mas os produtos de maquiagem têm prazo de validade e o uso após o vencimento pode ser tão prejudicial à pele quanto ter a sua eficácia comprometida.

De acordo com a Vogue, além da data de validade impressa na embalagem, há outros sinais que podem indicar o fim da vida útil dos cosméticos. “A mudança de textura, de coloração e de cheiro, assim como a mudança da fase do produto, como um cremoso que muda para uma textura líquida”, explica a dermatologista Thais Guerreiro, que alerta também possíveis reações alérgicas e irritações nesses casos.

 

maquiagem vencida dicas como conservar 2017 blog loucuras de julia 02

Quer prolongar a vida útil da sua maquiagem? Evite os armários do banheiro e aposte em locais mais arejados para guardar os produtos. “Os lugares ideais são aqueles que não possuem umidade e que não entram em contato com a incidência de sol”, destaca a dermatologista.

Mas se mudar de cômodo não for possível, a dica é guardá-las em gavetas de madeira ou caixas vedadas. “São uma boa opção porque isolam a umidade”, diz a dermatologista Larissa Viana, e também indica o uso de anti-mofos dentro dos locais fechados.

maquiagem vencida dicas como conservar 2017 blog loucuras de julia 01

“A umidade causada pelos banhos e as oscilações de temperaturas do banheiro propiciam um meio de cultura favorável a bactérias e fungos, que degradam os produtos de maquiagem e prejudicam a pele. Fique atenta as suas maquiagens mesmo que no prazo de validade, caso fiquem no banheiro”, recomenda Dra. Larissa.

Além do contato próximo com a água e a umidade, outros errinhos comuns que aceleram o vencimento são retirar os produtos de suas embalagens originais e manter seus frascos abertos ou mal fechados. “Podem acabar oxidando”, alerta Dra. Thais.


Achei esta matéria muito digna de ser compartilhada, pois muitas vezes nos pegamos na teimosia de usar maquiagens vencidas pois achamos que elas estão com boa aparência ou simplesmente por não querer desperdiçar ou jogar fora algo que, querendo ou não, custa um certo valor financeiro (ou emocional).

Preciso aprender a me desfazer mais rápido dos produtinhos vencidos… rs

E você, o que achou das dicas? Também já usou maquiagem fora do prazo?
Comente, vou adorar saber a sua opinião!

.

Fonte: Vogue Brasil; Google Imagens

10 comentários em “Maquiagem vencida faz mal?

  1. Por isso só compro produtos de maquiagem de acordo com o momento/fase da vida atual. Lembro que usava e ficava apegada a um trio de sombras brilhantes (azul, cinza e branca) vencida, e toda vez meu olho ficava coçando e eu tentando descobrir o porque. Então, fui conferir a validade e estava vencida a mais de 2 anos. Parei e pensei já que nem estava saindo tanto á noite, joguei no lixo. O melhor é ter só o básico mesmo que caiba dentro do seu bolso rsrs, um kit bem pequeno e se possível na mesma paleta de sombra com cores neutras, tons quentes/frios e alguma com um brilho etc.

    🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s