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Nova campanha de Stella McCartney foi feita no lixão, saiba o motivo

A estilista inglesa Stella McCartney é conhecida como defensora da moda ética e sustentável desde o início de sua marca de luxo, tanto que 53% das suas coleções femininas são produzidas com materiais inovadores e sustentáveis, e ela não utiliza couro ou pele animal nas peças.

Agora, em uma parceria com a Parley for the Oceans e a Aquafil, Stella está utilizando fio reciclado ECONYL, feito 100% de nylon reciclado a partir de redes de pesca descartadas, em sua linha de sapatos, acessórios e casacos.

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Em sua mais recente campanha de Outono/Inverno 2017, a marca quis chamar atenção para o consumo e desperdício, retratando um aterro sanitário na costa oriental da Escócia.

Em colaboração com o artista Urs Fischer, a fotógrafa Harley Weir, a campanha é ilustrada pelas modelos Birgit Kos, Iana Godnia e Huan Zhou, e nos traz uma poderosa mensagem sobre a quantidade de resíduos produzidos mundialmente a cada dia e outras questões que acabamos deixando de lado nos últimos anos.

“A ideia foi retratar quem queremos ser e como chegamos a isso; nossas atitudes individuais e coletivas”, disse Stella ao portal WWD.

Na campanha, as modelos vestem as novas peças da coleção em um cenário sombrio, entre carros enferrujados e toneladas de resíduos de plástico espalhados no chão. O objetivo é transmitir uma mensagem de otimismo e esperança para o mundo.

Segundo a estilista: Nossos ambientes construídos artificialmente estão desconectados de outras formas de vida e do planeta, razão pela qual há tanto desperdício”.

A coleção foi desenvolvida com materiais sustentáveis, como algodão orgânico, nylon reciclado, pele falsa e viscose de origem sustentável.

UM ALERTA: De acordo com a Ellen MacArthur Foundation, a produção de plástico irá triplicar até 2050. Se não forem tomadas medidas agora para lidar com os padrões de consumo atuais e a nossa maneira de produzir e descartar os produtos, teremos mais plástico nos oceanos do que peixes!

“Nosso planeta tem um problema de resíduos e consumo excessivo, causando estragos ao nosso meio ambiente. Produtos projetados para uso único e descartáveis, principalmente de plástico, estão terminando nos aterros, com quase 300 milhões de toneladas de plástico produzidas a cada ano. É vital agir agora.”, disse Stella em um comunicado.

Todas essas informações chegam a ser chocantes, né? Sinto que o ensaio fotográfico atingiu o objetivo de chocar e fazer refletir… Fico feliz por existir muitos estilistas e marcas que se preocupam com o meio ambiente e não apenas em vender e faturar muito dinheiro. É interessante não só que as marcas pensem nisso, mas também os consumidores repensarem o seu consumo.

Uma coisa que veio crescendo ultimamente, principalmente após a crise financeira no país, foram os brechós… A moda sendo reaproveitada e o consumidor comprando peças “novas”, de qualidade, a preços mais baixos.

Devemos refletir um pouco sobre o consumo e o lixo que produzimos, não só em questão de roupas, mas no GERAL. Tenho fé no mundo em que um dia vamos conseguir mudar essa realidade! 🙂

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E você, o que achou dessa iniciativa da estilista? Também acredita que um dia podemos (e devemos) mudar o mundo?

Comente, vou adorar saber a sua opinião!

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Fontes: Stylo Urbano; IstoÉ, Stella McCartney 

2 comentários em “Nova campanha de Stella McCartney foi feita no lixão, saiba o motivo

  1. Achei a iniciativa muito legal! Acho que quanto mais a gente arranjar alternativas diferentes pra reutilizar e preservar as roupas, melhor né! Brechós, roupas que dão pra usar de vários jeitos, são o start pra um mundo mais consciente. 🙂

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    1. Com certeza! Meu tcc foi uma coleção de roupas versáteis… Uma peça de transforma em outra totalmente diferente, com outra função! Me orgulho muito desse trabalho e quero, um dia, levar ele a diante 😍

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