Olá, tudo bem?
Você já ouviu falar em Tour de France?
O Tour de France é uma competição ciclística por etapas disputada anualmente no mês de julho. O percurso é de 3.200 Km. Enquanto a rota muda de edição para edição, o formato da prova permanece o mesmo, com provas de contrarrelógio, a passagem através das cadeias de montanhas dos Pireneus e dos Alpes e a finalização na Avenida de Champs-Élysées, em Paris, que representam uma volta na França.
Todas as etapas são cronometradas, e após o término de cada etapa o tempo de cada ciclista é somado aos tempos das etapas anteriores. O ciclista com o menor tempo total é o vencedor da corrida e ganha a cobiçada maillot jaune, ou camisa amarela. Embora a classificação geral atraia mais atenção, há outras classificações: a classificação por pontos para os sprinters, a classificação de montanha para os escaladores, a classificação de ciclista jovem (idade inferior a 26 anos) e a classificação por equipes.
É uma prova extremamente tradicional que requer muita preparação e condicionamento físico dos atletas. Uma foto divulgada esta semana chamou atenção para o sacrifício que os atletas precisam passar. A foto é das pernas do ciclista polonês Pawel Poljanski, que tinha pedalado 2.829 km em apenas 18 dias, pouco após completar a 16ª etapa. Ele publicou a foto em sua conta no Instagram:
Além das veias inchadas, as pernas estão marcadas por queimaduras de sol. Parece uma imagem chocante, mas segundo o comentarista e ex-ciclista britânico Rob Hayles, o aspecto as pernas do polonês não é tão anormal assim. Hayles explica que, para esses atletas, a relação entre força e peso é crucial em uma competição marcada por provas de velocidade e resistência, com grandes aclives.
Assistir ao Tour de France vale a pena não só pela competição em si, que é bem legal, mas também pelas paisagens exuberantes do sul da França.
Para os mais apaixonados pelo ciclismo e pela prova, a organização disponibiliza no site do evento diversas informações, além de galeria de fotos e vídeos, classificação e detalhes sobre cada lugar onde o tour passa. Além de disponibilizar um aplicativo para que você possa acompanhar tudo pelo seu smartphone. A competição termina hoje, (23/07), mas ainda dá tempo de curtir um pouco dessa competição fantástica.
Uma dica para você que gosta de pedalar: a organização do Tour de France está com inscrições abertas para o L’Étape Brasil: uma corrida ciclística, nos mesmos moldes, para atletas amadores e profissionais, que acontecerá em Cunha-SP no dia 24 de setembro. Entre no site do evento para mais informações.
Até a próxima!
Conheça também meu blog pessoal: Resumo de Livro
.
Acompanho todos os anos, mas este ano não deu por estar de férias no Brasil.
É uma competição muito acompanhada na Europa.
Infelizmente, vítima de dopping e de atitudes não amigáveis como a deste ano do Sagan.
Dois anos atrás o Chris Fromme esteve logo a seguir ao Tour de France numa competição na cidade que vivo, Sint-Niklaas. E o meu filho mais velho conseguiu seu autógrafo num cartaz em homenagem ao mesmo.
https://omiaudoleao.wordpress.com/2015/09/12/na-tour-criterium-2015/
Fromme é muito simples e gentil.
Este ano deve ir novamente, mas não vou voltar revê-lo por estar no Brasil.
A Bélgica tem grandes ciclistas, o campeão olímpico no Rio foi um belga.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Poxa, que legal *-*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Deve ser uma experiência incrível acompanhar alguma etapa do Tour. Infelizmente um caso que ficou bastante conhecido foi o do Lance Armstrong, multi campeão do Tour que confessou o uso de substâncias proibidas.
Mas a competição continua com seu charme
Acompanho pela TV e fico maravilhado com tudo.
Seu filho deve ter ficado muito orgulhoso.
Abraço.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu nunca fui ver pessoalmente uma etapa. O vencedor do tour e mais algumas estrelas todos anos vão em seguida a um torneio cuja uma das etapas é na cidade q moro.
O site q indiquei é deste torneio. Com a presença do Fromme.
CurtirCurtido por 1 pessoa