Bem Estar · Dicas · Estudos · Life Style · Rotina · Saúde

8 ideias para começar bem o dia, todos os dias!

Todos nós sempre tomamos cuidado para não cometermos os erros que prejudicam o sono… E mesmo assim as manhãs não têm sido muito legais? Se ao sair da cama e começar o dia muitas vezes parece um sacrifício, está na hora de adotar alguns hábitos diários para elevar a energia e ter um dia muito mais alegre e produtivo.

É importante trabalhar o próprio ritmo para ter um dia melhor. Dar um tempo para si para o cérebro entender que, mesmo que a rotina seja corrida, a agitação é do lado de fora, não do seu interior, afirma Bethânia Loureiro, terapeuta corporal e ocupacional.

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia

A relação entre a primeira hora acordada e o resto do dia é muito importante para profissionais como Bethânia e também pesquisadores de algumas das universidades mais conceituadas do mundo.

O site M de Mulher uniu as dicas da especialista com resultados de estudos acadêmicos para ajudar a melhorar os ânimos e começar o dia muito bem! Confira:

1. Acorde cedo

Couple in bed

Coloque o despertador para tocar pelo menos 50 minutos antes do horário em que você precisará sair para trabalhar / estudar / começar as atividades do seu dia. Neles, você poderá fazer tudo o que é sugerido nos próximos itens e ainda sobrará um tempinho.

De acordo com um estudo da clínica de psicologia da Victoria University, na Austrália, o cérebro leva mais ou menos 30 minutos para estar a pleno vapor depois que o corpo desperta. Então, se você acordar em cima da hora, tenderá a desenvolver suas primeiras atividades do dia com muito mais dificuldade.

2. Ouça seu coração – literalmente

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia 03

Antes de sair da cama, fique uns dez minutos deitada prestando atenção ao seu corpo. Inspire e expire profundamente algumas vezes, espreguice-se e visualize todas as partes do seu corpo, dos pés à cabeça. No final, reserve uns minutinhos para ouvir as batidas do seu coração, orienta Bethânia. O ritmo do seu organismo será o ritmo do seu dia.

3. Tome um banho rapidinho

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia 04“Uma orelha, uma orelha, outra orelha, outra orelha. Lava, lava, lava…” rs

Estamos falando de no máximo 5 minutinhos debaixo do chuveiro, só para dar aquela despertada mesmo. Pesquisadores da Escola de Medicina da Virginia Commonwealth University, nos EUA, descobriram que esses banhos curtos estimulam a produção de noradrenalina, um neurotransmissor associado à luta contra o estresse e contra a depressão.

4. Conecte-se com a natureza

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia 05

Se você tiver a sorte de ter uma vista verdejante na janela de casa, maravilha: contemple-a por alguns minutos, observe as árvores, ouça o som dos pássaros. “A conexão com a natureza faz com que percebamos muito sobre nós mesmos. Afinal, somos parte dela”, defende Bethânia.

Para quem estiver em um ambiente mais urbano e concretado, a dica da terapeuta é ter pelo menos uma plantinha em casa e cuidar dela por alguns minutos pela manhã. “Se possível, coloque a mão na terra, para sentir essa energia”, sugere. 

5. Visualize as cores azul e verde

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia 06

Pode ser olhando para objetos dessas cores ou as imaginando. “O verde é ligado à cura e o azul, à tranquilidade”, explica a terapeuta Bethânia. Elas ajudarão a ter um dia mais suave.

6. Tenha uma trilha sonora matinal

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia 07

“A música é capaz de ajustar nosso ânimo para o melhor possível”, diz Bethânia. Ela recomenda que o som que lhe dá prazer seja colocado no ambiente da casa ou nos fones de ouvido enquanto você prepara e come o café da manhã. Tanto faz se você é uma pessoa do rock, do pop, do pagode ou da música clássica: o foco aqui é se sentir mais feliz.

7. Prefira o café da manhã tradicional brasileiro

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia 08

Nada de pular o café da manhã ou engolir qualquer coisa correndo só para se convencer de que não saiu de casa de barriga vazia. A primeira refeição do dia é importante. E, segundo o curso Felicidade, da Universidade de Harvard (sim, a Harvard ministrou um curso dedicado à felicidade), o cardápio escolhido para esse momento é crucial.

Contrariando o hábito norte-americano de encher o prato com bacon e ovo frito logo pela manhã, os professores de Harvard concluíram que o melhor breakfast é bem parecido com o brasileiro: café e algum tipo de pão. O café é um estimulante cerebral e o pão possui os carboidratos necessários para nos dar energia.

8. Dê uma voltinha no quarteirão

acordando cedo preguiça 8 dicas para acordar bem 2017 blog loucuras de julia 09.jpg

Para finalizar essa preparação, coloque a roupa escolhida para o dia e dê uma voltinha descompromissada pela rua. Olhe o que existe pelo caminho, cumprimente conhecidos, ande prestando atenção à respiração e volte para casa. É hora de enfrentar o dia, agora com muito mais disposição!


Adorei as dicas! Preciso incluí-las na minha rotina UR-GEN-TE! rs 

E você, o que achou? Vai mudar seus hábitos? 
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!

.

Fonte: M de Mulher

Anúncios

6 comentários em “8 ideias para começar bem o dia, todos os dias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s