Brenda Moura · Cultura · Filmes · Livros · Resenhas

Psicose

Olá gente, tudo bem? Hoje, falarei sobre o livro que deu origem a um dos filmes mais famosos de Alfred Hitchcock: Psicose!

psicose 01

Falando sobre o livro, Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Depois de trocas de carro e alguns disfarces, ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. O que Marion não sabe, é que ali, ela viverá os piores momentos de sua vida.

O livro foi escrito por Robert Bloch, que se inspirou na história do assassino de Wisconsin, Ed Gein. Foi relançado no Brasil em 2013, pela DarkSide Books, é um clássico que deve estar nas estantes dos melhores leitores. (Eu já tenho o meu, que meu querido namorado me deu de presente, inclusive com esse lindo “não perturbe” para colocar na porta ❤ hahaha).

psicose 02

Para quem gosta de livros de suspense/terror, esse livro é sensacional. Ele nos mostra mais a fundo a personalidade de Norman Bates, e entendemos (ou quase) o que se passava pela cabeça dele. Na época que li, eu já havia assistido ao filme e pensei: já sei o final, então nem vai ser muito interessante. Mas foi muito melhor do que eu esperava. O livro aborda mais aspectos do Norman e de sua vida e, claro, nos mostra mais detalhes da história contada no filme por Hitchcock.

psicose 03

Uma curiosidade envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psicose por 11 mil dólares e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, conseguisse manter a surpresa do final da obra. Quando ele mostrou o roteiro para os estúdios, ninguém comprou a ideia, por ser extravagante e excêntrica demais. Mas Hitchcock foi atrás do sonho e o resultado foi que o filme custou 800 mil dólares, mas faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.

Apesar do romance de Bloch ser um coadjuvante, ao comparar com a adaptação de Psicose para o cinema, considerando que o filme de Hitchcock foi intenso e incrível, quem tiver a curiosidade em ler a edição impressa, vai descobrir que a escrita do autor prende tanto, que não queremos mais largar o livro, até terminar de ler.

psicose 04

Não entrarei tanto em detalhes aqui sobre as coisas que o livro tem a mais, se não, estragarei a surpresa para quem pretende ler e ainda não assistiu ao filme (meio difícil né gente, acho que todo mundo já assistiu Psicose alguma vez. Hahaha). E para quem assistiu ao filme, mas ainda não teve a oportunidade de ler o livro, eu sugiro que façam a leitura, pois é tão surpreendente quanto o filme. E o final te deixa sem folego, exatamente como no filme (ou até mais).

psicose 05

Para quem não sabe, existe uma série chamada Bates Motel, que é um “prólogo contemporâneo” para o filme Psicose que como eu disse acima, foi baseado no livro do Robert Bloch. A série é muito interessante, e assim que eu colocar os episódios em dia, pretendo fazer um post só sobre ela. Mas para quem quiser assistir e observar ainda mais a loucura de Norman Bates, fica aí a dica. Hehe

psicose 06

Essa foi a minha indicação de hoje. Espero que vocês gostem e se já leram, comentem aqui o que acharam do livro.

Um grande beijo e até a próxima semana!

selo-brenda-moura

Fontes: Blah Cultural; Livraria Cultura; Wikipedia

15 comentários em “Psicose

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s