Ambiente · Bem Estar · Conhecimento · Dicas · hypeness · Ideias · Rotina

10 dicas para superar o medo de falar em público

Não sei vocês, mas eu sempre sofri na escola ou na faculdade em apresentar um trabalho para a turma, sempre foi difícil. E, como no meu caso, continuar com ele na fase adulta é muito ruim pois isso atrapalha questões pessoais e profissionais.

2-medo de falar em publico dicas para melhorar 2017 blo loucuras de julia

Mas, então, como resolver isso? Especialistas do Forbes Coaches Council dão 10 dicas, publicadas pelo Penser, que podem te ajudar a vencer o medo. (Não garanto que funcionam, pois é difícil mudar… Mas não custa tentar, né?) Confira:

via Hypeness


1. Pratique in loco

Não basta apenas praticar o que você irá falar, a dica é praticar também ONDE você irá falar. Com isso, quando chegar a hora de encarar o público, ao menos você estará mais familiarizado com o local.

2. O corpo é a mensagem

Tente concentrar-se na sua expressão corporal. Segundo os especialistas, ao se colocar em uma postura relaxada, automaticamente o seu corpo melhora nesse aspecto. Com a confiança é a mesma coisa.

3. Chegue cedo

Além de ganhar tempo para se acalmar antes de começar a interagir com o público, chegar alguns minutos antes de sua apresentação permitirá que você observe quem estará ouvindo você e poderá fornecer boas ideias para conquistar os seus ouvintes.

4. Converse sobre a apresentação

Manter segredo sobre o conteúdo da sua apresentação pode até aumentar a expectativa do público, mas certamente também aumentará a sua ansiedade. Experimente conversar sobre o assunto com outras pessoas antes de se apresentar. Dessa forma, você se sentirá mais confortável quando chegar o momento de falar em público.

5. Pense positivo

Preocupar-se demais com os aspectos negativos pode aumentar a ansiedade quanto à palestra. Imprevistos podem sim acontecer e pode ser até que nem todo mundo se interesse pelo que você vá falar. Mesmo assim, pensar positivo só tornará as coisas mais fáceis.

6. Experimente exercícios de improviso

A maioria dos grupos de teatro oferece aulas com exercícios de improviso. Na verdade, este tipo de exercício é muito bom mesmo para quem não pensa em atuar, pois ajuda as pessoas a se soltar e sentirem-se confortáveis inclusive em situações de stress.

7. Crie sua imagem pública ideal

Todo mundo consegue pensar no que é um “palestrante ideal”. Se você se esforçar um pouco, pode começar a imitar os trejeitos de como gostaria que fosse sua pessoa pública. Embora isso possa soar artificial a princípio, com o tempo você acabará adquirindo a mesma habilidade que imitava inicialmente.

8. Descubra a causa do seu medo

Quando você entender onde mora o problema e conseguir visualizá-lo, se tornará muito mais fácil transpor essa dificuldade.

9. Descubra os grupos de “Toastmasters”

A Toastmasters é uma organização interacional que visa ajudar as pessoas a melhorar suas habilidades de comunicação. No Brasil, há grupos em Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e São José dos Campos. Saiba mais aqui.

10. Divida sua apresentação com outra pessoa

Dividir a responsabilidade ajudará você a se sentir mais seguro ao falar em público. Além disso, vocês podem trocar dicas sobre como melhorar a apresentação e ajudar-se mutuamente durante a fala.

medo de falar em publico dicas para melhorar 2017 blo loucuras de julia

Massa, né? Acredito que as dicas funcionem para a timidez e/ou medo, mas é preciso treinar muito, estudar bastante a apresentação e treinar a oratória e a dicção (no meu caso, também tenho esses probleminhas – de leve, mas me atrapalham bastante).

E você, o que achou das dicas? Sofre do mesmo mal?
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!

.

Fonte: Hypeness

Anúncios

10 comentários em “10 dicas para superar o medo de falar em público

  1. Acho que todos nós passamos por isso, Júlia, MEDO, nunca gostei de falar em público, fosse na escola, faculdade, e hoje quando vou a igreja, e passei muito por isto tendo que ir lá na frente e falado para os colegas, até como professor que nunca fui e a pedido de um professor, mas me saí bem, na hora ou vai ou racha. Risos.
    Ainda sigo com os meus receios. Uma coisa são as dicas, boas dicas essas, e o acontecer, e comigo não acontece. Atualmente o meu grande problema é pegar a minha câmera, sair e fazer a foto, mas travei, nos tempos atuais, eu travei, basta ter alguém por perto e não sai foto nenhuma, de coisa nenhuma. Então eu nem saio mais com ela, e não entendo estes medos, o porquê deles, enquanto isto perco momentos por medos que posso dizer não existem, sem nexo. Sei o que devo fazer, pegar a câmera e ir aonde eu quiser, descer e fazer a foto, com público ou não, mas não acontece.
    Gosto de tirar fotos da natureza, lugares, mas ficam só na vontade, porque não venci esse medo pra lá de estranho, não achas?
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Entendo… Todo mundo tem muito medo de algo, mas a única coisa que podemos fazer é tentar superar esse medo – por mais forte que ele seja. Eu morro de medo de aranha, e onde eu moro tem muito mato, árvore… E as aranhas que aparecem aqui de vez em quando são enormes. Já cheguei até a travar… Mas aí eu respiro fundo, dou meia volta, pego um veneno em spray e jogo nela (se eu estiver sozinha). Chega uma hora que a gente se acostuma com a situação… E sobre o medo de falar em público, ainda está comigo, mas bem mais fraco do que quando eu entrei na faculdade, por exemplo. Basta mudar o pensamento e tentar… Não sei se tudo isso que eu falei vai te ajudar, mas tente enfrentar seus medos. É o meu único conselho, rs. Obrigada pelo comentário 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s