Não sei vocês, mas eu sempre sofri na escola ou na faculdade em apresentar um trabalho para a turma, sempre foi difícil. E, como no meu caso, continuar com ele na fase adulta é muito ruim pois isso atrapalha questões pessoais e profissionais.
Mas, então, como resolver isso? Especialistas do Forbes Coaches Council dão 10 dicas, publicadas pelo Penser, que podem te ajudar a vencer o medo. (Não garanto que funcionam, pois é difícil mudar… Mas não custa tentar, né?) Confira:
1. Pratique in loco
Não basta apenas praticar o que você irá falar, a dica é praticar também ONDE você irá falar. Com isso, quando chegar a hora de encarar o público, ao menos você estará mais familiarizado com o local.
2. O corpo é a mensagem
Tente concentrar-se na sua expressão corporal. Segundo os especialistas, ao se colocar em uma postura relaxada, automaticamente o seu corpo melhora nesse aspecto. Com a confiança é a mesma coisa.
3. Chegue cedo
Além de ganhar tempo para se acalmar antes de começar a interagir com o público, chegar alguns minutos antes de sua apresentação permitirá que você observe quem estará ouvindo você e poderá fornecer boas ideias para conquistar os seus ouvintes.
4. Converse sobre a apresentação
Manter segredo sobre o conteúdo da sua apresentação pode até aumentar a expectativa do público, mas certamente também aumentará a sua ansiedade. Experimente conversar sobre o assunto com outras pessoas antes de se apresentar. Dessa forma, você se sentirá mais confortável quando chegar o momento de falar em público.
5. Pense positivo
Preocupar-se demais com os aspectos negativos pode aumentar a ansiedade quanto à palestra. Imprevistos podem sim acontecer e pode ser até que nem todo mundo se interesse pelo que você vá falar. Mesmo assim, pensar positivo só tornará as coisas mais fáceis.
6. Experimente exercícios de improviso
A maioria dos grupos de teatro oferece aulas com exercícios de improviso. Na verdade, este tipo de exercício é muito bom mesmo para quem não pensa em atuar, pois ajuda as pessoas a se soltar e sentirem-se confortáveis inclusive em situações de stress.
7. Crie sua imagem pública ideal
Todo mundo consegue pensar no que é um “palestrante ideal”. Se você se esforçar um pouco, pode começar a imitar os trejeitos de como gostaria que fosse sua pessoa pública. Embora isso possa soar artificial a princípio, com o tempo você acabará adquirindo a mesma habilidade que imitava inicialmente.
8. Descubra a causa do seu medo
Quando você entender onde mora o problema e conseguir visualizá-lo, se tornará muito mais fácil transpor essa dificuldade.
9. Descubra os grupos de “Toastmasters”
A Toastmasters é uma organização interacional que visa ajudar as pessoas a melhorar suas habilidades de comunicação. No Brasil, há grupos em Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e São José dos Campos. Saiba mais aqui.
10. Divida sua apresentação com outra pessoa
Dividir a responsabilidade ajudará você a se sentir mais seguro ao falar em público. Além disso, vocês podem trocar dicas sobre como melhorar a apresentação e ajudar-se mutuamente durante a fala.
Massa, né? Acredito que as dicas funcionem para a timidez e/ou medo, mas é preciso treinar muito, estudar bastante a apresentação e treinar a oratória e a dicção (no meu caso, também tenho esses probleminhas – de leve, mas me atrapalham bastante).
E você, o que achou das dicas? Sofre do mesmo mal?
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião! ♥
.
Fonte: Hypeness
Muito bom conteúdo, parabéns pelo post.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho que todos nós passamos por isso, Júlia, MEDO, nunca gostei de falar em público, fosse na escola, faculdade, e hoje quando vou a igreja, e passei muito por isto tendo que ir lá na frente e falado para os colegas, até como professor que nunca fui e a pedido de um professor, mas me saí bem, na hora ou vai ou racha. Risos.
Ainda sigo com os meus receios. Uma coisa são as dicas, boas dicas essas, e o acontecer, e comigo não acontece. Atualmente o meu grande problema é pegar a minha câmera, sair e fazer a foto, mas travei, nos tempos atuais, eu travei, basta ter alguém por perto e não sai foto nenhuma, de coisa nenhuma. Então eu nem saio mais com ela, e não entendo estes medos, o porquê deles, enquanto isto perco momentos por medos que posso dizer não existem, sem nexo. Sei o que devo fazer, pegar a câmera e ir aonde eu quiser, descer e fazer a foto, com público ou não, mas não acontece.
Gosto de tirar fotos da natureza, lugares, mas ficam só na vontade, porque não venci esse medo pra lá de estranho, não achas?
Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Entendo… Todo mundo tem muito medo de algo, mas a única coisa que podemos fazer é tentar superar esse medo – por mais forte que ele seja. Eu morro de medo de aranha, e onde eu moro tem muito mato, árvore… E as aranhas que aparecem aqui de vez em quando são enormes. Já cheguei até a travar… Mas aí eu respiro fundo, dou meia volta, pego um veneno em spray e jogo nela (se eu estiver sozinha). Chega uma hora que a gente se acostuma com a situação… E sobre o medo de falar em público, ainda está comigo, mas bem mais fraco do que quando eu entrei na faculdade, por exemplo. Basta mudar o pensamento e tentar… Não sei se tudo isso que eu falei vai te ajudar, mas tente enfrentar seus medos. É o meu único conselho, rs. Obrigada pelo comentário 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu não tenho medo de falar em público, mas já tive bastante. Uma coisa que me ajudou foi a igreja. Comecei nela e depois foi vida profissional e hoje é bem natural. Parabéns pelo post!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Entendo… Que legal! 😀
Eu ainda tenho bastante medo de falar em público, além de ser ansiosa demais… rs Atrapalha bastante isso, preciso melhorar 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
As poucos vc vai se soltando!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tomara, rs! Chega uma hora que a gente se acostuma né… 😛 kkk
Valeu pela força!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim acostuma, rsrs. É isso aí garota, bjs!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
♥
CurtirCurtir