Atualidades · Bem Estar · Cultura · Gabriel Moura · mundo

Os 5 países mais amigáveis do mundo

Olá, tudo bem?

Vira e mexe me deparo com listas sobre os melhores países disso ou daquilo, mas essa lista em especial me chamou atenção pelo seguinte questionamento: o que é um país amigável?

Dos mujeres abrazándose y sonriendo en Uganda

A rede mundial InterNations avaliou as respostas de 14.000 imigrantes de 191 países. As perguntas giravam em torno de questões sobre a facilidade para se instalar em uma nação e  para conseguir criar laços de amizade com habitantes locais. E a lista me surpreendeu, não tanto em aspectos geográficos, mas pela falta de países que eu considerava “amigáveis”. Sem mais delongas, vamos aos escolhidos:

Filipinas

Una escena de mar y montaña en Filipinas

A população de estrangeiros aumentou exponencialmente nas Filipinas porque este país asiático se tornou o local preferido de grandes multinacionais. O inglês é o idioma predominante, o que facilita a comunicação. Além de contar com ilhas paradisíacas que promovem uma ambientação mais fácil aos visitantes, os filipinos possuem uma cultura marcada por festas, o que torna mais fácil a criação de laços de amizade mais fortes.

Omã

Una escena en Omán

O que este país da península arábica, no Oriente Médio, tem que atrai e fascina tanto seus visitantes? Uma cultura tradicionalmente hospitaleira, que baseada na fé islâmica tem por princípio ajudar os mais necessitados e o próximo. O país ainda é conhecido pelo estilo de vida ao ar livre, e também por atividades aventureiras com bom clima e áreas para acampamentos.

Colômbia

Un calle colonial de Colombia

A escolha de um país Sul Americano não surpreende. A hospitalidade está no sangue do “latino”. Mas a Colômbia tem algo a mais: devido às poucas pessoas estrangeiras que vivem no país, estas são tratadas como turistas por toda a população. Além disso a Colômbia consegue equilibrar lindíssimas praias, florestas encantadoras, cidades bem desenvolvidas e área rural predominante.

Costa Rica

Unos surfistas en una playa de Costa Rica

Este pequeno país da América Central trata muito bem seus imigrantes, tanto que 79% dos entrevistados diz que se sente em casa com a hospitalidade e carinho dos Costarriquenhos. Suas praias e o estilo de vidas dos habitantes locais é outro atrativo para imigrantes.

Uganda

Una calle en Kampala

Sim, a Uganda é um país amigável. E obteve 56% no quesito hospitalidade geral (para se ter uma ideia, a média mundial é 26%). Um país com tantos problemas estruturais, onde cortes de luz acontecem diariamente e a falta de condições mínimas de higiene são um problema, o aparecimento desse país mostra o que é necessário para se sentir em casa ou para fazer de um estranho um amigo: o ser humano. Culturalmente os Ugandenses tratam seus visitantes como elementos da família. Não há distinção entre condição social diferente, pisou em Uganda virou da família.

Tudo bem que o universo da pesquisa é pequeno (apenas 14.000 pessoas), mas não ver nenhum país europeu realmente me surpreendeu. Talvez os habitantes dos países mostrados na pesquisa pensem que seu país é “igual coração de mãe: sempre cabe mais um”.

Gostou? Então deixe seu comentário.

Até a próxima!

selo-gabriel-moura

Fonte: BBC

5 comentários em “Os 5 países mais amigáveis do mundo

    1. Pois é, também fiquei com algumas ressalvas. Mas não tem quais são as perguntas feitas. E outra coisa que eu acho importante: nesse tempo de grandes imigrações por conta de guerras, um grande número de refugiados têm entrado em alguns países que simplesmente não os querem lá. Talvez esse sentimento esteja em algumas respostas. De qualquer forma, a minha opinião é de que alguns outros países estão faltando. Obrigado pelo comentário.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s