Cultura · Curiosidade · Gabriel Moura · Inovação · mundo

ESTÔNIA: A meca tecnológica da Europa

Resultado de imagem para tallinn

Como um pequeno país, que há pouco tempo não passava de um satélite soviético, se tornou um exemplo de república do futuro?

Após sua independência em 1991, e especialmente com seu ingresso na União Européia em 2004, a adoção de políticas revolucionárias voltadas para o desenvolvimento tecnológico mudaram o panorama da Estônia, a ponto de hoje o país ser conhecido como o “Vale do Silício Europeu”. Não sem razão, uma vez que lá existem mais empresas emergentes per capita do que no homônimo californiano. Uma das consequências dessa explosão tecnológica é que o pais já conta com mais de 600 serviços on-line. O modelo de governo da Estônia é tão pioneiro que é conhecido como “e-Estônia, ou Estônia Eletrônica.

Skype
O Skype é um dos serviços que nasceu na Estônia

Como isso funciona na prática?

Para começar a Estônia foi o primeiro país europeu a permitir votações pela internet para algumas eleições gerais, também disponibiliza matrículas escolares on-line, além da gestão de históricos médicos de todos os seus cidadãos. Os estonianos aliás possuem outras facilidades: têm wi-fi pública em todo o território e contam com uma banda-larga que está entre as mais velozes do mundo. A distância tecnológica para nossa Terra Brasilis é enorme. Por exemplo, para registrar uma empresa o estoniano leva apenas 18 minutos; para declarar o Imposto de Renda apenas 5 minutos. Tudo sem sair do sofá!

Alguns outros serviços on-line disponíveis:

Residência Eletrônica – permite que todos abram negócios digitais com mais facilidade.

DreamApply – serve para a admissão de estudantes estrangeiros e otimização de processos em instituições educacionais.

Gabinete digital (e-Cabinet) – para coordenar o processo de tomada de decisções

Tribunais e sistema legal (e-court e e-law) – para apresentação de demandas e publicação de projetos de lei.

Sistema policial (e-Police) – para melhorar a comunicação, coordenação e efetividade da polícia.

Sistema Sanitário (Eletronic Health Record) – histórico médico digitalizado para todos.

pareja con tableta y carritos de bebé

Mas nem tudo são flores. Estudos recentes mostraram que apenas metade das pessoas acima de 65 anos usam a internet, e que o custo para a população através de impostos causa certa exclusão digital. De qualquer forma, a ideia por trás dessas inovações é fantástica: melhorar a qualidade de vida da população através de inovações tecnológicas.

Outra diferença gritante para o Brasil (e esta é a que eu acho mais acentuada) é a confiabilidade da população: os estonianos têm controle total sobre seus dados e precisam autorizar qualquer consulta a eles; os cidadãos sabem que estão expondo seus dados, mas confiam no governo para preservá-los. E num cenário de tanta desconfiança com nossos governantes, é fácil saber porque esse avanço não daria certo neste lado da linha do Equador.

Mas se você se interessou aí vai uma boa notícia: através do e-Residence cidadãos estrangeiros podem se converter em “residentes eletrônicos”. O e-Residence não elimina a necessidade de visto caso queira visitar o país fisicamente, nem dá o direito de votar, mas libera uma identificação digital que torna mais fácil abrir contas em bancos, registrar uma empresa ou firmar digitalmente qualquer documento. Tudo pela internet!

Ah, e ainda tem as belezas naturais da Estônia que são de tirar o fôlego.

estonia_d

E aí, partiu Estônia???

Um forte abraço. Até a próxima!

selo-gabriel-moura

Fonte: BBC

Anúncios

Um comentário em “ESTÔNIA: A meca tecnológica da Europa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s