Olá, tudo bem? Hoje falarei um pouco do filme A Bailarina, em cartaz nos cinemas.
Lançamento: Janeiro de 2017
Duração: 1h 30min
Direção: Eric Summer, Eric Warin
Elenco: Mel Maia, Elle Fanning, Dane DeHaan
Gênero: Animação
Nacionalidades: França, Canadá
O filme conta a história de Félicie, uma órfã que vive junto com outras crianças em um orfanato em uma cidade vizinha de Paris. Félicie só tem um sonho: se tornar uma bailarina. Juntamente com seu amigo Victor, um menino louco por invenções, ela consegue fugir do orfanato e parte em busca de seu sonho.
A história se passa em Paris, por volta do final da década de 1880, pois a Torre Eiffel ainda está pela metade (ficou pronta em 1888) e a Estátua da Liberdade já está pronta (sua construção foi finalizada em 1884). É também o cenário da Belle Époque, um período marcado por profundas transformações culturais, principalmente nas cidades, e Paris é mostrada por esse ângulo.
Sem as altas definições das grandes produções de Hollywood, o filme retrata a plasticidade desse movimento artístico.
Entre idas e vindas, Félicie consegue participar da seleção do Quebra Nozes na Ópera de Paris. E vai, uma a uma, eliminando as suas concorrentes mesmo sem nunca ter dançado profissionalmente. A história soa meio clichê, e seu desenvolvimento reforça isso. Mas não deixa de ser divertida e cheia de aventuras e reviravoltas.
Uma questão maior que aparece no filme é uma pergunta simples que é feita recorrentemente à Félicie: “Quem é você?”. Interessante o que a menina responde e o que representa a dança para ela. O sonho, ou desejo, e a força que serve para ultrapassar barreiras que parecem intransponíveis. A história de Félicie nos mostra que não importa o tamanho do obstáculo, sempre temos a capacidade de superá-lo.
Um filme para crianças, mas um filme lindo. Essa é a definição correta.
Um grande abraço a todos!
Fonte: Adoro Cinema
Muito bom!
CurtirCurtido por 2 pessoas