Conhecimento · Cultura · Estudos · Gabriel Moura · mundo

Charles Darwin

Olá, tudo bem?

Há exatos 208 anos nascia Charles Robert Darwin. Nascido em Shrewsbury, interior da Inglaterra, era o quinto de seis filhos de Susannah e Robert Darwin. Nasceu em uma família abastada, o que lhe assegurou uma educação de qualidade. Tanto que aos 16 anos Darwin iniciou o Curso de Medicina, mas logo que descobriu o que era uma operação sem anestesia desistiu de seguir a profissão de seu pai.

Resultado de imagem para charles darwin

Ele foi enviado então para a Universidade de Cambridge para fazer Bacharelado em Artes e tornar-se clérigo da Igreja Anglicana. E é lá que Darwin conheceu uma pessoa que iria mudar o rumo de sua vida: John Stevens Henslow, um naturalista dedicado à botânica. Foi Henslow que indicou Darwin para participar da viagem ao redor do mundo no navio Beagle, em 1831, que tinha como objetivo o levantamento cartográfico das costas da parte sulista da América do Sul como uma continuação do trabalho de levantamentos anteriores. O itinerário da viagem pode ser visto abaixo:

Resultado de imagem para viagem do beagle

A viagem durou 4 ano e 9 meses. Durante esse tempo Darwin colecionou fósseis e observou várias espécies de animais e vegetais, além de fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos. Sua passagem pelas Ilhas Galápagos é o traço mais conhecido. Nesse conjunto de ilhas da costa Pacífica da América do Sul Darwin observou o tentilhão: por falta de alimento os tentilhões começavam a migrar paras as ilhas vizinhas do mesmo arquipélago. Os alimentos nas outras ilhas eram outros, e vários tentilhões foram para ilhas diferentes umas das outras. Os tentilhões foram se adaptando aos alimentos das outras ilhas, mudando o formato do bico, e outras coisas em sua genética. Assim foram surgindo e se desenvolvendo vários tipos de tentilhões diferentes. Essas observações deram início ao que Darwin chamou, no futuro, de Seleção Natural, passo fundamental para a sua Teoria da Evolução. Não à toa as 14 espécies de tentilhões que ele estudou em Galápagos são chamadas “tentilhões de Darwin” em honra ao seu legado.

Resultado de imagem para charles darwin estatua museu londres
Museu de História Natural de Londres

Mesmo sendo largamente aceita hoje, em sua época Darwin encontrou muita dificuldade em expor suas ideias. Ele tentou explicar sua teoria para amigos mais próximos, mas eles demoraram a mostrar interesse e pensavam que uma seleção na natureza exige um selecionador divino. E esse era o maior inimigo das ideias de Charles Darwin: a Igreja. Ao supor uma seleção natural que teria por consequência uma evolução daquela espécie, Darwin tirava de Deus a predominância sobre a vida de tudo e de todos. Ele próprio, como um fervoroso religioso, custou a publicar o resultado de sua pesquisa. Para nossa sorte, ele a publicou no livro  que recebeu o título original de “Sobre a origem das espécies por meio de seleção natural” (On the Origin of Species by Means of Natural Selection) e que foi colocado à venda em 22 de novembro de 1859.

A teoria que Darwin formulou, de que evolução ocorreu por meio de seleção natural mudou a forma de pensar em inúmeros campos de estudo da Biologia à Antropologia. Darwin morreu em Kent, Inglaterra, em 19 de abril de 1882, teve um funeral de estado e foi enterrado na abadia de Westminster. Um post é muito pouco para falar desse grande homem que mudou a forma como o homem enxerga a natureza e a si próprio, mas o objetivo é fazer uma singela homenagem. Indico, para quem se interessar, o livro “A Origem das Espécies”, e o filme “A Criação”.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

selo-gabriel-moura

Fonte: Brasil Escola; Ciência Hoje

7 comentários em “Charles Darwin

  1. Oi, bom dia, obrigada pela amizade e por seguir meu blog.
    Estou nesse mesmo mundo que você, escritora digital.
    Tomará que possamos trocar informações e que os nossos blogs alcance as pessoas.
    Parabéns pelo seu blog!!!
    Gostei do Post, apesar de ser cristã, informação sempre é bom!
    Um abraço!!!

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s