Bem Estar · Cultura · Estilo · Inspiração · Moda · Sustentabilidade

Ela decidiu parar de comprar e usa a mesma peça de roupa durante uma semana

Sabe aquela sensação de saber que o armário está cheio de roupas e sentir que não tem nada para usar? Parece que quanto mais coisas nós temos, menos nos identificamos com elas. Porém, a Melody von Erlea, de 29 anos, encontrou aí uma maneira de lidar com o consumismo. Ela criou um desafio para si mesma: ficar um ano sem comprar e iria escolher uma peça de roupa para usar uma semana inteira, criando diferentes combinações com a mesma.

Melody mora em São Paulo e aproveitou esta iniciativa para criar o Blog Repete roupa!, onde conta sobre suas criações com muito bom humor e mostra que não é tão difícil assim adicionar uma dose de criatividade aos looks. A equipe do site Hypeness entrevistou ela para entender mais sobre este projeto. Confira:

Hypeness – Como surgiu a ideia desse desafio?
Melody – A ideia surgiu da combinação de um monte de fatores. Primeiro, perdi um dos meus empregos e meus ganhos diminuíram muito, então ia precisar cortar gastos e me reorganizar financeiramente de qualquer jeito. Segundo, quando mudei de casa no começo do ano passado me dei conta da quantidade de coisas que eu tinha, especialmente roupas e livros. Fiquei só com os livros que tenho certeza que gostaria de ler novamente, os que não li e os que têm algum significado especial. Quanto às roupas, passei o último ano limpando o armário, tirando tudo que eu guardava só porque era bonito e enfeitava o closet, ou que eu me forçava a usar mesmo sem gostar tanto, enfim, doei, vendi, joguei fora muita coisa. Tinha mais de 40 saias, por exemplo, agora tenho 11. Percebi que quanto menos coisa eu tinha no guarda-roupa, mais fácil era de escolher o que vestir, de combinar peças, de “me encontrar” naquelas roupas. Daí para repetir roupa todo dia foi um passinho: com bem menos roupa no armário, ia rolar bem mais repetição, claro, então por que não assumir de vez e já repetir todo dia logo?

Hypeness – Que história é essa de não comprar nada durante o ano? Será que você aguenta?
Melody – Olha, tenho lido bastante sobre gente que aceitou esse desafio de não comprar nada – e tô falando nada mesmo, não só roupas – e todo mundo parece sair da experiência mais leve, mais feliz, mais satisfeito com as coisas que já possuem. Li sobre uma moça que ficou dois anos sem gastar absolutamente nada que fosse fora do necessário. Ela deixou de comer fora, sair pra tomar um café, vários pequenos prazeres muito além do não comprar “coisas”. Acho que nesse sentido meu desafio é simples, até. Só não vou gastar dinheiro em cacareco, em coisa que a gente só acumula em casa mas que não nos traz nada além de algo a mais pra ter. Acho que estamos muito condicionados a ter coisas, a comprar coisas novas o tempo todo, e esquecemos de utilizar de verdade as coisas que compramos. Só estou há algumas semanas nessa, mas parece estar tudo bem até agora!

Hypeness – E os looks repetidos. Como está sendo essa experiência para você?

Melody – Tá sendo uma montanha russa de emoções. É muito satisfatório ver que eu consigo usar uma mesma peça de roupa várias vezes e pensar em jeitos diferentes e incomuns de usar alguma roupa, mas tenho sentido falta daquela sensação de acordar de manhã e escolher uma roupa do zero, que combine com o que estou sentindo naquele dia específico, acho que essa é uma sensação que as mulheres que gostam de moda e de roupa vão concordar comigo que é muito gostosa. Mas a parte mais legal tá sendo minhas amigas e amigas de amigas e familiares me mandando feedback, mostrando combinações de roupa que elas estão fazendo inspiradas pelo blog. Tem amiga minha repetindo a mesma roupa e me mandando foto todo dia, tem amiga pondo minhas dicas em prática e usando saia como vestido ou vestido como saia, tem gente me contando da limpeza sendo feita no armário, em casa, na vida… Só repetindo roupa e postando num blog eu já tenho uma resposta dessa! Tô achando muito legal.

semana 2 - a saia longa estampada (1)

Hypeness – Antes de criar esse desafio, você já tinha tentado passar algum tempo sem comprar nada?
Molody – Passei os primeiros 6 meses de 2016 sem comprar roupa. Já queria ter passado o ano inteiro, mas decidi por seis meses pra ver como me sentia. Achei super tranquilo, até o frio chegar e eu perceber que não tinha calças. Então, depois dos seis meses não consegui continuar sem comprar nada, mas deu pra perceber que não é difícil, não dá crise de abstinência, não parece que o mundo vai acabar. Esse ano estou bem munida de roupas de inverno, então acho que vai ser tranquilo. Já tô pensando se vou conseguir estender pra dois anos a ideia!

Hypeness – Conta pra gente qual o segredo para “repetir roupas” todos os dias sem ficar sempre igual.
Melody – Não sei bem o segredo! Sempre fui criativa com roupas, desde a adolescência, então acho que tem um pouco da minha afetividade com essa ideia de expressar quem eu sou pelas minhas roupas e inovar no jeito de usar. Acho que talvez um dos segredos seja não aceitar uma peça de roupa apenas como ela está sendo vendida pra você. Um vestido não é apenas um vestido, ele pode ser uma blusa ou uma saia. Outro segredo é que quando você se obriga a repetir uma roupa, você passa a ter que enxergar jeitos novos de usar, senão não dá pra ir adiante. E eu sou fã desses truques baratos que naquele programa Esquadrão da Moda eles odeiam: alfinetes pra prender a roupa de jeitos diferentes podem transformar uma peça, dar nós em camisetas, saias, camisas, fazer gambiarras com a roupa, sabe? Acredito que uma vez que compramos uma peça de roupa ela é nossa e podemos fazer com ela o que quisermos, e essas gambiarras ajudam muito. Pequenos “truques” também podem dar cara nova a uma roupa: dobrar uma manga ou uma barra, fivela do cinto pro lado ou cinto com nó, colocar um broche, amarrar um lenço… Às vezes um truquezinho simples já ajuda a gente a olhar praquela peça de um jeito novo.

Hypeness – Qual foi a sua combinação de roupas preferida até agora?
Melody – Ainda estou na quarta semana, então minha amostragem não é tão grande, mas os visus que criei com uma saia longa estampadona foram os mais legais, acho, até porque rolou uma história divertida de eu meio espontaneamente decidir fazer um bate volta pra praia então já criei uma memória nova com essa saia graças ao blog. Visualmente gostei de quase todas as combinações – até agora teve só uma que eu odiei – mas o que tenho gostado é ver o conforto dessas combinações. Acho importante mostrar que às vezes a roupa é linda de olhar, mas de usar foi horrível, então pontuo também como me senti usando certas roupas, se a costura incomodou, se passei calor, essas coisas.

semana 2 - a saia longa estampada-2 (1)Veja mais em Hypeness

Legal, né? Acho que, sem querer, entrei nesse desafio… Pois já faz muito tempo que eu não compro nada! kkk (Crise está difícil, né non?)

E você, o que achou do desafio? Conseguiria aguentar?
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!

.

Fonte: HypenessBlog Repete roupa!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s