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Como conseguir parcerias

Olá galerinha, tudo bem?

Há alguns dias, eu criei um post oferecendo uma oportunidade para colaborador(a) no blog (relembre aqui), e também me propus a fazer parcerias para quem se interessasse. Achei o colaborador que estava procurando, e também MUITAS pessoas vieram me procurar para parcerias, mas infelizmente nenhuma delas deu certo. Sabe o por que?

Nenhuma estava preparada para isso… Ou elas não sabiam como funcionavam, ou não tinham ideia de seus números (visualizações, seguidores, público, estatísticas em geral, etc.) e NENHUMA me mandou seu midia kit. Por este motivo, decidi escrever este post dando dicas de como conseguir parcerias e se apresentar mais profissionalmente.

(Descobri essa necessidade pois ninguém que entrou em contato comigo sabia disso, e infelizmente todos vieram atrás de mim apenas pensando em si mesmos – no próprio umbigo. Puro egoismo, não acham?)

blogueiras

Então, vamos lá:

1. O blog não cresce da noite pro dia!

Antes de qualquer coisa, saiba que um blog não cresce da noite pro dia. Ser blogueiro não é fácil mesmo. O sucesso é resultado de muito trabalho, dedicação, amor e paciência. Criar um blog achando que em um mês ele vai estourar, sinto lhe dizer mas não é assim que funciona…

Nem com os blogs super famosos aconteceu isso. Mesmo que você invista muita grana, o resultado que você deseja demora um tempo. Pode ser poucos meses ou muitos anos, mas demora. O objetivo principal de um blog é comunicar, passar informações e divertir (principalmente quem escreve). Exemplo: não faz sentido uma pessoa ter um blog e não gostar de escrever.

2. A parceria precisa beneficiar ambas as partes

A primeira coisa que você precisa saber antes de fechar uma parceria: ambas as partes, sejam elas blogs ou empresas, precisam ganhar alguma coisa nesta troca. Parceria é uma troca, é compartilhar suas qualidades e ambas saírem ganhando. Um exemplo bem simples: se você tem um blog com 200 seguidores e quer fazer parceria com um blog que tem 2000, você não acha que vai conseguir muitos seguidores através do outro blog e não vai poder oferecer muita coisa ao blog maior? Consegue perceber a ‘injustiça’?

Mas calma, não desanime… Se você tem poucos seguidores, se esforce para conseguir mais (assim as parcerias serão mais fáceis). E, o mais importante: procure parcerias que tenham mais ou menos a quantidade de seguidores que você tem. Você precisa saber o tamanho e o valor do seu blog, ou Instagram ou canal do Youtube, e ir atrás de outros blogs ou empresas que tenham mais ou menos os mesmos valores que você.

3. Público

A segunda coisa, mas não menos importante, é correr atrás de blogs ou empresas que tenham um público parecido com o seu. Quando você tem um blog sobre um determinado assunto, você já sabe o que seu público gosta e isso é extremamente importante na hora de fechar parcerias. Os assuntos do seu blog precisam ter algo a ver com os assuntos tratados com os seus parceiros.

Outro exemplo básico: se você tem um blog que só fala sobre moda, não adianta fechar parceria com empresas que trabalham com chicletes. Há uma certa incoerência aí, você não acha?

4. Seguidores

Todo mundo sabe que para fazer sucesso no blog, Instagram ou canal do Youtube, você precisa de seguidores e engajamento. Quanto mais seguidores, maiores a suas chances de fechar parcerias e maiores as chances de mais pessoas conhecerem seu trabalho. Sei que isso parece cruel, mas é a pura verdade. Infelizmente.

Dica para conseguir mais seguidores (em qualquer rede): siga de volta os seus seguidores, fique ligado nas #hashtags relacionadas com os temas que você aborda, curta e comente. Esteja sempre presente. Seguir perfis de famosos e pages grandes ajudam também.

5. Se organize

Tanto seu blog quanto as suas redes sociais tem um layout, uma identidade própria. E esta identidade precisa ser e estar muito bem organizada. No meu blog, por exemplo, eu tenho menus, temas, posts, imagens – tudo bem separadinho e fáceis de serem encontrados. No Instagram é a mesma coisa: suas fotos precisam de qualidades boas, e seu feed precisa ser organizado. (No youtube há muitos vídeos com dicas de organizar o feed, dá uma olhada lá!)

6. Saiba o seu potencial

Número são muito importantes para se fechar parceira. Nenhuma empresa vai fechar parceria com você sem saber o tamanho do blog ou canal, quantos seguidores tem, quantas visualizações diárias e mensais, etc. As empresas querem resultados em troca desta parceria, então tanto a empresa quanto o blog ou canal precisam oferecer o que tem de melhor para que ambos saiam ganhando.

E junto disso, é extremamente importante que você monte o seu….

7. Midia Kit

Mas, afinal, o que é esse midia kit que todo mundo fala mas não explica o que é? Bom, ele serve como apresentação do seu blog. É um arquivo, normalmente apresentado em formato pdf, que você monta com informações simples e objetivas do seu blog e suas redes sociais. POR ISSO é importante saber os seus números e conhecer seu público. É através dele que a empresa vai ver se a sua parceria vai ser vantajosa para ela.

Você também pode acrescentar valores (mas não indico) de cada tipo de parceria, tamanhos de banners, posts, imagens, enfim, todos os serviços que você  pode oferecer.

8. Não force a barra!

Se você não gosta de empresas ou pessoas que te mandam muitas notificações ou e-mails, saiba que as empresas também não gostam de gente que fica insistindo em fechar parcerias. Não desistir é essencial, porém saiba a hora de parar.

Mandar um e-mail e esperar a empresa responder já é o bastante. Você pode repetir o processo de tempos em tempos (em alguns meses), já que provavelmente o seu blog estará maior do que estava quando você entrou em contato pela primeira vez.

É sério: ninguém gosta de gente que fica insistindo, enchendo de mensagens e forçando a barra… Seja no pessoal, seja no profissional. Fazer isso pode queimar o seu filme. CUIDADO!

9. Coloque tudo em prática! 

As dicas que te mandei não precisam, e nem devem, ser seguidas nesta ordem. O ideal mesmo é você ter conhecimento sobre cada detalhe e aplicá-los todos de uma vez. Mas como assim? Você não precisa fazer cada passo, terminá-lo para passar para o outro. O mais recomendado é que você pratique todos esses itens em conjunto, já que um é interligado ao outro.

Outra coisinha importante: seja ativo no blog e nas redes sociais. As empresas prestam atenção na frequência em que você posta, e redes ‘inativas’ não agradam muito a eles.

Parece super fácil e muito óbvio na teoria, mas na prática é outra coisa… Não é fácil, como já disse: é preciso dedicação, amor e paciência. Tendo tudo isso em mente, o meu conselho é que não desista na primeira dificuldade. Se você quer um blog de sucesso, precisa batalhar para isso.

parcerias-com-blogs-empresas-dicas-2017

Sinto que, talvez, eu tenha dado um banho de água fria em muitos blogueiros que me acompanham. Porém, achei necessário. O seu blog é como uma empresa, e se você não souber administrar da maneira certa, entra em falência.

Espero não ter desiludido ou chateado alguém…

Se você concorda ou não com o que eu escrevi, deixe seu comentário!
Vou adorar saber a sua opinião!

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21 comentários em “Como conseguir parcerias

  1. amei hahaha ! cheguei a ver o post com a proposta de parceria mas ñ te enviei msg porque comecei agora né e ñ entendo muita coisa disso ainda. Sou bem amadora , praticamente eu sinto vontade de falar sobre um assunto daí escrevo.Tenho que amadurecer um pouco mais na escrita.Essas dicas que vc deu são muito bacanas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nossa Julia ameiiiiiii …saber tudo isso , é muito importante todas suas informações , sou iniciante e gostaria muito de ter um blog de sucesso porque estou pegando amor por isso…pesquiso e olho para os mais ativos sempre , tento ser o mais profissional possível, suas ideias ajudam bastante ..
    Torço por cada dia de mais sucesso a todos , e saber dividir como você fez foi formidável
    Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

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