Cinema · Cultura · Gabriel Moura · mundo · Resenhas · Vídeos

Moana – Um Mar de Aventuras

Mantendo a tradição de fazer boas animações, a Disney leva às telonas este mês a aventura Moana – um mar de aventuras. A inovação dessa animação é que Moana é a primeira protagonista da Disney que originalmente é da Polinésia e, também, a primeira navegadora.

A história se passa há muito tempo no Oceano Pacífico, onde uma tribo de polinésios vivem em paz e harmonia em sua ilha. Mas essa tranquilidade é quebrada quando uma antiga profecia se torna realidade e tanto animais quanto plantas e frutas da ilha começam a morrer. Segundo a avó de Moana, para que tudo volte à florescer a escolhida pela mãe natureza deve devolver seu coração de pedra, que foi roubado há muito tempo. Moana pede ajuda a um semi-Deus chamado Maui, que possui um anzol mágico, e partem em uma aventura de tirar o fôlego.

moana-fallback_movie-disney-filme

O filme agrada tanto aos pequenos quanto aos adultos, pois a produção acertou em balancear momentos de aventura com musicais e uma lição mais profunda sobre a natureza.

E quem disse que animação não é cultura? O filme fala da cultura polinésia, e durante o filme vários traços dessa cultura são apresentados: roupas, tatuagens e danças, mas me chamou atenção uma dança maori, que Maui faz, muito tradicional até hoje, chamada Haka.

A Haka é uma demonstração feroz do orgulho, força e unidade de uma tribo. As palavras de uma Haka poeticamente descrevem ancestrais e os eventos da história da tribo. Um pouco dessa cultura de que fala o filme pode ser vista nos campos de Rugby pelo mundo afora: antes dos jogos do time da Nova Zelândia os jogadores se reúnem no gramado e entoam uma Haka. Ficou curioso? Dá uma olhada no vídeo abaixo:

O filme também trata de saber o seu lugar no mundo e tomar a decisão certa para fazer a coisa certa. Moana segue os seus sentimentos, e talvez essa seja a maior mensagem que o filme passa.

Eu vi a versão em 3D, e confesso que me senti uma criança novamente, deslumbrado com o colorido e com os sons que emanavam da tela. Recomendo o filme a todos. E se sentir vergonha de ir sozinho, arrume um irmão ou um priminho que a desculpa cola. No meu caso disse que as minhas filhas estavam doidas para assistir. 🙂 🙂

moana-movie-filme-disney-2017

Ficha técnica
Data de lançamento: 5 de janeiro de 2017
Duração: 1h 47min
Direção: John Musker, Ron Clements
Elenco: Auli’i Cravalho, Dwayne Johnson, Alan Tudyk
Gêneros: Animação, Família, Aventura

selo-gabriel-moura

Fontes: Estude NZ; Adoro Cinema

Anúncios

11 comentários em “Moana – Um Mar de Aventuras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s