Durante o verão, é muito comum ver temperaturas altíssimas e, o que parece meio contraditório mas não é, também se vê muita chuva (principalmente se você morar no estado de SP). Rápidas ou longas, fracas ou poderosas… Elas são ótimas para ajudar na nossa respiração e bem estar, mas não são tão legais assim com os nossos pés.
Você já deve ter percebido que, mesmo usando um guarda-chuva, os seus sapatos nunca estão tão protegidos quanto sua cabeça. Eles são as primeiras vítimas daqueles minutos de chuva que parecem que não vão acabar jamais!
Já que ainda não foi inventado um método poderoso para proteger seus sapatos desta terrível circunstância, o ideal é tentar recuperá-los após um dia chuvoso. Confira algumas dicas simples e preciosas (retiradas do site M de Mulher) pela especialista em comfort shoes, Patricia Guedes:
1. Longe do sol
Não coloque o calçado sob o sol para secar, pois os raios solares ressecam o couro e o tecido, podendo danificá-lo ainda mais. O ideal é deixá-lo em local arejado e seco.
2. Não use secador
Aquecer o calçado com secador de cabelo ou na secadora também danifica os materiais como couro, tecido e costuras, além de favorecer que o solado se descole.
3. Deixe palmilhas e cadarços secarem separados
Conforme o modelo, a especialista indica removê-los para que eles sequem separadamente.
4. Jornal para secar
Caso o sapato seja de couro, colocar jornal dentro para que ele absorva toda a umidade, mesmo sendo calçado aberto. A dica é trocar o papel de tempos em tempos até que o sapato seque completamente.
Depois de seco, os que são de couro liso podem precisar de um hidratante específico, encontrado em sapatarias e lojas de calçado, ou a cera de abelha, vendida em locais que têm produtos para animais. Outros tipos podem contar com um pouquinho de vaselina, deixando lá por 24 horas. Retire no dia seguinte com um pano seco.
(E a dica não vale apenas para couro… )
5. Xô, mau cheiro!
Nunca guarde os sapatos molhados ou úmidos, pois isso já evita boa parte das chances de ficar aquele cheiro esquisito. Um truque caseiro bem simples é colocar cascas de frutas cítricas para que o calçado descanse e fique bem arejado. Laranja e limão cumprem bem essa função!
6. Não esfregue
Por mais que a vontade seja grande, evite, principalmente se o sapato for de camurça. Se precisar, passe uma escova suavemente depois de seco.
7. Para remover manchas
Utilize apenas uma flanela para tirar as manchas ou, se for preciso, uma graxa incolor para lustrar. Só cuidado para não manchar (mais), dependendo da cor do calçado.
8. Evite o mofo
O motivo importante para deixar que a peça seque totalmente antes de guardar é para não criar mofo, que adora umidade e calor para aparecer. Sapatos de materiais sintéticos, couro, tecido ou camurça podem ficar com marcas, facilmente removíveis com um pano umedecido em vinagre branco. Só passe no local exato e deixe secar na sombra, naturalmente.
Achei esta matéria incrível, quase que uma utilidade pública, e por isso compartilhei aqui! Muitas vezes deixei, e ainda deixo, sapatos secarem no sol para ter certeza que eles ficarão totalmente secos… Nunca tive problema com isso, mesmo sabendo que pode sim danificar o tecido. Já outras dicas foram totalmente novas para mim.
E você, o que achou? Já fez algo errado também?
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião! ♥
.
Fonte: M de Mulher
Bueno para las oficinas, la sicología clínica y otros
negocios donde existen problemas de la gente externa,
ayudan a hacer más clara la visión y dan un entorno apacible de autoevaluación y respuestas afirmativas
y racionales acerca de las posibles soluciones.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal! Adorei as dicas, especialmente a do vinagre! Bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que gostou, obrigada *-*
CurtirCurtido por 1 pessoa