Brenda Moura · Cultura · Dicas · Livros · Resenhas

Desventuras em Série

Sinto muito dizer que o post de hoje é bastante desagradável. Se vocês buscam algo com final feliz, por favor, não leiam esse post, pois ele conta a história de treze livros das mais puras desgraças que se podem ocorrer na vida de uma pessoa, ainda mais quando essas pessoas, nada mais são do que três crianças, muito sem sorte, por sinal.

desventuras-em-serie-01

Olá gente, tudo bem? Como vocês perceberam, meu post não saiu na segunda e começou de um jeito diferente também. Isso porque hoje, falarei da minha coleção de livros favorita: Desventuras em Série!

desventuras-em-serie-02

Pelo jeito que eu comecei, vocês devem pensar: mas o que tem nesses livros para que ela goste tanto assim? Como as desgraças de três crianças podem ser uma boa leitura?

Vou explicar de uma forma bem simples: esses livros são totalmente diferentes de tudo que já lemos. Sem finais felizes, com muitos vilões e claro, nossos 3 mocinhos: Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Essas crianças sofrem os maiores infortúnios que eu já tive a oportunidade de ler.

desventuras-em-serie-03

Logo no primeiro livro, as crianças estão na praia, quando recebem uma trágica noticia e desde então, a infelicidade segue seus passos, como se eles fossem imãs que atraíssem desgraças. E a partir disso, teremos outros 12 livros, com mais e mais desgraças, na vida dos pobres Baudelaire. Não falarei muito sobre as histórias de cada livro, se não, teria que escrever 13 posts, um para cada (talvez eu faça isso, pensei agora). Hahaha

desventuras-em-serie-04

Resumindo um pouco a coleção, Desventuras em Série é uma série de treze livros escrita por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquist. A ambientação da história é anacrônica, e a série é repleta de alusões literárias e culturais. Uma adaptação para o cinema dos três primeiros livros da série foi lançada no dia 14 de dezembro de 2004 e a série será lançada pela Netflix, com estreia em 13 de janeiro de 2017.

desventuras-em-serie-05

Eu acho extremamente interessante como o autor (com seu pseudônimo), se insere na história e como ele frequentemente explica palavras e analogias de maneira muito detalhada. Ao descrever uma palavra que o leitor pode não conhecer, ele tipicamente diz “uma palavra que aqui significa…”. Às vezes, quando uma pessoa adulta está dizendo o que significa uma palavra, Klaus diz que ele e suas irmãs já sabem o que a palavra quer dizer. E mais legal ainda, é quando ele traduz o que a Sunny diz (já que sua linguagem de bebê só faz sentido para seus irmãos).

Outra coisa interessante da série de livros, é que todo volume começa de onde o outro parou. Ou seja, nunca nos perdemos na história e quando ele vai citando coisas antigas, começamos a lembrar em qual outro volume nós lemos aquilo.

desventuras-em-serie-06

Estou muito curiosa para assistir a série da Netflix e espero sinceramente que seja melhor do que o filme e mais fiel aos livros.

E para encerrar, digo que quando vocês lerem esse livro, vocês vão sentir uma raiva profunda. Raiva por tudo que acontece, por muitas vezes não conseguir ligar as peças e claro, no último livro, será a maior raiva de todas. Mas isso, vocês só vão descobrir se lerem. Hehehe

Por hoje, encerro meu triste dever de apresentar esses livros para vocês. Mas nada impede que vocês procurem outras leituras sobre coisas alegres, se é isso que vocês preferem.

desventuras-em-serie-07

Um grande beijo e até a próxima!

selo-brenda-moura

Fontes: Wikipedia;  NICKET, Lemony; Mau começo.

 

13 comentários em “Desventuras em Série

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s