Arte · Conhecimento · Cultura · Reflexão · Relacionamentos · Saúde

Artistas retrataram a depressão em obras

Não é fácil conviver com a depressão, e se torna um grande desafio para muitas pessoas, além de ser extremamente assustador. Mesmo assim, é preciso encarar de frente a doença e aprender a entendê-la é um dos primeiros passos para a recuperação. E quanto mais pessoas conseguirem compreender como é conviver com depressão, mais fácil será para ajudar os que batalham contra este distúrbio todos os dias.

Por conta disto, muitos artistas aproveitam seus talentos para retratar como é viver com esta doença. Pode até ser um pouco perturbador, mas é um assunto sobre o qual é preciso alertar: no Brasil, cerca de 10% das pessoas apresentam o distúrbio, segundo um estudo divulgado em 2011 pela revista BMC Medicine.

As imagens foram compiladas pelo site Bored Panda e são um pouco perturbadoras. Confira algumas artes: 

depre1Foto © Sebmaestro
depre6
Foto © cartsdepre9Foto © moppaadepre13Foto © JenniferHealydepre14Foto © N-Maulinadepre3Foto © EmilyClark

Veja mais em Hypeness e em Bored Panda.

 

Chocantes, né? Chega até a dar um mal estar de tão instensas… Mas creio que seja mais ou menos isso que uma pessoa depressiva sente. Lembrando de que o diagnóstico da doença não é simples, muito menos o tratamento.

E você, o que achou? O que sentiu ao ver as imagens? 
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!

.

Fonte: Hypeness

Anúncios

10 comentários em “Artistas retrataram a depressão em obras

  1. As imagens retratam sim um pouco da depressão. Eu me vi em algumas das imagens, pois no momento estou em tratamento para essa doença do século, que chega devagar e quando menos esperamos ela ataca de uma forma que tira seu chão. Amei o post. Beijinhos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Depressão virou o mal do século. E obviamente a indústria farmacêutica se aproveitou disso. Lamentável já que, de cada dez casos, oito são medicados. E o pior é que nem sempre é o melhor caminho. Nise da Silveira, mulher incrível, escreveu a respeito e usou a arte como maneira de tratamento eficaz. A mente precisa ‘ocupar seus cômodos vazios’. Adorei essa frase.
    Ah, não achei as imagens assustadoras, pelo contrario, e apenas uma representação dos nossos dilemas contemporâneos. Com tanto certo e errado por aí, como viver bem dentro de nós?
    Bacio

    Curtido por 1 pessoa

    1. Com certeza. Adorei o que você escreveu… A doença está mais presente na nossa vida do que a gente imagina. Muitas pessoas tem e não sabem, as vezes eu mesma penso que posso estar também… O jeito é olhar a vida de outra maneira, procurar ocupar a cabeça e dar valor ao que realmente importa. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s