artista · Clássico · Cultura · Inspiração · Música · Vídeos

David Bowie

Olá gente, tudo bem? Passadas as festas, estamos em janeiro e para começar bem o ano, decidi falar de um artista que eu curto pra caramba, e que a morte me deixou extremamente surpresa, em janeiro do ano passado: DAVID BOWIE!

bowie-01

David Bowie foi um cantor, compositor, ator e produtor musical inglês. Por vezes referido como “Camaleão do Rock” pela capacidade de sempre renovar sua imagem, tem sido uma importante figura na música popular há cinco décadas e é considerado um dos músicos populares mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.

bowie-02

Eu sou fã de David Bowie desde cedo, ouvia Let’s Dance nos cd’s de músicas dos anos 80, e me interessei por descobrir mais sobre sua obra. E que obra né gente? Um dos artistas mais incríveis que já tive a chance de escutar. A morte dele me pegou de surpresa, eu esperava que tivéssemos um álbum novo dele esse ano, assim como foi com Blackstar no ano passado, mas infelizmente, a vida tem dessas coisas né? 😦

Eu amo as letras das músicas, a melodia, o jeito como ele se reinventava a cada álbum e como ele foi crescendo com o passar dos anos. Queria ter tido a chance de assistir algum show dele, mas me contento com os vídeos do youtube. Hahaha

Hoje, vou falar um pouco sobre minhas 3 músicas favoritas desse grande artista, que eu tanto admiro e continuarei admirando ao longo da vida.

bowie-03

A primeira música, será Space Oddity. Em 20 de junho de 1969, David Bowie finalizou as gravações de “Space Oddity”, sexto single de sua carreira solo. A principal inspiração da música foi o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. O single foi programado para sair em julho do mesmo ano, coincidindo com o pouso do homem na lua. A jogada de marketing deu certo, levando “Space Oddity” à 5ª posição das paradas britânicas.

Essa música é sensacional e para mim, uma das melhores composições do mestre Bowie. Eu acho que ele quase se sentia o Major Tom, querendo ir para o espaço, saber como era lá. Já que aqui, ele sabia que o Planeta Terra é azul e não há nada que ele possa fazer. ❤

Uma coisa legal dessa música que eu não sabia, é que Major Tom, o personagem central da letra, voltaria a contatar o planeta em 1980, através da faixa “Ashes to Ashes”, dizendo estar feliz no espaço. O controle terrestre, no entanto, chega à conclusão q)e ele perdeu o controle e se tornou um junkie. (Se vocês quiserem ouvir, veja o vídeo clicando aqui).

A segunda música da qual falarei é “Blue Jean”. Procurei alguma coisa sobre ela, mas não encontrei… Enfim, nem eu sei por quê gosto tanto dessa música, mas ela me deixa animada, e fica na cabeça. Hahahaha

“Blue Jean-I just met me a girl named Blue Jean
Blue Jean-she got a camouflaged face and no money
Remember they always let you down when you need ‘em
Oh, Blue Jean-is heaven any sweeter than Blue Jean
She got a police bike
She got a turned up nose…”

A terceira música, é minha queridinha “Modern Love”. Certamente uma das músicas mais executadas de David Bowie, a faixa faz parte de “Let’s Dance” (1983), trabalho que marcou uma tentativa de guinada musical para o lado comercial. Está presente em um dos meus filmes favoritos (Frances Ha, do qual já falei por aqui, na cena mais linda do filme!

E essa música me deixa com vontade de sair dançando e pulando por aí. Hahaha

“(Modern Love)
Walks beside me
(Modern Love)
Walks on by
(Modern Love)
Gets me to the Church on Time
(Church on Time)…”

Essas são as minhas músicas favoritas desse grande artista. Mas lógico que existem outras músicas excelentes, como Rebel Rebel, Heroes, Dancing in the Street, Under Pressure, Ziggy Stardust… Enfim, são tantas, que nem tenho como citar aqui. Gratidão eterna a esse cara, que tanto fez pela música mundial. Obrigada Bowie, por deixar seu legado para nós.

Um grande beijo e até a próxima!! :*

selo-brenda-moura

Fontes: Wikipedia; Move That Jukebox; Último Segundo

8 comentários em “David Bowie

  1. Belo texto. Infelizmente só conheci a obra de Bowie depois de sua morte. E o pior é que sempre achei que ele não tinha música boa. Mas depois que ouvi Space Oddity, Ashes to Ashes, Starman e outras eu fiquei deslumbrado.
    Muito obrigado por colocar Space Oddity para tocar nesse início de ano.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

