Arte · Bem Estar · Clássico · Cultura · Inspiração · projeto

Quadros clássicos em 3D para deficientes visuais

Já se perguntou em como tornar as grandes pinturas clássicas acessíveis a pessoas com deficiência visual? Foi buscando a resposta para essa pergunta que foi criado o Projeto Tato, onde esculturas digitais são impressas em três dimensões para possibilitar que pessoas cegas conheçam e apreciem a arte de uma maneira inovadora.

A ideia surgiu há três anos, em uma agência de publicidade, com o objetivo de apresentar a peça em Cannes. O primeiro modelo, feito com a Mona Lisa, foi bem sucedido, mas a ideia ficou parada por um tempo, até o artista Marcelo Pasqua decidir retomar o projeto adicionando ideias.

img_8937

Agora, além do tato, outro sentido tem sido trabalhado com a parceria de Rafael Arevalo: a audição. Por meio de sensores inteligentes que detectam o movimento do visitante, são reproduzidas audiodescrições para detalhar aspectos das obras como o famoso sorriso da Mona Lisa, a história de Leonardo da Vinci ou as formas geométricas usadas por Picasso.

Um sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela IBM, será introduzido nas obras, aprimorando a experiência ao visitante e ajudando a entender as curiosidades do público.

captura-de-tela-2016-12-08-as-20-52-27

As obras são criadas como esculturas digitais, e depois materializadas através da impressora 3D. O alto custo de operação atrapalhou o crescimento do projeto em 2013, mas Marcelo acredita que a tecnologia já está mais acessível, o que reduz custos.

img_8984

O principal objetivo do Projeto Tato é reproduzir obras de pintores consagrados (através do tato), representando diferentes momentos da história da arte.

Eles já expuseram a Mona Lisa no Cubo, espaço em São Paulo dedicado a conectar empreendedores, na Virada Inclusiva e no Memorial da Inclusão, recolhendo feedbacks positivos do público, um incentivo à missão de tornar a arte mais acessível em museus do mundo todo!

img_895815391366_1882219755341295_337456348130680742_oVeja mais em Hypeness

Incrível, né? O ano está quase acabando e nada como uma inspiração como esta para nos fazer bem e nos inspirar… Espero que este projeto tenha muita repercussão! *-* 

E você, o que achou?
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião!  

.

Fonte: Hypeness

 

6 comentários em “Quadros clássicos em 3D para deficientes visuais

  1. Interessante, mas isso me fez pensar se deficientes visuais tem a oportunidade de apreciar esculturas como a Vênus de Milo, Apolo… Acredito que as originais não… Mas faria muito mais sentido um museu começar por réplicas destas…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s