A empresa química holandesa Ioniqa Technologies desenvolveu uma nova tecnologia que trabalha com materiais inteligentes e separação magnética para reciclar resíduos de plástico PET e transformá-los em matérias-primas virgens de forma mais econômica e limpa. A inovadora tecnologia Ioniqa é capaz de remover a cor do plástico e tecido de poliéster com o seu processo.
A cada ano mais de 50 milhões de toneladas de PET feito à base de petróleo (embalagensm garrafas, enchimento, vestuário, tapetes, etc) acabam indo para incineradores, aterros e oceanos. E apenas 10% são reciclados no mundo!
O PET incolor é utilizado em garrafas, copos, pratos e talheres e é totalmente reciclável, já o PET colorido, que ocupa a maior parte da produção mundial, não é. Mas isso irá mudar pois removendo a cor através de separação magnética inteligente, o PET poderá ser reciclado infinitamente de uma maneira mais econômica e com preços competitivos.
A empresa vai construir uma fábrica piloto capaz de reciclar 10.000 toneladas/ano de PET colorido, e estará funcionando na Holanda em 2017. Ela pretende vender licenças de sua tecnologia para empresas químicas do mundo todo para avançar a economia circular. E essa novidade também reflete no ramo da moda, pois 60% dos tecidos são feitos com poliéster e essa tecnologia pode solucionar o enorme problema de reciclagem desses resíduos têxteis transformando-os em novos fios.
A tecnologia da Ioniqa ganhou o Accenture Innovation Award 2016 na categoria Economia Circular em 28 de outubro deste ano em Utrecht, na Holanda. A inovação tecnológica está impulsionando a economia circular criando uma nova era do capitalismo sustentável.
Massa, né? A tecnologia sempre nos surpreendendo e tentando reparar os danos que as tecnologias antigas estragaram… Tomara que isso vire e dê muito certo no mundo todo!
E você, o que achou?
Deixe seu comentário, vou adorar saber a sua opinião! ♥
.
Fonte: Stylo Urbano