Brenda Moura · Clássico · Cultura · Música · Rock · Vídeos

Black Sabbath

Olá gente, tudo bem? Depois de ficar uns dias sem dar o ar da minha graça aqui, hoje voltei. Hehehe

E voltei para falar de uma das melhores bandas do mundo: Black Sabbath! É que vou ao show hoje em Porto Alegre, então já estou entrando no clima. Hehe

bs-01

Falando sobre a banda, o Black Sabbath é uma banda de heavy metal britânica formada pelo guitarrista e principal compositor Tony Iommi, o baixista e principal letrista Geezer Butler, o vocalista Ozzy Osbourne e o baterista Bill Ward. Desde o início, a banda passou por diversas mudanças na formação, com o guitarrista Iommi sendo o único presente em todas elas. Originalmente era uma banda de blues rock, que logo adotou o nome Black Sabbath e começou a incorporar ocultismo e histórias de terror em suas letras, além de usar guitarras com baixa afinação.

Apesar desses dois temas serem comuns, eles também compunham canções que tratavam de instabilidade social, corrupção política, os perigos do abuso de drogas e profecias apocalípticas resultantes de guerras.

bs-02

O Black Sabbath é usualmente citado como um dos pioneiros do heavy metal. O grupo ajudou a definir o gênero com lançamentos como Black Sabbath (1970), Paranoid (1970) e Master Of Reality (1971), tendo vendido mais de 70 milhões de cópias durante sua carreira. Eles foram definidos pela MTV como “a maior banda de heavy metal de todos os tempos”, e foram classificados em 2º na lista dos “100 maiores artistas de hard rock” do canal VH1. A revista Rolling Stone colocou-os na posição 85 de sua lista dos “100 maiores artistas de todos os tempos”.

bs-03

Black Sabbath é uma das minhas bandas favoritas de heavy metal. E uma das melhores, logicamente. Um dos meus álbuns favoritos é Paranoid, e é dele que tirarei algumas das minhas músicas favoritas para postar aqui hoje. A obra que se tornaria um referencial para diversas gerações de músicos foi batizada “Paranoid” em substituição ao título original, “War Pigs”, censura motivada pela possível relação com a Guerra do Vietnã. Suas oito faixas nos presenteiam com riffs incríveis de guitarra e baixo e pratos estourando para todos os lados; e, junto a isso, temos a voz inconfundível de Ozzy Osbourne, cujos vocais parecem sempre estar neste disco beirando a histeria e a paranoia. (Por que será né? Hahaha)

bs-04

A primeira música que falarei, obviamente, é Paranoid, música título do disco. Essa é uma das músicas mais famosas do Black Sabbath. Tem riffs muito bons, e o Ozzy cantando encarna a música de um jeito que temos certeza que foi feita para ele cantar. Li em um lugar que foi feita em 5 minutos, apenas para encerrar o disco. Quem diria que se tornaria o maior sucesso da banda? Pois então né. Hahaha

Deixo abaixo o vídeo, para vocês curtirem:

“Can you help me? Occupy my brain?
Oh yeah”

A próxima música é War Pigs. Essa música é muito interessante, em questão de letra, por conta da sua intensa acidez e fúria contra o sistema. Como eu disse acima, ela é censurada por ter uma possível relação com a Guerra do Vietnã. Uma das coisas mais interessantes dela, são os riffs de guitarra fantásticos do Iommi, e esse é um dos solos mais bem estruturados e mais conhecidos da banda e dá mais destaque ainda a essa obra.

“In the fields the bodies burning
As the war machine keeps turning
Death and hatred to mankind
Poisoning their brainwashed minds
Oh, Lord, yeah!”

E para encerrar, a terceira música é Iron Man. Junto com Paranoid, é uma das mais conhecidas da banda. Foi premiada com o Grammy Award de Melhor Performance de Metal, e merecidamente, diga-se de passagem. Nunca ouvi uma música com solos tão incrivelmente perfeitos quanto os dessa música. Os riffs são pesados, mas cativam ao mesmo tempo e nos fazem ficar de queixo caído, com tamanha precisão e beleza.

“Has he lost his mind?
Can he see or is he blind?
Can he walk at all
Or if he moves will he fall?”

Black Sabbath é uma das bandas mais influentes do heavy metal, não temos dúvida disso. Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e  Bill Ward são uma das melhores bandas que já pisaram nos palcos. Se essa for mesmo a turnê de despedida, fico triste, pois perderemos um grande espetáculo dessa grande banda que é o Black Sabbath. Na próxima segunda, conto para vocês como foi o show. Hahaha

Espero que tenham gostado! Um grande beijo e até próxima segunda.

selo-brenda-moura

Fontes: Wikipedia; De Volta para o Vinil

Anúncios

4 comentários em “Black Sabbath

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s