Anos 40 · Brenda Moura · Cultura · História · Livros

O Diário de Anne Frank

Olá gente, tudo bem? Hoje vou falar sobre um livro que eu gosto muito e que mexeu com minhas emoções, ao ler os relatos tão reais: O Diário de Anne Frank!

anne-frank-01

Resumindo o livro, foi escrito pela adolescente Anne Frank, que poderia ser um diário escrito por qualquer garota de 13 anos, com todas as descobertas e preocupações de uma jovem dessa idade, se ela não estivesse vivendo justamente em um dos contextos mais difíceis da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial.

anne-frank-02

No diário, Anne retrata todos os momentos vividos por ela, sua família e outros judeus, que se mantiveram escondidos no Anexo Secreto, quando a Holanda fora invadida pelos nazistas alemães. Ela nos conta detalhadamente como era dividir o lugar com os outros, as dificuldades para estudar (já que não podiam mais ir para a escola), como eles se dividiam nas tarefas diárias, como conseguiam comida, enfim… Tudo narrado de uma forma muito singela e fácil de entender.

anne-frank-03

Neste Anexo, abrigam-se a família de Anne – a adolescente, os pais e a irmã -, e a do Senhor Van Daan – ele, a esposa e o filho Peter, que se torna o melhor amigo da garota, e por quem ela se encanta cada vez mais. As famílias têm suas diferenças, mas tentam superá-las, para criar um bom ambiente de convivência. Nem sempre conseguem, já que evidentemente, viviam de modos totalmente opostos em suas devidas residências, que tiveram que ser abandonadas, por conta dos acontecimentos.

anne-frank-04

Eu acho muito interessante como Anne fala de uma forma tão bela e com palavras tão fáceis sobre ela mesma e tudo que ocorre no Anexo. Fala de seus sonhos e planos após a guerra, de sua vontade de ser escritora, dos contos que ela escreve, enfim, de tudo que ela pensava. O diário era seu melhor amigo (junto com Peter) e foi um grande apoio para ela durante o tempo em que esteve escondida. Quando o Ministro da Educação, através da rádio inglesa, faz um pedido para as pessoas guardarem os diários de guerra, Anne decide editar o seu e criar um romance chamado “O Anexo Secreto”. Ela começa a reescrever o seu diário, mas antes que consiga terminar, ela e as outras pessoas do esconderijo são presas.

anne-frank-05

O diário, após a prisão de quase todos do Anexo (exceto Otto, o pai de Anne), é resgatado por Miep Gies e Bep Voskuijl (duas pessoas que ajudaram e muito todos no Anexo). Papéis que foram deixados para trás também foram resgatados. Apesar de intensas investigações, nunca ficou claro como o esconderijo foi descoberto.

anne-frank-06

Pessoas de todos os lugares do mundo passam a conhecer a história de Anne Frank. Ao longo dos anos, Otto Frank responde a milhares de cartas de pessoas que leram o diário da sua filha. Em 1960, a Casa da Anne Frank torna-se um museu. Otto Frank permanece envolvido com a Casa Anne Frank e com campanhas pelo respeito dos Direitos Humanos até à sua morte, em 1980.

Eu vejo esse livro como um relato verdadeiro de como era difícil viver na Segunda Guerra. Não podia sair, conhecer pessoas, estudar, nem viver uma vida decente. Os horrores que os judeus sofreram nessa época, são inimagináveis até para nós, pois sabemos apenas o que lemos, mas não sentimos na pele o que eles sentiram. É muito triste perceber que uma garota com a vida toda pela frente, sonhos e planos, teve sua vida interrompida de forma tão drástica e terrível. Recomendo e muito a leitura, é muito emocionante, triste e pasmem, consegue ser até alegre em alguns momentos. Pois eles ficavam felizes com as pequenas coisas boas que aconteciam com eles, e eu ficava feliz por saber que pelo menos, alguma coisa boa eles levaram dessa vida, mesmo em meio ao desastre e ao caos.

Recomendo muito essa leitura, para todos os que apreciam boas histórias.

anne-frank-07

Espero que vocês tenham gostado e até a próxima segunda!!

selo-brenda-moura

Fontes: Anne Frank; Info Escola

Anúncios

10 comentários em “O Diário de Anne Frank

  1. Pessoas que ainda não leram: leia! Sério, é uma das histórias mais lindas que já li, e o filme também é MUITO emocionante 😢
    Adorei a resenha, estou louca pra comprar o livro que é igual ao diário original dela ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s